Pagenaud brilha na chuva, supera Dixon no final e vence GP de Indianápolis. Leist é 4º
Simon Pagenaud cresceu com a chuva em um animadíssimo GP de Indianápolis, passou Scott Dixon na penúltima volta e venceu pela primeira vez no ano. Matheus Leist teve sua melhor corrida na Indy e fechou em quarto
O francês deu uma resposta necessária após o pior começo de ano em muito tempo. Já contestado na Penske, o campeão de 2016 conseguiu sua 12ª vitória na categoria e terceira no misto do IMS, encerrando um jejum que durava desde a final de 2017 em Sonoma.
Apesar de ter sentido o gostinho da vitória e perdido no final, Dixon sai como grande vencedor entre os principais candidatos ao título. O neozelandês foi segundo e viu Josef Newgarden e Alexander Rossi ficarem bem para trás com alguns problemas no misto do IMS.
Relacionadas
As zebras apareceram com força do terceiro ao sexto lugar. Jack Harvey beliscou o primeiro pódio da carreira e primeiro da Meyer Shank em grande atuação no final de semana todo. Nos giros derradeiros, ainda aguentou improváveis investidas de Matheus Leist, que fez o primeiro top-10 na Indy com ajuda da chuva, mas excelente performance.
A dupla da Carpenter veio logo atrás. Spencer Pigot conseguiu superar Ed Jones no fim e chegou em quinto, enquanto Will Power salvou apenas um sétimo lugar com uma Penske que sofreu, apesar da vitória maiúscula de Pagenaud. Felix Rosenqvist, Graham Rahal e Santino Ferrucci completaram o top-10.
Newgarden largou no meio do grid, mas fazia uma prova bem interessante em estratégia e tinha tudo para brigar nas primeiras posições. Só que a Penske demorou para colocar os pneus de chuva e Josef foi de quinto para 19º, conseguindo se recuperar até apenas a 15ª colocação.
Rossi teve uma prova tenebrosa. Logo na largada, o americano foi tocado por Pato O'Ward e bateu, perdendo um monte de voltas e saindo do misto de Indianápolis bem comprometido no campeonato.
Confira como foi o GP de Indianápolis
A largada para o GP de Indianápolis aconteceu pontualmente às 16h50 (em Brasília). Felix Rosenqvist saiu bem e abriu, enquanto Jack Harvey fez um grande trabalho para superar Scott Dixon. Apesar da pista seca, algumas poucas gotas caíam, com a previsão dando possibilidade de chuva.
Patricio O'Ward was penalized for avoidable contact at the start.
He gets into Alexander Rossi as the green flag was dropped on the #INDYCARGP on @NBC. @IMS IndyCar?ref_src=twsrc%5Etfw">@INDYCAR pic.twitter.com/pWkkOTq2hk
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 11, 2019
O mexicano recebeu um drive-through minutos depois, mas nada que mudasse a cotação do dólar na prova e nem que fizesse o vice-líder do campeonato voltar para a disputa. Josef Newgarden teve mais sorte e saltou para 12º, enquanto Spencer Pigot foi o nome da largada, pulando para sétimo.
Another caution ✅
Rain moving in ✅
This is about to get real interesting ?#INDYCARGP // IndyCaronNBC?ref_src=twsrc%5Etfw">@IndyCaronNBC pic.twitter.com/xUeImJic9D— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 11, 2019
Harvey tocou em Herta na primeira curva e o americano rodou, mas o toque mais forte veio mais atrás, com Hinch carimbando Hunter-Reay, que ainda deu uma batidinha em Herta, que estava ali parado. Nova bandeira amarela e poucas mudanças além de Dixon na ponta.
After throwing on the rain tires, @h3lio spun coming out of the pits.
This will mix things up again with 23 laps left at @IMS. #INDYCARGP // #ThisIsMay pic.twitter.com/jYpxyJmkEQ
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 11, 2019
Helio foi o segundo a colocar pneus de chuva, só que voltou para a pista e já rodou ali mesmo, parando na brita. Era claro que viria a amarela, mas a direção de prova deixou que todos parassem. Alguns como Dixon, Pigot e Harvey foram de pneus de chuva, mas Newgarden, Rosenqvist, Jones e outros optaram por pneus de pista seca. Poucos foram os que ficaram na pista, mas viraram líderes com amarela na ordem que tinha Pagenaud, Rahal, Ferrucci, Newgarden, Power, O'Ward, Hinch, Dixon, Harvey e Pigot.
The winning move. What a drive, @simonpagenaud ?#INDYCARGP // #ThisIsMay pic.twitter.com/piKGPkvefs
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) May 11, 2019
Apesar da diferença desabar, a impressão que dava é que Dixon estava seguro em primeiro, mas Pagenaud estava com a faca entre os dentes. Os dois até trocaram tintas e o francês, com maestria, foi para a dianteira com duas voltas para o final, mostrando todo seu talento na chuva.
No fim, Leist ainda pressionou bastante Harvey, mas teve de se contentar com a quarta colocação. Logo atrás, Pigot foi para cima de Jones e levou a melhor no duelo interno pelo quinto posto.
Indy, GP de Indianápolis, Classificação final:
1 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 85 voltas | |
2 | S DIXON | Ganassi Honda | +2.047 | |
3 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | +3.768 | |
4 | M LEIST | Foyt Chevrolet | +5.438 | |
5 | S PIGOT | Carpenter Chevrolet | +6.094 | |
6 | E JONES | Carpenter Chevrolet | +7.103 | |
7 | W POWER | Penske Chevrolet | +7.585 | |
8 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | +8.708 | |
9 | G RAHAL | RLL Honda | +9.180 | |
10 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | +12.720 | |
11 | S BOURDAIS | Dale Coyne Honda | +16.613 | |
12 | Z VEACH | Andretti Honda | +19.615 | |
13 | M ANDRETTI | Andretti Honda | +26.999 | |
14 | T SATO | RLL Honda | +28.035 | |
15 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +28.460 | |
16 | J HINCHCLIFFE | SPM Honda | +28.640 | |
17 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | +29.122 | |
18 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | +32.046 | |
19 | P O'WARD | Carlin Chevrolet | +1:12.040 | |
20 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | +2 voltas | |
21 | H CASTRONEVES | Penske Chevrolet | +2 voltas | |
22 | A ROSSI | Andretti Honda | +4 voltas | |
23 | C HERTA | Harding Honda | +70 voltas | NC |
24 | M ERICSSON | SPM Honda | +74 voltas | NC |
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo
O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante. Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível. |