Ericsson valoriza pódio em Long Beach: “É assim que se ganha campeonatos”

Marcus Ericsson destacou ritmo do carro da Ganassi, que permitiu reagir na prova e brigar pela vitória, e ainda valorizou os pontos conquistados nas primeiras etapas da temporada, que podem ser valiosos no fim do campeonato

O campeonato da Indy 2023 voltou a ter Marcus Ericsson como o seu líder. O sueco terminou em terceiro no GP de Long Beach, realizado neste domingo (16), e superou Pato O’Ward na classificação. Mas além dos números, a performance neste fim de semana foi o que agradou o piloto da Ganassi.

O dono do #8 largou em segundo e se manteve em condições de brigar pela primeira posição até a bandeira amarela de Scott Dixon. Na relargada, que aconteceu na volta 26, O’Ward tentou ultrapassar vários dos seus concorrentes, mas rodou e acertou a asa dianteira do carro de Ericsson. Como resultado, o sueco caiu para a sexta colocação e precisou se recuperar na prova até conseguir retomar, nas últimas voltas, a briga pela vitória.

“Foi um ótimo dia, um ótimo fim de semana. Acho que tivemos velocidade para vencer hoje, mas infelizmente nos envolvemos naquele incidente do Pato [O’Ward], quando mergulhou em alguns caras e acertou minha asa dianteira que sofreu alguns danos. Perdi cinco ou seis posições, então é uma batalha um pouco difícil a partir daí”, relatou Ericsson.

Asa dianteira do carro de Marcus Ericsson ficou danificada após choque com Pato O’Ward na relargada da volta 26 (Foto: Reprodução / Indy)

“Mas acho que mostramos ritmo e fizemos algumas boas ultrapassagens, o que foi divertido. Depois, ainda pegamos os líderes no final, então a velocidade estava lá. Acho que a performance da Honda foi ótima durante todo o fim de semana. Cinco Hondas nos cinco primeiros lugares em Long Beach, não dá para ficar muito melhor do que isso”, completou.

Ericsson poderia estar ainda melhor na classificação se não fosse o GP do Texas, realizado no último dia 2, em que terminou na oitava colocação. Mas ele reconheceu que em dias ruins, o importante é pontuar o máximo possível – o que leva a uma campanha de regularidade e, consequente, ao título da temporada.

“Bom apenas por ter sido consistente. Tivemos um fim de semana ruim no Texas, ainda assim penso que o oitavo rendeu bons pontos. Então hoje estava perto de terminar em lágrimas quando as coisas ficaram quentes naquela relargada [da volta 26], mas ficamos longe de problemas, nos recuperamos e terminamos no pódio. É assim que se ganha o campeonato e estamos focados em continuarmos muito rápidos, só precisamos continuar fazendo isso o ano todo”, disse.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Marcus Ericsson destacou o ritmo do carro da Ganassi que permitiu reagir e brigar pela vitória no GP de Long Beach (Foto: Joe Skibinski / Indy)

Por fim, o atual vencedor das 500 Milhas de Indianápolis já está de olho na etapa deste ano, que acontece em 28 de maio: “Mal posso esperar. Vai ser o ponto alto da temporada, sem dúvidas. Voltar lá como campeão será surreal, então mal posso esperar pelo mês de maio e especialmente com esse time. Fomos tão rápidos lá no ano passado e tenho todos os motivos para acreditar que seremos tão rápidos ou ainda melhores este ano.”

Mas antes de ir ao circuito oval de Indianápolis, Ericsson tem outros dois compromissos pela Indy. O primeiro deles em 30 de abril no GP do Alabama. Depois, será a vez do GP de Indianápolis 1, com o circuito misto. Após estas duas etapas, o calendário da categoria marca as 500 milhas de Indianápolis.

Até lá, o piloto da Ganassi terá de manter a performance para manter a liderança do campeonato e possivelmente aumentar a diferença de pontos para O’Ward – que atualmente é de 15 (110 a 95). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.