No Alabama, Palou vira terceiro estreante a vencer na história da Ganassi

Álex Palou conseguiu um feito que nem campeões como Scott Dixon e Dario Franchitti conseguiram pela Ganassi. Espanhol fez história no time ao vencer logo em sua estreia

O onboard de Ryan Hunter-Reay (Vídeo: Divulgação/Andretti)

O feito de Álex Palou no GP do Alabama da Indy certamente entrou para a história da Ganassi. Além de quebrar um jejum de quase 16 anos sem vitórias da Espanha na Indy e trazer a terceira vitória do carro #10 desde a aposentadoria de Dario Franchitti, o piloto catalão se tornou o terceiro estreante a vencer com a Ganassi, se juntando a Michael Andretti e Dan Wheldon.

Após a passagem fracassada pela McLaren na Fórmula 1 em 1993, Andretti correu pela Ganassi em 1994, e mostrou seu valor logo na estreia ao vencer o GP da Austrália, disputado em Surfers Paradise. Ele viria a vencer a etapa de Toronto disputada naquele mesmo ano. A partir de 1995, voltou para a Newman Haas.


GUIA INDY 2021

+ Grid cheio, Penske e Ganassi em expansão: as equipes e pilotos da Indy
+ Enzo Fittipaldi troca Europa por Estados Unidos e mira título na Pro 2000
+ Porto mira estabilidade e luta “de igual para igual” por título da USF2000

+ Grosjean é cereja no bolo do intercâmbio recente de Fórmula 1 com Indy
+ Novatos ‘fakes’, Johnson e McLaughlin encaram realidades distintas
+ “Mais completo do que nunca”, Castroneves mira pódios com Meyer Shank

Álex Palou é a Next Gen, Scott Dixon é a velha guarda (Foto: IndyCar)

O inglês Dan Wheldon desembarcou na equipe em 2006, logo após conquistar o título com a Andretti no ano anterior. A estreia veio em Miami, prova marcada pelo acidente fatal de Paul Dana nos treinos. Wheldon venceu outras três vezes na temporada, em Richmond, Kansas e Kentucky, perdendo o campeonato no desempate para Sam Hornish Jr. Falecido em 2011, Dan ainda permaneceu mais duas temporadas na Ganassi, somando mais quatro vitórias até trocar a equipe pela Panther, em 2009.

Hexacampeão com a Ganassi, Scott Dixon venceu pela primeira vez com o time na 17ª corrida, quando triunfou em Miami, no início da temporada 2003.

Dario Franchitti, que registrou três de seus quatro títulos com a equipe, subiu no lugar mais alto do pódio pela primeira vez no GP de Long Beach de 2009, sua terceira prova com o time.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube