Ericsson passa O’Ward e vence conturbada abertura da Indy em St. Pete
Marcus Ericsson se aproveitou de erro de Pato O'Ward nas voltas finais e venceu na Indy pela quarta vez. Prova ficou marcada por vários acidentes, inclusive entre Romain Grosjean e Scott McLaughlin, na briga pela vitória
Marcus Ericsson abriu a temporada 2023 da Indy com vitória. O sueco da Ganassi ultrapassou o mexicano Pato O’Ward, da McLaren, na antepenúltima volta do GP de St. Pete, realizado neste domingo (5), na Flórida. faturando o quarto triunfo da carreira na categoria em uma prova muito conturbada.
A corrida parecia nas mãos de Romain Grosjean, da Andretti, e Scott McLaughlin, da Penske, que dividiram a liderança por três quartos de prova. Porém, McLaughlin atingiu Grosjean após sair dos boxes na curva 4 e ambos pilotos pararam na barreira de pneus.
Relacionadas
Quem completou o pódio em St. Pete foi o hexacampeão Scott Dixon, da Ganassi, seguido pelo americano Alexander Rossi, estreante na McLaren. O top-5 foi completado pelo surpreendente Callum Ilott, da Juncos, que saiu de 22º para 5º.
Atual campeão, Will Power, da Penske, superou uma punição após acidente com Colton Herta e foi o sétimo colocado, seguido pelo espanhol Álex Palou, da Ganassi. Christian Lundgaard, da RLL, e David Malukas, da Dale Coyne, fecharam o top-10.
O brasileiro Helio Castroneves teve a corrida encerrada ainda na primeira volta. Atingido por Devlin DeFrancesco, o piloto da Meyer Shank abandonou a prova junto de outros pilotos em um big-one.
A Indy retorna no dia 2 de abril com o primeiro oval do ano, a etapa do Texas, na cidade de Fort Worth.
Saiba como foi o GP de St. Pete da Indy:
Na largada, Grosjean manteve a ponta. O’Ward tentou pressionar Herta, mas se manteve no terceiro lugar. Um big-one na parte do fundo do grid tirou Helio Castroneves, Devlin DeFrancesco, Simon Pagenaud e Benjamin Pedersen. O replay mostrou que Felix Rosenqvist ficou lento após um toque de Scott Dixon. Pagenaud foi tocado por Santino Ferrucci e bateu no muro. Helio foi tocado por DeFrancesco, e Pedersen acertou a Andretti em T. A bandeira vermelha surgiu.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Após uma pausa de quase 30 minutos, a corrida foi reiniciada na volta 6, após quatro de amarela. Grosjean manteve a ponta, com Herta em segundo. Ericsson colocou pressão em Pato pelo quarto lugar. Power ultrapassou Armstrong pelo nono lugar, e o neozelandês tocou a suspensão na barreira de pneus, ficando lento na pista.
O primeiro quinto da corrida tinha Grosjean na liderança, com 1s4 de vantagem para Herta. O’Ward tinha em terceiro, seguido por Ericsson, Palou, Kirkwood, McLaughlin, Dixon, Power e Rossi. Colton começou a relatar desgaste com os pneus macios, e a distância para o companheiro de equipe começou a subir. Na volta 25, Pato se aproveitou da situação e tomou o segundo lugar na volta 25.
Com queda de ritmo, Herta caiu para o nono lugar, perdendo posição também para Ericsson, Palou, McLaughlin, Dixon, Power e até Rossi. A perda de posição só parou quando foi aos boxes, na volta 28. Antes no top-10, Kirkwood foi outro a trocar pneus. McLaughlin começou a crescer e ultrapassou Palou, que também foi superado por Dixon.
Na volta 31, Ericsson e Palou foram aos boxes e trocaram pneus. No giro seguinte, veio O’Ward. Líder da prova, Grosjean apareceu no pit-lane na volta 33. McLaughlin assumiu a liderança e foi aos boxes. No retorno, conseguiu sair à frente de Romain, até com um pequeno contato.
