Grupo de moradores e empresários locais tentam encerrar atividades de Laguna Seca

Coalizão de moradores e empresários do condado de Monterey quer encerrar as atividades do circuito de Laguna Seca. O argumento é que pista não tem permissão para emissão de ruídos e gera incômodo público

Um dos mais tradicionais circuitos dos Estados Unidos, Laguna Seca vive uma situação curiosa. A pista californiana, que atualmente sedia etapas da Indy, do IMSA SportsCar e de outras categorias menores, está sofrendo um processo de uma associação local de moradores e empresários, que querem fechar as atividades do autódromo.

Em 12 de dezembro, uma reclamação judicial foi apresentada ao condado de Monterey, na Califórnia, pela Highway 68 Coalition, um grupo de empresários e moradores locais. O argumento é de que a pista não respeita leis ambientais, que as corridas não são permitidas pelas leis de zonamento ou pela licença do uso de propriedade, além de afirmar que o circuito é um “incômodo público, que causou e continuará a causar danos irreparáveis, não sujeito a danos monetários”.

Fundado em 1957, o circuito de Laguna Seca sempre teve uma história complicada relacionada ao seu status legal, já que o condado de Monterey se desenvolveu após a criação de pista. Por muito tempo propriedade do departamento de parque local, foi isento de algumas leis de zoneamento e ambientais, que são alvo das reclamações dos moradores.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Christian Lundgaard (Foto: IndyCar)

Laguna Seca já opera com limitações de barulho impostas pelas autoridades locais. Não é permitido que carros muito barulhentos (entre 90 e 105 db) corram na pista. Desde 1983, um acordo local também limita as atividades do circuito a apenas 35 dias de evento por ano, sendo 24 desses para menos de 5.000 pessoas.

O objetivo da coalizão é de acabar completamente com as corridas, já que afirmam que as referidas leis de licenciamento do uso de propriedade e zoneamento só permitem o uso da pista fora das corridas, e que a locação é proibida. Também justificando por motivos ambientais, os demandantes alegam que o número de residentes afetado pelo aumento de ruído e tráfego aumentou substancialmente desde 1974.

Apesar das restrições de barulho e calendário, a pista seguiu gerando mais ruído, e outra reclamação também diz respeito sobre instalações inadequadas, como esgoto e abastecimento de água com alto nível de arsênico. Mesmo assim, nenhuma destas alegações é fornecida na petição enviada ao condado.

Em 2024, Laguna Seca recebe a Indy no dia 23 de junho, sendo a oitava etapa do calendário, diferente dos últimos anos, quando estava posicionada no encerramento do campeonato. No IMSA, a etapa de 2h40min para as classes GTP e GTD Pro acontece em 12 de maio.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.