Pigot lidera classificação, Hinchcliffe bate e Alonso falha após tentar 5 vezes vaga na Indy 500
O primeiro dia da classificação da Indy 500 foi de tirar o fôlego. Com Spencer Pigot liderando a tabela de tempos, a briga contra a zona do Bump Day foi frenética. Fernando Alonso tentou cinco vezes, mas terá de passar pelo processo de eliminação ao lado de James Hinchcliffe, que voltou a bater em Indianápolis
A fabricante americana comandou as ações sem levar muitos sustos e, com Carpenter e Penske, só não teve um top-5 apenas para ela pelo brilho de Colton Herta, que enfiou a Harding e a Honda em quinto. Entre Power e Colton apareceram Simon Pagenaud e Josef Newgarden.
Além dos cinco, Ed Jones, Ed Carpenter, Alexander Rossi e Sébastien Bourdais conseguiram a classificação para o Fast Nine e vão brigar pela pole amanhã. Marco Andretti, Conor Daly e o brasileiro Helio Castroneves bateram na trave.
Relacionadas
Tony Kanaan e Matheus Leist se garantiram sem sustos nas 500 Milhas de Indianápolis, mas terão posições de largada apenas medianas. O baiano sai na sexta fila, em 16º, enquanto o gaúcho fecha a oitava fila, em 24º.
Fernando Alonso tentou, tentou muito, mas vai ter de passar pelo Bump Day. Após cinco investidas, o espanhol da McLaren foi superado no finalzinho por um surpreendente JR Hildebrand e acabou com o 31º tempo, o suficiente para ficar entre os seis piores, tendo de buscar uma das três vagas no grid neste domingo.
James Hinchcliffe se reencontrou com fantasmas de 2018. O canadense, pole em 2017, deu o primeiro passo para repetir o fiasco do ano passado. Hinch bateu em sua primeira tentativa e destruiu o carro. Com o reserva, não passou nem perto de se garantir nos 30. Vai ter de passar pelo Bump Day também.
Além de Alonso e Hinch, Sage Karam, Pato O'Ward, Max Chilton e Kyle Kaiser, do carro sem patrocínio, também vão para o Bump Day e brigam pelas três vagas restantes nos 33 da Indy 500. Destaque para Ben Hanley e Pippa Mann, com equipes novatas, assegurados no grid.
Saiba como foi a primeira parte da classificação para a Indy 500
A primeira parte da classificação para as 500 Milhas de Indianápolis começou pontualmente às 12h (em Brasília) em sistema simples: cada um dos 36 teria uma série de quatro voltas e, depois, enquanto o relógio permitisse, poderiam tentar melhorar seus tempos combinados por uma vaga no Fast Nine ou para fugir do Bump Day.
50 years after @MarioAndretti's Indy500?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw">#Indy500 win, @MarcoAndretti's tribute livery sits at a provisional 5th place on the starting grid. #INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/aV24DwDzp9
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 18, 2019
Depois de andar muito forte durante a semana, Marco Andretti também sofreu com sua Honda. Até fez uma primeira volta bem forte, mas foi caindo drasticamente. Brigou bastante com Rossi e Bourdais, mas acabou, na última volta, atrás de ambos. Aí veio o que podemos chamar de real primeiro preocupado com o Bump: Charlie Kimball. Com uma média lenta e uma quarta volta péssima, o americano da Carlin tomou 0s01 de Daly. Não era uma catástrofe, mas os dois deveriam tomar cuidado.
Just look at the laps @12WillPower turned at @IMS ? Follow along on @NBCSportsGold!#INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/cptZpnAMUv
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 18, 2019
Dois pilotos também ameaçados vieram na sequência. Max Chilton, na verdade, bem mais do que Jack Harvey, em teoria. O inglês da Carlin cravou voltas 0s7 melhores que as de Hanley, mas que eram, sim, bem lentas. O inglês da Meyer Shank, por outro lado, começou forte e foi despencando até fechar 0s5 na frente de Max. Ambos ainda em risco e Kimball e Daly dando uma respirada.
Yeah, @JD33Davison was fired up after his qualifying run at @IMS ?️#INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/aNfSBlic6o
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 18, 2019
"The car is loose. He's hanging on, just trying to survive at this point!." It was not a clean run for @alo_oficial and Indy?ref_src=twsrc%5Etfw">@McLarenIndy.
At 225.113, they're sitting 20th on the grid.#INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/8epgoQ2cPg
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 18, 2019
Aí veio o primeiro acidente do dia. James Hinchcliffe, revisitando fantasmas de 2016 e 2018, bateu forte na curva 2 e destruiu o carro. Ficou tudo bem com ele, mas o passaporte para o Bump Day parecia certo.
