Ericsson lidera treino livre de domingo na Indy 500. Em risco, Harvey é último
Treino livre deste domingo (21) foi separado em duas partes. Na primeira, destinada aos participantes do Fast 12, Marcus Ericsson superou Álex Palou. Já na segunda, que contou com os pilotos do Bump, Jack Harvey foi o pior
O atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Marcus Ericsson, liderou a sessão de treino livre deste domingo (21), que foi destinado aos classificados para o Fast 12 e serviu de ensaio para as atividades que definirão o pole-position da Indy 500 em 2023. O sueco cravou o tempo de 38s185 e superou, por 0s013, o companheiro de Ganassi, Álex Palou.
O top-3 foi completado por outro piloto da Ganassi: Takuma Sato. Na sequência, veio a dupla da Foyt, com Benjamin Pedersen e Santino Ferrucci. O grupo dos 10 primeiros também teve Scott Dixon, Pato O’Ward, Rinus VeeKay, Alexander Rossi e Will Power.
Relacionadas
Felix Rosenqvist foi o 11º e o brasileiro Tony Kanaan não participou da sessão, portanto terminou em último.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Logo em seguida do treino dos melhores, a Indy promoveu uma atividade para os quatro pilotos que vão participar do Bump — prova que irá eliminar um concorrente da corrida da Indy 500. Nesta prática, Christian Lundgaard foi o mais rápido com 38s948 e Harvey foi o pior com 39s058. Sting Ray Robb, Graham Rahal e Jack Harvey, nesta ordem, fecharam em segundo e terceiro no ranking do treino, respectivamente.
Os pilotos voltam à pista neste domingo (21) para a sequência da classificação da Indy 500. Ao todo, três etapas serão realizadas: o Fast 12, às 15h; o Bump, às 17h; e o Fast Six, que definirá a pole-position, a partir das 18h15. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.
Confira como foi o TL7 da Indy 500 neste domingo:
A primeira hora da sétima sessão de treino livre foi destinada apenas aos pilotos que se classificaram para o Fast 12, que acontecerá nesta tarde, a partir das 15h. Portanto, os habilitados para a atividade foram: Felix Rosenqvist, Alexander Rossi, Álex Palou, Rinus VeeKay, Scott Dixon, Tony Kanaan, Takuma Sato, Pato O’Ward, Santino Ferrucci, Marcus Ericsson, Benjamin Pedersen e Will Power.
Logo nos primeiros minutos, metade dos pilotos foram para a pista. Palou assumiu a ponta com 38s198. Uma diferença considerável para a Ferrucci, o segundo, que marcou 38s302. O’Ward se estabeleceu como o melhor da McLaren ao bater o tempo de 38s326.
Quando restavam 46 minutos de atividade, a bandeira amarela foi acionada por conta da lentidão de VeeKay, que teve problemas de motor e precisou abandonar a prova. Foram cinco minutos de paralisação.
Na volta, Ericsson tomou a liderança ao conseguir o tempo de 38s185. Pedersen cravou grande volta e pulou para terceiro com 38s293. Dixon também foi para a pista e alcançou 38s304. Sato, a 33 minutos para o fim, tomou a terceira posição do piloto da Foyt ao fazer 38s278.
Todos os participantes foram para os boxes quando restavam 28 minutos para o término da sessão e não mais voltaram. Kanaan, portanto, foi o único que não participou da atividade. Dessa forma, Ericsson foi o melhor, seguido por Palou, Sato, Pedersen, Ferrucci, Dixon, O’Ward, VeeKay, Rossi, Power e Rosenqvist, nesta ordem.
Depois do treino destinado para o Fast 12, foi a vez dos participantes do Bump terem a oportunidade de irem para a pista e acertarem os seus carros. A RLL era a mais interessada nesta etapa, já que na classificação deste sábado (20) expôs os problemas do carro da equipe, principalmente nas curvas. Quatro pilotos foram habilitados para a hora final: Christian Lundgaard, Graham Rahal, Jack Harvey e Sting Ray Robb.
O primeiro a fazer um total de sete voltas foi Harvey, que mostrou pouco avanço apesar dos ajustes feitos pela equipe visando o Bump. O britânico estabeleceu o tempo de 39s101. Na sequência, Lundgaard e Robb foram para a pista. O dinamarquês, em seis tentativas, fez a volta de 38s984. Por sua vez, o americano conseguiu 39s109 em seis giros.
Sob os olhares atentos do pai e proprietário da RLL, Bobby Rahal, o dono do carro #15, Graham Rahal, entrou no circuito oval quando restavam 44 minutos de atividade. Ele chegou a acenar negativamente com a cabeça, dentro do carro, quando completou as sete voltas, já que alcançou o tempo de 39s024.
Rahal e Robb tentaram voltar para a pista a fim de fazerem mais giros, porém abortaram as tentativas e voltaram para os boxes. Lundgaard, quando restavam 24 minutos de sessão, e Harvey, quando faltavam 17, fizeram o mesmo.
A 15 minutos para o fim, o dinamarquês da RLL fez mais algumas tentativas e melhorou o seu tempo em alguns centésimos: 38s948. Harvey também conseguiu reduzir a sua volta mais rápida para 39s058. Os últimos a voltarem para o traçado foi Robb e Rahal. O dono do carro #51 fez 39s039 e o do #15 ficou com o que já tinha anteriormente.
Indy 2023, 500 Milhas de Indianápolis, Treino Livre 7:
VOLTAS | |||||
1 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 38.185 | 11 | |
2 | A PALOU | Ganassi Honda | 38.198 | +0.013 | 7 |
3 | T SATO | Ganassi Honda | 38.278 | +0.093 | 14 |
4 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | 38.293 | +0.108 | 7 |
5 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 38.302 | +0.117 | 7 |
6 | S DIXON | Ganassi Honda | 38.304 | +0.119 | 3 |
7 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 38.326 | +0.141 | 7 |
8 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 38.330 | +0.145 | 6 |
9 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 38.424 | +0.239 | 10 |
10 | W POWER | Penske Chevrolet | 38.471 | +0.286 | 7 |
11 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 38.505 | +0.320 | 9 |
12 | T KANAAN | McLaren Chevrolet | NP |
VOLTAS | |||||
1 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 38.948 | 16 | |
2 | G RAHAL | RLL Honda | 39.024 | +0.076 | 16 |
3 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | 39.039 | +0.091 | 16 |
4 | J HARVEY | RLL Honda | 39.058 | +0.110 | 16 |