Conor Daly rodou após um toque de Kirkwood e rodou. Com 37 voltas, a segunda bandeira amarela da corrida apareceu. Com Dixon nos boxes, a ordem ficou com McLaughlin na ponta, seguido por Grosjean, O’Ward, Ericsson Dixon, Power, Herta, Rossi, Palou e Rahal.
A relargada aconteceu na volta 42. Rossi foi o mais prejudicado, caindo para oitavo. Porém, uma nova amarela surgiu por conta de uma forte pancada. VeeKay bateu sozinho na curva 4, Kirkwood decolou sobre Harvey e atingiu o bólido que estava batido. Kyle ainda conseguiu retornar aos boxes, mas com suspensão quebrada, precisou abandonar.
Na relargada, uma nova amarela. Dividindo a curva com Will Power, Colton Herta bateu na barreira de pneus, quebrando o bico e abandonando a prova. Power, inclusive, foi punido pelo contato e recolocado na parte final do grid. A nova ordem dos carros tinha McLaughlin, Grosjean, O’Ward, Dixon, Ericsson, Rossi, Ilott, Newgarden e Lundgaard.
A bandeira verde apareceu na volta 55. Scott saiu muito bem e abriu distância. Quem tentou ousar um pouco mais foi Palou, que superou Ilott. O inglês da Juncos também perdeu posição para Newgarden.
A batalha pela vitória ficou entre McLaughlin e Grosjean. O francês tentava se aproximar do neozelandês, que conseguia manter uma distância razoável para não ser atacado. Dixon, Lundgaard, Rossi e Ilott foram os primeiros ponteiros a irem aos boxes para a segunda parada.
Na volta 70, foi a vez de Grosjean parar. No giro seguinte, veio McLaughlin. O neozelandês saiu à frente. O francês tentou pressionar, e ao irem para a curva 4, Romain já tinha a posição à frente quando Scott escorregou na freada e acertou o francês. Ambos pararam na barreira de pneus, causando uma bandeira amarela. Frustrado, Grosjean abandonou.
Nas duas primeiras posições, Malukas e Power foram aos boxes. A nova ordem dos carros tinha O’Ward na liderança, Ericsson em segundo, Dixon em terceiro, Palou em quarto e Newgarden em quinto. Rossi, Ilott, Rahal, Lundgaard e Canapino fechavam o top-10.
Na relargada, quem deu um grande pulo foi Ilott, indo para o quinto lugar. O’Ward seguiu na liderança com 20 voltas para o fim, mantendo distância confortável para Ericsson, que o seguia de perto. Andando no top-10, Newgarden sofreu uma quebra de motor e precisou abandonar a corrida.
Ericsson se aproveitou de um erro de Pato na entrada da reta principal e conseguiu a ultrapassagem da vitória, com apenas três voltas para o fim.
Indy 2023, GP de São Petersburgo, Corrida:
1 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 100 voltas | |
2 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | +2.411 | |
3 | S DIXON | Ganassi Honda | +2.925 | |
4 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | +6.768 | |
5 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | +8.265 | |
6 | G RAHAL | RLL Honda | +10.767 | |
7 | W POWER | Penske Chevrolet | +11.679 | |
8 | A PALOU | Ganassi Honda | +14.724 | |
9 | C LUNDGAARD | RLL Honda | +14.952 | |
10 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | +15.440 | |
11 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | +15.804 | |
12 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | +28.133 | |
13 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +1 volta | |
14 | C DALY | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
15 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | +3 voltas | |
16 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | +4 voltas | |
17 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +5 voltas | NC |
18 | R GROSJEAN | Andretti Honda | +29 voltas | NC |
19 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | +49 voltas | NC |
20 | C HERTA | Andretti Honda | +51 voltas | NC |
21 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +59 voltas | NC |
22 | J HARVEY | RLL Honda | +59 voltas | NC |
23 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | +100 voltas | NC |
24 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | +100 voltas | NC |
25 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | +100 voltas | NC |
26 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | +100 voltas | NC |
27 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | +100 voltas | NC |