"NOTHING fazes @ColtonHerta!" The @FollowHSRacing rookie is a provisional 7th after putting up a 229.033 ?#INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/YnIabnTsVp
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 18, 2019
Antes da volta da bandeira verde para as tentativas extras, a zona do Fast Nine tinha Pigot, Power, Pagenaud, Newgarden, Jones, Carpenter, Herta, Rossi e Bourdais. A do Bump Day era composta por Hanley, O'Ward, Alonso, Karam, Kaiser e Hinch. King era quem vinha na bolha e Andretti o mais próximo de entrar no top-9.
They're no powerhouse team. But, for now, @BenHanley85 and @DragonSpeedLLC are locked in the top 30.
What a run ?#INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/PcNJ7nxecW
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 18, 2019
O primeiro a tentar foi Hildebrand, mas melhorou quase nada e ficou ali em 25º. O companheiro Karam foi na sequência e não melhorou, ou seja, seguiu na zona do Bump Day. O primeiro a conseguir mudar sensivelmente seu status foi Hanley. Depois de Andretti abortar sua volta, mas seguir em décimo por estar na fila que não arriscava a melhor volta, o inglês botou a novata DragonSpeed na bolha, superando King por 0s02.
They had to wave it off. @alo_oficial’s second run was abandoned after three laps.
Qualifying is getting intense ?#INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/ZxJsqoj3Cc
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 18, 2019
Com pouquinho mais de duas horas para o fim da atividade, Rosenqvist deixou a bolha. Mas não ficou tão seguro, não. o sueco foi para 26º, passando Hildebrand, King, Rahal e Chilton, novo piloto em risco. Chegava a vez da segunda tentativa de Alonso e o resultado foi péssimo. Uma ótima primeira volta, erro nas duas seguintes e nada de melhorar. O drama seguia.
“He cannot afford to lift.” It’s all-out on @NBCSportsGold as drivers fight for a spot in the top 30 ?#INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/b3yfZvVfqF
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 18, 2019
Still not enough for @Hinchtown. In his backup IndyCar?ref_src=twsrc%5Etfw">@SPMIndyCar, he's sitting just outside the top 30.
Watch the final hour on @NBCSN starting at 5PM ET!#INDYCAR // #ThisIsMay pic.twitter.com/hBWpjJ225J
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 18, 2019
A abertura da hora final de classificação veio com uma performance espetacular de Herta. O americano sacramentou a vaga no Fast Nine se metendo no domínio das Chevrolet, em quinto. Hinch, por outro lado, seguia sofrendo e não ficava entre os 30, nem de perto.
Já nos minutos derradeiros, quando tudo parecia definido, Hildebrand acertou uma volta daquelas. Entrou no top-20 e deixou o Bump Day bem para trás. A última esperança de Alonso era Rahal, que também arriscou tudo, mas o americano fez um consistente 17º lugar. Alonso na segunda fase da eliminação.
Indy 2019, Indy 500, Classificação, Dia 1:
1 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | 2:36.466 |
2 | W POWER | Penske Chevrolet | 2:36.467 |
3 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 2:36.621 |
4 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 2:36.692 |
5 | C HERTA | Harding Honda | 2:36.878 |
6 | E JONES | Scuderia Corsa Chevrolet | 2:36.904 |
7 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 2:36.966 |
8 | A ROSSI | Andretti Honda | 2:37.022 |
9 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | 2:37.343 |
10 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 2:37.373 |
11 | C DALY | Andretti Honda | 2:37.469 |
12 | H CASTRONEVES | Penske Chevrolet | 2:37.534 |
13 | M ERICSSON | SPM Honda | 2:37.542 |
14 | T SATO | RLL Honda | 2:37.687 |
15 | J DAVISON | Dale Coyne Honda | 2:37.706 |
16 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 2:37.812 |
17 | G RAHAL | RLL Honda | 2:37.823 |
18 | S DIXON | Ganassi Honda | 2:37.826 |
19 | O SERVIÀ | SPM Honda | 2:37.901 |
20 | C KIMBALL | Carlin Chevrolet | 2:37.954 |
21 | J HILDEBRAND | DRR Chevrolet | 2:37.958 |
22 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 2:37.980 |
23 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 2:38.082 |
24 | M LEIST | Foyt Chevrolet | 2:38.091 |
25 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 2:38.106 |
26 | J KING | RLL Honda | 2:38.240 |
27 | B HANLEY | DragonSpeed Chevrolet | 2:38.254 |
28 | Z VEACH | Andretti Honda | 2:38.352 |
29 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 2:38.383 |
30 | P MANN | Clauson-Marshall Chevrolet | 2:38.420 |
31 | F ALONSO | McLaren Chevrolet | 2:38.434 |
32 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | 2:38.621 |
33 | S KARAM | DRR Chevrolet | 2:38.625 |
34 | P O'WARD | Carlin Chevrolet | 2:38.662 |
35 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 2:39.043 |
36 | K KAISER | Juncos Chevrolet |
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo
O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante. Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível. |