Laguna Seca responde grupo que entrou com processo: “Temos as mesmas preocupações”

Associação que controla concessão de Laguna Seca afirma que compartilha as mesmas preocupações do grupo que visa encerrar as atividades da pista por conta do excesso de ruído e trânsito gerado pelas competições

O circuito de Laguna Seca respondeu a ação judicial feita pela Highway 68 Coalition, um grupo de empresários e moradores locais no condado de Monterey, na Califórnia, que tentam encerrar as atividades da pista com a argumentação de excesso de barulho e de trânsito nos dias de atividade. O protesto foi publicado no dia 12 de dezembro.

A associação sem fins lucrativos Friends of Laguna Seca (Amigos de Laguna Seca, em tradução livre) atualmente gerencia a concessão do circuito depois de um acordo feito com o condado de Monterey, em julho do ano passado. Em nota, a associação afirma que o conjunto de protestos é um atraso para a região, e de que há ciência sobre os efeitos causados pelo uso do circuito, que aumentou com a diminuição das restrições da Covid-19.

“Nós moramos aqui também e dividimos as mesmas preocupações dos nossos vizinhos sobre barulho e tráfego. Nossa equipe experiência de líderes de comunidade e negócios está ansiosa para reviver este produto em nossa comunidade por décadas de sucesso futuro e geração de receita para o Condado de Monterey”, afirmou Ross Merrill, presidente da FLS.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Felix Rosenqvist (Foto: IndyCar)

A FLS também declarou, em nota, que está no contrato de concessão políticas existentes que limitam a frequência e som, além de uma obrigatoriedade de investimento nas instalações e infraestrutura, incluindo um estudo sobre mitigação do ruído. O circuito de Laguna Seca tem uma limitação de apenas 35 dias de eventos em um ano, e em algum deles só pode receber, no máximo, 5.000 espectadores.

Fundado em 1957, o circuito de Laguna Seca sempre teve uma história complicada relacionada ao seu status legal, já que o condado de Monterey se desenvolveu após a criação de pista. Por muito tempo propriedade do departamento de parques local, foi isento de algumas leis de zoneamento e ambientais, que são alvo das reclamações dos moradores.

A ação judicial não deve intervir nos eventos que Laguna Seca sediará. Eles recebem a Indy no dia 23 de junho, sendo a oitava etapa do calendário, diferente dos últimos anos, quando estava posicionada no encerramento do campeonato. No IMSA, a etapa de 2h40min para as classes GTP e GTD Pro acontece em 12 de maio.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.