Grosjean explica ausência de ataque em Kirkwood: “Coisa inteligente a se fazer”

Romain Grosjean exaltou a performance do companheiro de equipe, Kyle Kirkwood, que venceu o GP de Long Beach, e defendeu a decisão de manter a segunda posição nas últimas voltas

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean ficou, mais uma vez, próximo de sua primeira vitória na Indy. Neste domingo (16), no GP de Long Beach, o francês foi superado pelo companheiro de equipe, Kyle Kirkwood, e terminou em segundo, a 0s990 de distância para o americano.

Embora o dono #28 tenha ficado frustrado por ter deixado escapar a chance, principalmente com a distância curta nas últimas voltas, ele preferiu exaltar o trabalho de Kirkwood ao longo de todo o fim de semana na Califórnia e se disse contente por ter terminado no pódio.

“Eu disse a Kirkwood no carro que estou muito feliz por ele. Obviamente, gostaria de estar na posição dele agora, mas ele fez uma corrida incrível, como um campeão, e [foi bem] o fim de semana inteiro. Tentamos tudo o que podíamos do nosso lado, mas não foi fácil, tiveram algumas situações, então não pudemos realmente atacar. Acho que o carro poderia ter sido um pouco melhor aqui e ali, mas é bom estar em segundo, estamos em alta agora”, disse Grosjean em entrevista à emissora americana NBC.

A vitória do jovem de 24 anos passou diretamente pela estratégia adotada pela Andretti, que o mandou para os boxes depois de todos os concorrentes, na volta 54. A tática utilizada para o americano era a que Grosjean desejava fazer, mas ele reconheceu que o trabalho em equipe “vem antes de tudo”.

“Eu sabia que não ia dar certo [parar antes, na volta 53] e estava tentando fazer uma volta a mais do que ele [Kirkwood], mas acho que protegemos a equipe, o que foi a coisa inteligente a se fazer. Então, estar em primeiro e segundo, isso é mais importante do que qualquer coisa para nós. Eu gostaria que fosse o contrário, mas como eu disse, não mereci este fim de semana”, reconheceu o francês.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Romain Grosjean teve de diminuir o ritmo nas últimas voltas para economizar combustível (Foto: Joe Skibinski / Indy)

Grosjean ainda revelou que queria usar o restante do seu push-to-pass nas últimas voltas, mas a instrução da Andretti fez ele diminuir o ritmo para economizar combustível – o que praticamente confirmou a vitória de Kirkwood.

“Eu pensei: vou apertar o botão duas vezes sem parar até a última volta, faltavam 28 na última volta e fiquei tipo ‘ah, isso é difícil, mas é o que é’. Corrida de cautela, então eu deveria ter usado antes”, lamentou o #28.

“Isso não significa que eu não tentei atacá-lo [Kirkwood], não tentei vencer, apenas fiquei longe de problemas e fizemos o que tínhamos que fazer. Não foi fácil economizar tanto combustível e por tanto tempo. [Josef] Newgarden estava atrás de nós e na mesma situação. Então, fizemos um bom trabalho e estou feliz pela Honda, feliz pela DHL [patrocinadora] e pelos patrocinadores, mas no geral, mais feliz por mim”, finalizou.

Com o segundo lugar em Long Beach, Grosjean fechou o fim de semana na sétima colocação da classificação com 71 pontos, a 39 do líder Marcus Ericsson, da Ganassi. A Indy retorna em 30 de abril com o GP do Alabama, no circuito de Barber. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.