Pilotos detonam Indy e Newgarden por relargada polêmica em Gateway: “Muito sujo”

Colton Herta, Álex Palou e Alexander Rossi apontaram que Josef Newgarden merecia ser punido por alternar ritmo antes de relargada em Gateway

Alexander Rossi decolou após acertar Will Power na relargada. Ambos culparam Newgarden (Vídeo: IndyCar)

Colton Herta, Álex Palou e Alexander Rossi criticaram a postura de Josef Newgarden durante a penúltima relargada do GP de Gateway, quando faltavam dez voltas para o final da etapa da Indy. Os pilotos alegam que o #2 não manteve o ritmo constante antes da bandeira verde, o que gerou um efeito-sanfona no grid. Como consequência, o representante da McLaren acertou a traseira de Will Power, obrigando a direção de prova a paralisar a prova com bandeira vermelha.

De imediato, um dos mais descontentes foi Power. Enquanto os carros voltavam aos boxes em decorrência da interrupção da corrida, o australiano pulou a mureta que divide a pista e apontou o dedo médio para Newgarden, que venceu a etapa. Durante entrevista, o #12 disse que o companheiro “foi quem errou mais” no episódio.

Na sequência, Bryan Herta, estrategista de Kyle Kirkwood e pai de Colton, vociferou contra a Indy pela falta de punição a Newgarden. O dirigente foi além e disparou: “O que estou dizendo é que há um sentimento crescente no paddock de que não há igualdade de condições. Um cara [Newgarden] causou um acidente de três carros enquanto segurava o pelotão e não é punido”. Vale destacar que Colton cruzou a linha de chegada na quarta posição, mas caiu ao quinto posto por uma sanção sofrida — a direção de prova alegou que o norte-americano fez bloqueio ilegal na disputa contra Linus Lundqvist.

De acordo com o regulamento da Indy, mais especificamente no artigo 7.1.1.3, “o líder é obrigado a manter o ritmo até chegar à zona de reaceleração designada pela Indy. Quando o líder acelerar à velocidade de de corrida, a bandeira verde será então acionada”. Nesse ponto também existe outra polêmica além do ritmo supostamente inconstante, pois a transmissão da etapa deste sábado deixou claro que a verde foi agitada antes de Newgarden ter dado o pé no acelerador.

Colton Herta (Foto: IndyCar)

Não foi somente Power que reclamou do bicampeão da Indy durante a corrida. Colton Herta esbravejou também via rádio. “Aquilo poderia gerar uma punição. Foi muito sujo”, disse o representante da Andretti, assim que o lance aconteceu. “Foi inacreditavelmente mal”, respondeu Rob Edwards, estrategista do norte-americano e chefe de operações do time.

Fora da adrenalina da corrida e de cabeça mais fria, Colton atenuou o discurso, mas continuou pedindo punição a Newgarden. “Não posso dizer se foi Josef ou Scott [McLaughlin], mas foi um deles. Scott reduziu e eu freei. Acho que Power não me acertou por pouco, embora tenha feito um trabalho muito bom de não me tocar, pois tive de me ligar muito rapidamente”, declarou.

“Se ele [Newgarden] fez [o brake-test], não deveria estar tudo ok, pois importa o que ele fez. Geralmente, os efeitos-sanfona são responsabilidade do líder. Sendo o terceiro carro na fila, parecia que vinha dele”, completou o vice-líder do campeonato da Indy.

Álex Palou, quarto colocado na corrida deste sábado (17), também se manifestou questionando a legalidade do procedimento adotado por Newgarden. O bicampeão da Indy explicou que é complicado para o pelotão reagir à diminuição do ritmo por parte do líder.

Álex Palou (Foto: IndyCar)

“Não estava constante [a velocidade]. O problema é que, se você está avançando e aumentando a velocidade, todos estão prontos e, talvez, perto de colocar a segunda marcha. De repente, se tiver alguma verificação de freio, não estamos preparados para reduzir marcha e frear. A expectativa é acelerar”, pontuou Palou.

“Não sei se [Newgarden] freou ou apenas deixou de acelerar, mas com certeza [fez algo]. A velocidade, certamente, estava inconstante. Acho que deveria ter outra [relargada], mas quando se gera uma vermelha, então penso que deveria ter punição”, prosseguiu o líder do campeonato da Indy.

Envolvido no acidente que trouxe a bandeira vermelha, Rossi lamentou o abandono na 13ª etapa na temporada 2024 da Indy e também criticou a ação de Newgarden.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Newgarden roda, mas dá volta por cima e vence etapa de Gateway da Indy

Alexander Rossi decolou após acertar Will Power na relargada (Foto: Reprodução)

“Estou desapontado com esse resultado. Não sei o que alguém pode fazer nessa situação, com o líder freando e parando o grid. Isso foi de partir o coração da equipe, pois tivemos uma grande corrida e poderíamos terminar facilmente no top-5 ou melhor”, finalizou.

Indy retorna já no próximo fim de semana com a etapa de Portland, no Oregon, marcada para o próximo domingo (25), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.