Ferrucci festeja pole em Portland e cava renovação com Foyt: “Espero que eu fique”
Santino Ferrucci cravou pole do GP de Portland e encerrou jejum de dez anos da Foyt sem largadas na primeira posição
Santino Ferrucci surpreendeu ao cravar a pole-position do GP de Portland neste sábado (24), desbancando Will Power, piloto que mais largou na posição de honra na história da Indy, e Álex Palou, líder e perto de ser tornar tricampeão. Parte de uma estrutura que fez a Foyt dar um salto na temporada de 2024, o norte-americano aproveitou a oportunidade para pedir a renovação de contrato.
Para este ano, a Foyt iniciou uma parceria técnica com a Penske, que aportou engenheiros na esquadra chefiada por Larry Foyt, além de que ambas equipes compartilham dados e acertos ao longo dos finais de semana. Aproveitando de carros cada vez melhores ajustados, Ferrucci tem sido muito importante para tirar o time do fundo do pelotão e ocupar as primeiras posições — algo que Sting Ray Robb, seu companheiro, não conseguiu.
Em 2023, Ferrucci terminou o campeonato na 19ª posição, com 214 pontos. Com a pole deste sábado, o estadunidense subiu ao décimo posto, chegando a 250 tentos restando quatro corridas para o fim do ano. Pela lógica, a renovação de contrato entre as partes parece ser óbvia, mas pode até não acontecer. O GRANDE PRÊMIO apurou que a Penske pretende fazer da Foyt uma espécie de equipe de desenvolvimento. A contratação de David Malukas já faria parte dessa movimentação, algo que o próprio Ferrucci sugeriu ao longo da semana. O atual representante do #14 possui um perfil polêmico, o que não agrada muito Roger Penske.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Herta encara ‘missão Franchitti 2010’ para impedir tri de Palou e levar título na Indy
No entanto, dentro da pista, Ferrucci tem representado a ponto de tirar o time do jejum de dez anos sem poles — a última foi na segunda corrida de Detroit em 2015, registrada por Takuma Sato. Além de pedir a continuidade do contrato, o piloto enalteceu todo trabalho desenvolvido ao longo do ano pela Foyt. Agora sonha em cumprir já neste domingo (25) a meta que estabeleceu para o restante do campeonato: “um pódio e uma vitória”.
“Não é segredo o quanto temos trabalhado duro nesse ano. Larry e todo time tem trabalhado bastante. Minha primeira pole da carreira na Indy. Foi uma grande classificação, senti que tudo estava sensacional, com velocidade. Me sinto incrível com o que fizemos hoje. Não consigo agradecer ao que esse time fez hoje. Conseguimos!”, declarou Ferrucci.
“[Significa] tudo! Espero que eu permaneça no próximo ano. Larry tem construindo grandes coisas nesse time, tenho muito orgulho do que ele tem feito. Mal posso esperar pelo o que poderemos fazer no futuro. Merecemos. Último circuito misto da temporada e fiz a pole. Que venha um pódio, quem sabe no lugar mais alto”, encerrou.
O GP de Portland da Indy acontece neste domingo (25) com largada marcada para às 16h20 (de Brasília, GMT-3), com cobertura do GRANDE PRÊMIO e transmissão no Brasil por TV Cultura, ESPN e Disney+.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.