Ericsson passa O’Ward e vence conturbada abertura da Indy em St. Pete

Marcus Ericsson se aproveitou de erro de Pato O'Ward nas voltas finais e venceu na Indy pela quarta vez. Prova ficou marcada por vários acidentes, inclusive entre Romain Grosjean e Scott McLaughlin, na briga pela vitória

Marcus Ericsson abriu a temporada 2023 da Indy com vitória. O sueco da Ganassi ultrapassou o mexicano Pato O’Ward, da McLaren, na antepenúltima volta do GP de St. Pete, realizado neste domingo (5), na Flórida. faturando o quarto triunfo da carreira na categoria em uma prova muito conturbada.

A corrida parecia nas mãos de Romain Grosjean, da Andretti, e Scott McLaughlin, da Penske, que dividiram a liderança por três quartos de prova. Porém, McLaughlin atingiu Grosjean após sair dos boxes na curva 4 e ambos pilotos pararam na barreira de pneus.

Quem completou o pódio em St. Pete foi o hexacampeão Scott Dixon, da Ganassi, seguido pelo americano Alexander Rossi, estreante na McLaren. O top-5 foi completado pelo surpreendente Callum Ilott, da Juncos, que saiu de 22º para 5º.

Atual campeão, Will Power, da Penske, superou uma punição após acidente com Colton Herta e foi o sétimo colocado, seguido pelo espanhol Álex Palou, da Ganassi. Christian Lundgaard, da RLL, e David Malukas, da Dale Coyne, fecharam o top-10.

O brasileiro Helio Castroneves teve a corrida encerrada ainda na primeira volta. Atingido por Devlin DeFrancesco, o piloto da Meyer Shank abandonou a prova junto de outros pilotos em um big-one.

A Indy retorna no dia 2 de abril com o primeiro oval do ano, a etapa do Texas, na cidade de Fort Worth.

INDY 2023, ST. PETE, SEXTA-FEIRA, GANASSI, MARCUS ERICSSON 2
Marcus Ericsson (Foto: Joe Skibinski / Divulgação – IndyCar Series)

Saiba como foi o GP de St. Pete da Indy:

Na largada, Grosjean manteve a ponta. O’Ward tentou pressionar Herta, mas se manteve no terceiro lugar. Um big-one na parte do fundo do grid tirou Helio Castroneves, Devlin DeFrancesco, Simon Pagenaud e Benjamin Pedersen. O replay mostrou que Felix Rosenqvist ficou lento após um toque de Scott Dixon. Pagenaud foi tocado por Santino Ferrucci e bateu no muro. Helio foi tocado por DeFrancesco, e Pedersen acertou a Andretti em T. A bandeira vermelha surgiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Acidente de largada na Indy (Vídeo: Canal+)

Após uma pausa de quase 30 minutos, a corrida foi reiniciada na volta 6, após quatro de amarela. Grosjean manteve a ponta, com Herta em segundo. Ericsson colocou pressão em Pato pelo quarto lugar. Power ultrapassou Armstrong pelo nono lugar, e o neozelandês tocou a suspensão na barreira de pneus, ficando lento na pista.

O primeiro quinto da corrida tinha Grosjean na liderança, com 1s4 de vantagem para Herta. O’Ward tinha em terceiro, seguido por Ericsson, Palou, Kirkwood, McLaughlin, Dixon, Power e Rossi. Colton começou a relatar desgaste com os pneus macios, e a distância para o companheiro de equipe começou a subir. Na volta 25, Pato se aproveitou da situação e tomou o segundo lugar na volta 25.

Com queda de ritmo, Herta caiu para o nono lugar, perdendo posição também para Ericsson, Palou, McLaughlin, Dixon, Power e até Rossi. A perda de posição só parou quando foi aos boxes, na volta 28. Antes no top-10, Kirkwood foi outro a trocar pneus. McLaughlin começou a crescer e ultrapassou Palou, que também foi superado por Dixon.

Na volta 31, Ericsson e Palou foram aos boxes e trocaram pneus. No giro seguinte, veio O’Ward. Líder da prova, Grosjean apareceu no pit-lane na volta 33. McLaughlin assumiu a liderança e foi aos boxes. No retorno, conseguiu sair à frente de Romain, até com um pequeno contato.

