McLaren anuncia Ilott como substituto de Malukas na abertura da Indy em St. Pete

A McLaren anunciou nesta terça-feira o britânico Callum Ilott como terceiro piloto para a disputa do GP de São Petersburgo da Indy após David Malukas sofrer acidente e precisar passar por cirurgia no punho esquerdo

A McLaren oficializou no início da tarde desta terça-feira que Callum Ilott será o substituto de David Malukas para o GP de São Petersburgo, que abre a temporada de 2024 da Indy neste fim de semana. Ilott já havia testado com o time britânico durante os testes de pré-temporada em Homestead, na Flórida, justamente no carro #6 de Malukas.

Callum esteve presente em tempo integral nas duas últimas temporadas da Indy com a Juncos Hollinger, mas fez sua estreia ainda no fim de 2021. No começo deste ano, veio a surpreendente notícia do rompimento de contrato por comum acordo entre ambas as partes, e o britânito acabou ficando sem vaga no grid, mesmo após uma temporada com dois top-5.

No total, Ilott tem 36 provas na Indy no currículo, terminando cinco vezes entre os dez primeiros. Ele foi vice-campeão da Fórmula 2 em 2020 antes de se aventurar em solo americano. Atualmente, disputa a temporada completa do Mundial de Endurance com a Jota. Agora, retorna para fazer uma participação na Indy enquanto ainda sonha com uma vaga para as 500 Milhas de Indianápolis.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Callum Ilott disputou as duas últimas temporadas da Indy com a Juncos Hollinger (Foto: IndyCar)

Malukas sofreu um acidente de mountain bike e precisou passar por cirurgia no início de fevereiro por conta de lesão ligamentar no punho esquerdo. A equipe afirmou que o tempo de recuperação estimado é de seis semanas após a retirada dos pontos, que deve ocorrer no dia 22 de fevereiro. Assim, é provável que o americano também fique fora da corrida All-Star em Palm Springs, marcada para o dia 24 de março.

No comunicado de anúncio de Ilott, a McLaren também afirmou que “segue avaliando as opções para sua escalação de pilotos para testes e corridas futuras enquanto David se recupera”.

A temporada 2024 da Indy terá início no dia 10 de março, quando será dada a largada para o GP de São Petersburgo, na Flórida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.