Kimball surpreende em classificação totalmente dominada pela Honda e crava pole para etapa do Texas. Kanaan é 4º
Charlie Kimball vai vivendo seu grande dia na Indy. O americano, que foi segundo no TL1, bateu o companheiro de Ganassi Scott Dixon e cravou sua primeira pole na categoria. Tony Kanaan sai em quarto
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Relacionadas
Charlie Kimball conquistou sua primeira pole na Indy nesta sexta-feira (9) no Texas. Surpreendente, o americano, que faz uma de suas piores temporadas na categoria, bateu o companheiro de Ganassi Scott Dixon e, com 46s586, puxou um top-8 todo da Honda no grid de largada.
A Ganassi só não vai ter uma trinca no grid porque Alexander Rossi voltou a andar muito forte. O vencedor da Indy 500 de 2016 superou por 0s1 Tony Kanaan, que vai partir do quarto lugar.
Tristan Vautier foi a grande zebra do dia. Estreando na temporada neste final de semana, o francês botou a Dale Coyne no quinto posto, superando Max Chilton, Mikhail Aleshin e Takuma Sato, também da Honda.
O melhor piloto da Chevrolet no grid é Will Power, que vai partir da nona colocação. Helio Castroneves teve desempenho parecido com o do colega de Penske e sai na décima posição.
Confira como foi a definição do grid no Texas
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Marco Andretti foi o primeiro a ir para a pista, pontualmente às 17h15 (em Brasília). O americano andou forte e comprovou que os tempos de 2017 vão ficar bem abaixo dos de 2016. O piloto do #27 somou 47s059 em seus dois giros. Na sequência veio Ed Jones, que não parecia muito solto na pista. O britânico combinou para 47s7.
Graham Rahal foi o terceiro a ir para a pista e conseguiu superar Andretti, tendo sido o primeiro a baixar de 47s. Conor Daly veio depois e mostrou que era grande candidato a largar em último, somando 48s107.
Ryan Hunter-Reay e Josef Newgarden eram dois postulantes ao primeiro lugar no grid, mas não tiveram desempenhos tão bons assim. Hunter-Reay superou Andretti por pouco, enquanto Newgarden ficou atrás do piloto do #27.
Aí foi a vez de Takuma Sato manter o grande momento que vive. Vencedor da Indy 500 e pole da corrida 2 em Detroit, o japonês cravou 46s817 e foi voando para o primeiro lugar. Principal aposta da Chevrolet para a classificação, Ed Carpenter não fez grandes coisas e ficou em quarto dentre os oito já com tempos aferidos.
Will Power e Tony Kanaan foram os pilotos seguintes e fizeram grandes trabalhos. O australiano superou as expectativas e se colocou provisoriamente em segundo, mas logo virou terceiro com uma atuação impressionante do brasileiro, que fez uma exceente primeira volta e somou 46s701, tornando-se líder.
Na sequência, foi para pista um duo que não teve lá grande impacto no grid. James Hinchcliffe fazia o oitavo melhor tempo, enquanto Simon Pagenaud ia um pouco melhor e ficava em quinto.
Depois foi a vez do fenômeno Scott Dixon tentar a sorte. Mais uma vez, o ainda não 100% fisicamente neozelandês teve uma atuação monstruosa, combinando seus giros em 46s594, ficando muito perto da pole. Helio Castroneves veio depois e também mostrou força, colando no companheiro Power, em quinto.
. @charliekimball celebrating with No. 83 team IndyCar?src=hash">#IndyCar #Rainguard600 -PLR pic.twitter.com/kRaont4bRt
— Charlie Kimball (@racewithinsulin) June 9, 2017
JR Hildebrand, que geralmente guia muito bem em ovais, teve um desempenho opaco, sendo apenas o 13º. Logo depois, a zebraça do dia: Tristan Vautier, em sua estreia na temporada 2017, aproveitou o ótimo carro da Dale Coyne e tomou a terceira colocação de Sato.
A Honda seguia impressionando. Alexander Rossi conseguiu bater Kanaan e colou em Dixon, mas isso logo virou uma terceira posição com um desempenho assustador de Charlie Kimball. O vice-líder do TL1 mostrou que não era fogo de palha e, cravando 46s586, foi para a pole provisória.
Mikhail Aleshin até teve um desempenho bom, mas nada que pudesse assustar os primeiros colocados. O russo se posicionou em sexto, enquanto Gabby Chaves, com a novata Harding, não passou de 19º.
Max Chilton acabou levemente destoando dos companheiros de Ganassi. O britânico ficou no sexto lugar e encerrou a atividade. Tudo isso porque Carlos Muñoz, com problemas mecânicos, não foi para a pista.
Indy, GP do Texas, grid de largada:
1 | 83 | Charlie KIMBALL | EUA | Ganassi Honda | 46.586 | |
2 | 9 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda | 46.594 | +0.008 |
3 | 98 | Alexander ROSSI | EUA | Andretti Honda | 46.610 | +0.024 |
4 | 10 | Tony KANAAN | BRA | Ganassi Honda | 46.701 | +0.115 |
5 | 18 | Tristan VAUTIER | FRA | Dale Coyne Honda | 46.745 | +0.159 |
6 | 8 | Max CHILTON | ING | Ganassi Honda | 46.776 | +0.190 |
7 | 7 | Mikhail ALESHIN | RUS | Schmidt Peterson Honda | 46.811 | +0.225 |
8 | 26 | Takuma SATO | JAP | Andretti Honda | 46.817 | +0.231 |
9 | 12 | Will POWER | AUS | Penske Chevrolet | 46.855 | +0.269 |
10 | 3 | Helio CASTRONEVES | BRA | Penske Chevrolet | 46.872 | +0.286 |
11 | 15 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda | 46.924 | +0.338 |
12 | 1 | Simon PAGENAUD | FRA | Penske Chevrolet | 46.947 | +0.361 |
13 | 28 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Honda | 46.976 | +0.390 |
14 | 20 | Ed CARPENTER | EUA | Carpenter Chevrolet | 47.023 | +0.437 |
15 | 27 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Honda | 47.059 | +0.473 |
16 | 5 | James HINCHCLIFFE | CAN | Schmidt Peterson Honda | 47.126 | +0.540 |
17 | 2 | Josef NEWGARDEN | EUA | Penske Chevrolet | 47.139 | +0.553 |
18 | 21 | JR HILDEBRAND | EUA | Carpenter Chevrolet | 47.351 | +0.765 |
19 | 19 | Ed JONES | ING | Dale Coyne Honda | 47.710 | +1.124 |
20 | 88 | Gabby CHAVES | COL | Harding Chevrolet | 48.098 | +1.512 |
21 | 4 | Conor DALY | EUA | Foyt Chevrolet | 48.107 | +1.521 |
22 | 14 | Carlos MUÑOZ | COL | Foyt Chevrolet |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }