Visando maior número de ultrapassagens, Sonoma muda traçado para etapa da Indy

Os responsáveis pela pista de Sonoma apresentaram um novo layout da pista californiana para a etapa da Indy, que acontece no fim deste mês, com o objetivo de aumentar o número de ultrapassagens

 

Os responsáveis pela pista de Sonoma revelaram nesta quarta-feira (1) um novo layout do traçado para a etapa da Indy, que acontece entre os dias 24 e 26 de agosto. O objetivo foi aumentar os pontos de ultrapassagem do circuito, uma das grandes críticas com relação à pista californiana. 

Ao todo, a pista sofreu três modificações mais sérias nas curvas 7, 8 e 9. As alterações seguiram as sugestões feitas pelos pilotos da Penske Will Power e Ryan Briscoe, do diretor da equipe da Carolina do Norte, Tim Cindric, além da consultoria de Mario Andretti e dos próprios comissários da categoria norte-americana.

Sonoma muda layout para corrida da Indy (Foto: Reprodução)

"Estas mudanças refletem quase um ano de estudo e consulta dos pilotos, engenheiros e comissários", afirmou Steve Page, diretor-geral do autódromo de Sonoma. "A combinação dessas novas curvas e das zonas de freadas com os novos e competitivos motores da Indy devem abrir consideravelmente a possibilidade de resultados melhores e já estamos ansiosos para ver como tudo vai ser na corrida daqui a poucas semanas", completou.

No novo traçado, a curva 7, agora feita à direita, foi substituída por um hairpin, criando um interessante ponto de freada, enquanto a saída da curva 9 foi alargada do lado esquerdo, onde também deve gerar uma zona de ultrapassagem.  A entrada da curva 11 ficou maior e também deve facilitar as manobras de troca de posições antes do haripin, da curva 12.

Por causa das alterações, a pista também ficou maior e a duração da corrida passou de 75 para 85 voltas.

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube