Montoya encerra hiato e disputa 500 Milhas de Indianápolis de 2021 pela McLaren

Juan Pablo Montoya reatou com a McLaren para disputar a Indy 500 de 2021. O colombiano estava afastado da categoria e da prova centenária desde 2017, quando fez aparição pela Penske

Juan Pablo Montoya vai voltar à Indy, mesmo que só para uma corrida. A McLaren anunciou nesta quarta-feira (9) a contratação do colombiano para disputar as 500 Milhas de Indianápolis de 2021, completando trio que também conta com Pato O’Ward e Felix Rosenqvist.

Está é a primeira aparição de Montoya no certame desde 2017, quando correu em Indianápolis pela Penske. Desde então, a atenção do veterano se voltou ao SportsCar, principal campeonato de endurance dos Estados Unidos.

“Muito animado em me juntar a Arrow McLaren SP para as 500 Milhas de Indianápolis”, disse Montoya ao ser anunciado. “Tenho uma grande história com a McLaren desde a Fórmula 1 e estou ansioso em aumentá-la no próximo ano”, seguiu.

Juan Pablo Montota é bicampeão da Indy 500 (Foto: IndyCar)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“A Arrow McLaren SP está muito animada em ter um piloto do calibre de Montoya na próxima Indy 500”, falou Sam Schmidt, co-proprietário da escuderia. “A experiência que possui vai elevar a equipe inteira, incluindo nossos talentosos jovens, Pato e Felix. Quando você para e pensa que ele só  participou de cinco Indy 500 e, mesmo assim, ganhou duas, é algo impressionante”, destacou.

Montoya volta a correr em Indy como um bicampeão da prova centenária. A primeira vitória veio em 2000 pela Ganassi, antes mesmo da ida para a Fórmula 1, e a segunda veio em 2015, já na passagem pela Penske.

Esta não é a primeira chance de Montoya em uma McLaren. Em um passado já distante, o colombiano representou a escuderia britânica por duas temporadas na Fórmula 1. Não deu muito certo: as relações se desgastaram rapidamente e Juan Pablo perdeu vaga ainda no meio de 2006, nunca retornando à principal categoria do automobilismo. Curiosamente, a última corrida antes da demissão foi no GP dos Estados Unidos, então no traçado misto de Indianápolis.

O acordo na Indy, entretanto, não tira o foco de Montoya no endurance. O colombiano assinou com a DragonSpeed para disputar a temporada completa do WEC, o que mantém a chance de alcançar a tríplice coroa do automobilismo em caso de vitória nas 24 Horas de Le Mans.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar