Montoya encerra hiato e disputa 500 Milhas de Indianápolis de 2021 pela McLaren

Juan Pablo Montoya reatou com a McLaren para disputar a Indy 500 de 2021. O colombiano estava afastado da categoria e da prova centenária desde 2017, quando fez aparição pela Penske

Juan Pablo Montoya vai voltar à Indy, mesmo que só para uma corrida. A McLaren anunciou nesta quarta-feira (9) a contratação do colombiano para disputar as 500 Milhas de Indianápolis de 2021, completando trio que também conta com Pato O’Ward e Felix Rosenqvist.

Está é a primeira aparição de Montoya no certame desde 2017, quando correu em Indianápolis pela Penske. Desde então, a atenção do veterano se voltou ao SportsCar, principal campeonato de endurance dos Estados Unidos.

“Muito animado em me juntar a Arrow McLaren SP para as 500 Milhas de Indianápolis”, disse Montoya ao ser anunciado. “Tenho uma grande história com a McLaren desde a Fórmula 1 e estou ansioso em aumentá-la no próximo ano”, seguiu.

Juan Pablo Montota é bicampeão da Indy 500 (Foto: IndyCar)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“A Arrow McLaren SP está muito animada em ter um piloto do calibre de Montoya na próxima Indy 500”, falou Sam Schmidt, co-proprietário da escuderia. “A experiência que possui vai elevar a equipe inteira, incluindo nossos talentosos jovens, Pato e Felix. Quando você para e pensa que ele só  participou de cinco Indy 500 e, mesmo assim, ganhou duas, é algo impressionante”, destacou.

Montoya volta a correr em Indy como um bicampeão da prova centenária. A primeira vitória veio em 2000 pela Ganassi, antes mesmo da ida para a Fórmula 1, e a segunda veio em 2015, já na passagem pela Penske.

Esta não é a primeira chance de Montoya em uma McLaren. Em um passado já distante, o colombiano representou a escuderia britânica por duas temporadas na Fórmula 1. Não deu muito certo: as relações se desgastaram rapidamente e Juan Pablo perdeu vaga ainda no meio de 2006, nunca retornando à principal categoria do automobilismo. Curiosamente, a última corrida antes da demissão foi no GP dos Estados Unidos, então no traçado misto de Indianápolis.

O acordo na Indy, entretanto, não tira o foco de Montoya no endurance. O colombiano assinou com a DragonSpeed para disputar a temporada completa do WEC, o que mantém a chance de alcançar a tríplice coroa do automobilismo em caso de vitória nas 24 Horas de Le Mans.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.