Prema “investiga” Indy e cogita expansão para Estados Unidos

Uma das maiores forças do automobilismo europeu, a Prema está considerando expandir suas operações e ter uma equipe na Fórmula Indy

A Prema está analisando a possibilidade de montar sua própria equipe na Indy. O time italiano, que costuma dominar as categorias de base de monopostos na Europa, também possui operações em competições de turismo e endurance. De acordo com a revista americana Racer, um representante da equipe confirmou que estão “investigando” a criação de um progama na Fórmula Indy.

Vencedora em quatro das últimas oito temporadas na Fórmula 2, a Prema tem vários graduados com passagem pela categoria americana. No grid atual, Marcus Armstrong e Felix Rosenqvist pilotaram pela equipe na Europa, além de outros nomes como Ryan Briscoe, Stefano Coletti, Callum Ilott e Charlie Kimball, que hoje não estão mais na Indy.

Caso o projeto de fato se consolide, a Prema seguiria o caminho da Carlin, outra grande equipe de monopostos europeia que se expandiu para os Estados Unidos em 2015. O time britânico chegou a vencer o campeonato da Indy Lights em 2016 e dois anos depois iniciou sua trajetória na Indy, que durou quatro anos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Felix Rosenqvist foi campeão com a Prema em 2015 (Foto: IndyCar)

Também de acordo com a Racer, a equipe italiana teria recrutado Piers Phillips, ex-executivo da McLaren e da Rahal Letterman, para auxiliar na empreitada, que não aconteceria antes de 2025. O movimento inclusive já começou a chamar a atenção de pilotos do grid, como Rosenqvist, um velho conhecido.

“Seria um sonho tornado realidade”, disse Felix à RACER. “Eu me reuniria com meus velhos amigos de lá. Corri com eles em 2008 numa corrida em Spa e em 2015, quando ganhámos juntos o campeonato da Fórmula 3 Europeia. Eles são incríveis. É a melhor equipe da Europa fora da Fórmula 1. Se eles viessem para cá, seriam uma força a ser respeitada”, concluiu o piloto sueco.

A Indy tem atraído olhares de equipes. Além da Prema, outros dois times, a Pratt Miller e a Abel, estariam interessadas em participar da principal categoria de monopostos americana.

A temporada de 2024 da Indy se inicia no dia 10 de março, com o GP de St. Pete.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.