Power inocenta Malukas e Newgarden após dia de fúria em Gateway: “Vi que errei”

Will Power tinha gritado com David Malukas após toque entre ambos e acusado Josef Newgarden de ter feito brake-test durante penúltima relargada em Gateway

Will Power foi um dos personagens do GP de Gateway, disputado no último sábado (17). Antes da bandeira quadriculada, o australiano arrumou confusão com David Malukas e Josef Newgarden, gritando com um e mostrando o dedo médio ao outro. Dias após a corrida da Indy, o representante da Penske reconheceu que errou e aparou as arestas com os adversários.

Com 20 voltas para o final, Power e Malukas se acertaram na pista durante a disputa da quarta colocação, que poderia ser a liderança virtual da prova, visto que os três primeiros — Newgarden, Scott McLaughlin e Colton Herta — teriam de ir aos boxes. O representante da Meyer Shank colocou por dentro, mas foi espremido pelo rival e parou no muro.

Durante a entrevista à transmissão da Indy, Malukas, com lágrimas nos olhos e visivelmente abatido, revelou que foi conversar com Power, mas acabou sendo recebido aos gritos.

“Vi que estava errado assim que assisti ao replay. Liguei para o Malukas e disse: ‘cara, eu que te acertei. Não pensei que fiz aquilo. Minha culpa'”, revelou Power à revista norte-americana Racer.

Malukas leva toque de Power e bate no muro da curva 1 no GP de Gateway da Indy (Vídeo: IndyCar)

O próprio Malukas confirmou que está tudo bem entre eles. “Will me cumprimentou. Foi muito engraçado e sarcástico. Está tudo bem. Ele disse: ‘Fui um idiota. Sinto muito.’ Meus seguidores estavam dizendo algumas coisas horríveis sobre ele. Combinei que quando nos encontrarmos em Portland, vamos tirar uma foto juntas para dizer que está tudo bem, não estamos brigados”, comentou.

Power também inocentou Newgarden, a quem tinha responsabilizado pelo acidente que o obrigou a abandonar a prova. No último sábado (17), o australiano chegou a mostrar o dedo médio para o companheiro de Penske e acusou o bicampeão da Indy 500 de ter alternado o ritmo na penúltima relargada de prova, o que teria induzido Alexander Rossi ao erro — o piloto da McLaren acertou em cheio a traseira de Power. As pazes entre os colegas de equipe foi feita na segunda-feira após a corrida.

“Estava em um barco com ele [Newgarden] e fizemos wakeboard. Está absolutamente tudo bem. Não fico bravo por muito tempo. Josef não fez brake-test. O que causou tudo é que todas as relargadas foram entre as curvas 3 e 4, mas ele estava na reta principal. Porém, manteve o ritmo. Nas pequenas brechas é que todo mundo tenta ganhar nas relargadas”, declarou Power.

“Sabia que seria acertado por ter acelerado por um segundo, achando que tinham relargado. Por pouco não acertei a traseira do Herta. Rossi deve ter pensado a mesma coisa, pois eu tinha ido. Ele continuou e passou por cima de mim”, completou.

Will Power mostra dedo médio a Josef Newgarden em Gateway(Foto: Reprodução)

Power, agora com a cabeça fria, explicou que Newgarden não fez nada de errado, que apenas optou por relargar tarde, algo que o regulamento da Indy permite. O campeão da categoria em 2014 e 2022 indicou que o caos gerado foi um incidente de corrida e também relembrou que foi o causador da amarela em questão.

“Isso acontece quando você relarga muito tarde. [Newgarden] não me tirou [da corrida]. Apenas foi uma relargada maluca. Atualmente, o líder não precisa partir quando dá a bandeira verde. É um saco quando se está atrás do pelotão e isso acontece, pois o cara de trás acha que deu verde e o pessoal começa a se acertar na pista”, disse Power.

“Ele apenas relargou tarde, o que é permitido, e todo mundo fica desesperado na última relargada. Todos os ingredientes estavam ali para isso. Obviamente que fiquei chateado depois da corrida, pois foi um bom resultado jogado fora, mas sempre revejo o que posso fazer melhor. Se não tivesse gerado a amarela com o Malukas, não estaria naquela situação na relargada”, encerrou.

Indy retorna já neste fim de semana com a etapa de Portland, no Oregon, marcada para o próximo domingo (25), com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 LEIA TAMBÉM: Power cutuca F1 e defende disputa interna na Penske: “Aqui não tem jogo de equipe”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.