Sato comemora recuperação “fantástica” com 10º lugar em St. Pete

Após ser acertado por Romain Grosjean em treino livre, Takuma Sato valorizou a recuperação em St. Pete que rendeu a 10ª colocação na bandeira quadriculada

GUIA INDY 2022: FAVORITOS, NOVATOS E EXPECTATIVAS

O primeiro final de semana oficial de Takuma Sato como piloto da Dale Coyne foi marcado por muitas emoções em St. Pete. No sábado, durante o segundo treino livre, o japonês foi abalroado em acidente protagonizado por Romain Grosjean, da Andretti, e teve o carro comprometido para classificação. Entretanto, o cenário melhorou consideravelmente e o piloto asiático terminou em 10º lugar a prova que marcou a abertura da temporada 2022 da Indy.

O final de semana em St. Pete estava ensolarado, mas para o piloto do carro #51 o ambiente demorou para ficar agradável. As dificuldades começaram no sábado pela manhã, quando levou uma pancada na traseira após batida de Grosjean, em acidente que irritou o duas vezes vencedor das 500 milhas de Indianápolis.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Programação das corridas do fim de semana na TV e no streaming: 4 a 6 de março

“Eu não sei o que ele estava pensando”, questionou. “Ele podia ver claramente os carros à frente, não consigo entender. Eu vi ele andando rápido, mas tinha um carro na minha frente e na minha esquerda, então não tinha como ir para lugar nenhum”, acrescentou.

Romain Grosjean acertou a traseira de Takuma Sato durante o TL2 (Vídeo: Reprodução)

Os mecânicos conseguiram ajustar o carro a tempo de Sato participar da classificação. Porém, mesmo com os pneus vermelhos, os mais macios, o veterano piloto não apresentou uma performance competitiva e registrou apenas o 22º melhor tempo. Largando do pelotão de fundo, o japonês estava diante de uma corrida de recuperação para garantir bons pontos.

E o melhor desempenho apareceu em St. Pete. Sato apresentou um ritmo mais constante no circuito de rua e terminou a corrida de estreia da temporada entre os dez primeiros. “Começamos perto do final do grid e fomos subindo gradualmente. Tivemos uma largada divertida, subimos alguns lugares e tivemos um desempenho sólido em todos os stints”, comemorou.

O piloto de 45 anos também exaltou o trabalho da equipe no final de semana. “Os meninos fizeram um trabalho fantástico.Tivemos um fim de semana difícil para começar e a classificação não foi ideal”, salientou.

Takuma Sato foi 10º no GP de St. Pete (Foto: Indycar)

LEIA MAIS:

+Castroneves tem rosto gravado no troféu Borg-Warner por vitória na Indy 500 2021
+Melhor novato, Lundgaard exalta “resultado muito bom” em St. Pete

Com histórico positivo nas provas em St. Pete, o piloto da Dale Coyne enalteceu também o ritmo de corrida imposto pelo carro e já está ansioso para a próxima etapa, no Texas. “Tivemos o maior ritmo na corrida, então isso foi fantástico. Foi um grande esforço da equipe. Estou realmente ansioso para a próxima corrida no Texas. Estou me adaptando bem à equipe”, concluiu.

A segunda corrida da temporada 2022 da Indy acontece no próximo dia 20 de março, com os carros acelerando no oval de Fort Worth, no Texas.

QUEM SÃO OS NOVATOS COM CHANCE NA FÓRMULA 1 EM 2022?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.