Conor Daly rodou após um toque de Kirkwood e rodou. Com 37 voltas, a segunda bandeira amarela da corrida apareceu. Com Dixon nos boxes, a ordem ficou com McLaughlin na ponta, seguido por Grosjean, O’Ward, Ericsson Dixon, Power, Herta, Rossi, Palou e Rahal.

A relargada aconteceu na volta 42. Rossi foi o mais prejudicado, caindo para oitavo. Porém, uma nova amarela surgiu por conta de uma forte pancada. VeeKay bateu sozinho na curva 4, Kirkwood decolou sobre Harvey e atingiu o bólido que estava batido. Kyle ainda conseguiu retornar aos boxes, mas com suspensão quebrada, precisou abandonar.

O acidente de Kirkwood, Harvey e VeeKay (Vídeo: Indycar)

Na relargada, uma nova amarela. Dividindo a curva com Will Power, Colton Herta bateu na barreira de pneus, quebrando o bico e abandonando a prova. Power, inclusive, foi punido pelo contato e recolocado na parte final do grid. A nova ordem dos carros tinha McLaughlin, Grosjean, O’Ward, Dixon, Ericsson, Rossi, Ilott, Newgarden e Lundgaard.

A bandeira verde apareceu na volta 55. Scott saiu muito bem e abriu distância. Quem tentou ousar um pouco mais foi Palou, que superou Ilott. O inglês da Juncos também perdeu posição para Newgarden.

A batalha pela vitória ficou entre McLaughlin e Grosjean. O francês tentava se aproximar do neozelandês, que conseguia manter uma distância razoável para não ser atacado. Dixon, Lundgaard, Rossi e Ilott foram os primeiros ponteiros a irem aos boxes para a segunda parada.

Na volta 70, foi a vez de Grosjean parar. No giro seguinte, veio McLaughlin. O neozelandês saiu à frente. O francês tentou pressionar, e ao irem para a curva 4, Romain já tinha a posição à frente quando Scott escorregou na freada e acertou o francês. Ambos pararam na barreira de pneus, causando uma bandeira amarela. Frustrado, Grosjean abandonou.

Nas duas primeiras posições, Malukas e Power foram aos boxes. A nova ordem dos carros tinha O’Ward na liderança, Ericsson em segundo, Dixon em terceiro, Palou em quarto e Newgarden em quinto. Rossi, Ilott, Rahal, Lundgaard e Canapino fechavam o top-10.

Na relargada, quem deu um grande pulo foi Ilott, indo para o quinto lugar. O’Ward seguiu na liderança com 20 voltas para o fim, mantendo distância confortável para Ericsson, que o seguia de perto. Andando no top-10, Newgarden sofreu uma quebra de motor e precisou abandonar a corrida.

Ericsson se aproveitou de um erro de Pato na entrada da reta principal e conseguiu a ultrapassagem da vitória, com apenas três voltas para o fim.

Indy 2023, GP de São Petersburgo, Corrida:

1M ERICSSONGanassi Honda100 voltas
2P O’WARDMcLaren Chevrolet+2.411 
3S DIXONGanassi Honda+2.925 
4A ROSSIMcLaren Chevrolet+6.768 
5C ILOTTJuncos Chevrolet+8.265 
6G RAHALRLL Honda+10.767 
7W POWERPenske Chevrolet+11.679 
8A PALOUGanassi Honda+14.724 
9C LUNDGAARDRLL Honda+14.952 
10D MALUKASDale Coyne Honda+15.440 
11M ARMSTRONGGanassi Honda+15.804 
12A CANAPINOJuncos Chevrolet+28.133 
13S MCLAUGHLINPenske Chevrolet+1 volta 
14C DALYCarpenter Chevrolet +1 volta 
15K KIRKWOODAndretti Honda+3 voltas 
16S RAY ROBBDale Coyne Honda+4 voltas 
17J NEWGARDENPenske Chevrolet+5 voltasNC
18R GROSJEANAndretti Honda+29 voltasNC
19F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet+49 voltasNC
20C HERTAAndretti Honda+51 voltasNC
21R VEEKAYCarpenter Chevrolet +59 voltasNC
22J HARVEYRLL Honda+59 voltasNC
23H CASTRONEVESMeyer Shank Honda+100 voltasNC
24S FERRUCCIFoyt Chevrolet+100 voltasNC
25D DEFRANCESCOAndretti Honda+100 voltasNC
26S PAGENAUDMeyer Shank Honda+100 voltasNC
27B PEDERSENFoyt Chevrolet+100 voltasNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.