Power lidera treino movimentado e quente em Indianápolis. Ferrucci é segundo
O favoritismo não ficou claro no único treino livre no misto de Indianápolis. Melhor para Will Power, especialista na pista, que ficou com a primeira posição
O equilíbrio marcou o único treino livre para o GP de Indianápolis, realizado nesta sexta-feira (3). Com muitas trocas de liderança durante toda a sessão, quem fechou na ponta foi um especialista da casa. O australiano Will Power, da Penske, que já venceu e etapa em três oportunidades diferentes, foi o mais rápido ao anotar 1min09s948.
A segunda posição ficou com Santino Ferrucci, da Dale Coyne, que apesar de mostrar dificuldades no começo e até ser punido por um acidente com Ryan Hunter-Reay, mostrou ritmo bom nas voltas rápidas. A Ganassi seguiu forte, mas agora com Marcus Ericsson, o terceiro colocado.
Relacionadas
Vencedor da etapa no Texas e líder do campeonato, Scott Dixon fez treino discreto, mas ficou com a quinta posição, atrás de Patricio O’Ward e à frente de Ryan Hunter-Reay, Simon Pagenaud, Felix Rosenqvist, Spencer Pigot e Oliver Askew, que finalizaram o top-10.
Atual campeão, Josef Newgarden teve pouco destaque durante a atividade, ficando com um modesto 12º lugar.
Confira como foi o treino livre do GP de Indianápolis:
A sessão começou com praticamente o grid inteiro dando voltas de instalação no traçado. A primeira volta cronometrada foi anotada pelo inglês Max Chilton, único representante da Carlin no evento, que anotou 1min22s425. Com 10 minutos completados, Zach Veach, da Andretti, assumiu a liderança com 1min14s355.
Veach e Graham Rahal foram os primeiros a entrarem na casa do 1min13s, formando o top-2. Os estreantes Álex Palou e Rinus VeeKay também entraram no mesmo ritmo.
Pole em 2019, Felix Rosenqvist deu sequência ao bom ritmo que vem apresentando em 2020, liderando a sessão na marca de 20 minutos com 1min12s334. Pato O’Ward colocou a McLaren em segundo, com Colton Herta, da Andretti, em terceiro. Em seguida, Rosenqvist virou um forte 1min11s879, ampliando a liderança, agora com Marcus Ericsson e Ryan Hunter-Reay na cola.
Candidatos ao título, Alexander Rossi, Josef Newgarden, Simon Pagenaud e o líder do campeonato Scott Dixon começaram a aparecer, colocando voltas rápidas e aparecendo no top-10, mas sem alcançar Rosenqvist.
Com um terço de sessão completada, o top-10 era formado por Rosenqvist, Pagenaud, Newgarden, Takuma Sato, Dixon, Rossi, Hunter-Reay, Ericsson, Rahal e Jack Harvey, que segundos depois colocou sua Meyer Shank na sétima posição.
Estreando na temporada 2020 pela Citrone Buhl, equipe parceira da RLL, Spencer Pigot assumiu a segunda posição ao anotar 1min12s162, se tornando o único piloto do grid a ficar menos de 0s300 atrás do líder Rosenqvist.
A liderança do treino livre teve uma mudança com 52 minutos restantes, mas se manteve com a Ganassi. Marcus Ericsson colocou 1min11s817 na tabela e tomou a ponta. Quem surpreendeu foi Rinus VeeKay, que esteve no fundo da lista durante praticamente o tempo inteiro, mas anotou o segundo tempo, formando um top-3 europeu.
Max Chilton e Pato O’Ward assumiram as duas primeiras posições antes da primeira bandeira vermelha da sessão. Santino Ferruci tocou Ryan Hunter-Reay na curva 7. O campeão da temporada 2012, que estava em 17º parou na grama e o treino foi interrompido por quatro minutos.
Pouco tempo após o retorno, Oliver Askew, da McLaren, tomou a primeira posição. Com 31 minutos restantes, nova bandeira vermelha, agora por causa de Sage Karam, da Dreyer & Reinbold. O americano perdeu o ponto de frenagem na curva 12, utilizou a área de escape, mas o carro parou. Ele ocupava a 25ª colocação, à frente apenas de Dalton Kellett.
A atividade foi reiniciada com 25 minutos restantes. Pilotos como Rahal, Hunter-Reay, Daly, Pigot, Newgarden, Herta e Rossi melhoraram seus tempos de cara, se posicionando no top-10, mas sem tirar Askew do primeiro posto.
No início das simulações de classificação, a liderança foi trocando de mãos volta após volta. Primeiro foi Pigot, depois Hunter-Reay, Power, VeeKay e Rosenqvist.
Ryan Hunter-Reay retomou a ponta com 10 minutos restantes de sessão, mas rapidamente foi superado por Ferrucci, Ericsson e O’Ward, que passaram a formar o top-3.
No fim, Will Power, três vezes vencedor do GP de Indianápolis, mostrou a força da Penske para liderar a sessão com 1min09s948. O top-10 foi fechado por Ferrucci, Ericsson, O’Ward, Dixon, Hunter-Reay, Pagenaud, Rosenqvist, Pigot e Askew.
Indy 2020, GP de Indianápolis 1, Treino livre:
1 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:09.949 | 30 | |
2 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 1:10.124 | +0.175 | 21 |
3 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:10.165 | +0.216 | 28 |
4 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:10.187 | +0.238 | 29 |
5 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:10.205 | +0.256 | 25 |
6 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 1:10.285 | +0.336 | 25 |
7 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet | 1:10.313 | +0.364 | 27 |
8 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 1:10.362 | +0.413 | 29 |
9 | S PIGOT | RLL Honda | 1:10.363 | +0.414 | 23 |
10 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | 1:10.364 | +0.415 | 30 |
11 | C HERTA | Andretti Honda | 1:10.385 | +0.436 | 17 |
12 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:10.386 | +0.437 | 26 |
13 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 1:10.455 | +0.506 | 24 |
14 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 1:10.486 | +0.537 | 30 |
15 | A ROSSI | Andretti Honda | 1:10.520 | +0.571 | 21 |
16 | T SATO | RLL Honda | 1:10.538 | +0.589 | 25 |
17 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:10.606 | +0.657 | 36 |
18 | M CHILTON | Carlin Chevrolet | 1:10.611 | +0.662 | 26 |
19 | G RAHAL | RLL Honda | 1:10.685 | +0.736 | 31 |
20 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:10.694 | +0.745 | 26 |
21 | Z VEACH | Andretti Honda | 1:10.709 | +0.760 | 27 |
22 | A PALOU | Dale Coyne Honda | 1:10.886 | +0.937 | 26 |
23 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 1:10.980 | +1.031 | 25 |
24 | J HINCHCLIFFE | Andretti Honda | 1:11.227 | +1.278 | 26 |
25 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | 1:11.448 | +1.499 | 42 |
26 | S KARAM | DRR Chevrolet | 1:11.617 | +1.668 | 28 |