Laguna Seca faz acordo judicial com associação de moradores e encerra processo

Organização que gere circuito de Laguna Seca tem plano de longo prazo para diminuir ruídos produzidos durante as corridas no local

O Departamento de Obras Públicas, Instalações e Parques do Condado de Monterey anunciou, nesta sexta-feira (22), a execução de um acordo que encerra a ação judicial movida por associação de moradores que pedia o fim das atividades do circuito de Laguna Seca, tradicional palco da Indy.

O processo, publicado no último dia 12 de dezembro, foi movido pela Highway 68 Coalition, grupo de empresários e moradores locais, com o argumento de que há excesso de barulho e tráfego durante os dias de eventos no circuito californiano. Na ocasião, a associação sem fins lucrativos Friends of Laguna Seca [Amigos de Laguna Seca, em tradução literal], organização que gere o autódromo, respondeu que compartilhava das mesmas preocupações e que o trabalho é para solucionar essas questões.

No acordo acertado entre as partes estão planos de longo prazo para a FLS avaliar o impacto sonoro da movimentação em pista, que, por consequência, devem gerar medidas adequadas para mitigação dos ruídos. Com relação aos transtornos causados pelo trânsito durante os eventos no circuito, nenhuma resolução foi divulgada até o momento.

“A FLS está satisfeita que esse litígio acabou de maneira rápida e estamos focados nos próximos passos para o sucesso da pista, beneficiando a comunidade e o mundo do automobilismo”, declarou Ross Merrill, presidente da Friends of Laguna Seca.

Autódromo de Laguna Seca foi fundado em 1957 (Foto: IndyCar)

“Sabemos que essas melhorias levarão tempo, mas nós estamos comprometidos em garantir o êxito para Laguna Seca nas décadas que virão”, completou.

Além dos fãs de automobilismo, o processo judicial foi acompanhado com interesse por diversas categorias que possuem corridas agendadas no circuito para a temporada de 2024, como é o caso da Indy, IMSA SportsCar e MotoAmerica, os principais campeonatos que competirão na localidade esse ano.

“Cresci assistindo provas aqui e corro desde o final dos anos 1970. Tenho uma vida inteira de paixão por esse lugar e quero vê-lo preservado para as futuras gerações. Com a FLS, nós montamos um time com pessoas que dividem esse mesmo amor. Aliado ao tino empresarial, vamos fazer de Laguna Seca o local que sempre sonhamos”, falou Bruce Canepa, vice-presidente da organização que gere o autódromo.

Uma das partes envolvidas no processo, o Condado de Monterey vê o acordo como um ponto positivo para o desenvolvimento dos arredores do circuito, que também envolve um parque recreativo. O turismo na região será fortalecido pela continuidade das atividades do autódromo, que completa 67 anos em 2024.

“A nossa visão é que a resolução foi muito favorável ao condado e ao nosso parceiro de longa data, a FLS. O futuro da pista e da incrível área de lazer, que é um dos principais parques de Monterey, é brilhante”, destacou Nick Pasculli, diretor de comunicação do condado.

Laguna Seca é amada pelos entusiastas de carro de maneira local, nacional e global, bem como as 10 mil pessoas que aproveitam das belezas da área de recreação”, completou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.