Volta no treino antes da classificação faz Castroneves ser o piloto mais rápido do século em Indianápolis

Com 373,558 km/h registrados no warm up deste sábado (16), Helio desbancou todos os tempos registrados na Indy 500 no século 21. A marca mais recente a superar a do brasileiro é de Eddie Cheever que, em 1996, chegou aos 375,142 km/h. Todavia, o ritmo do tricampeão não pôde ser apresentado na classificação, já que uma chuva forte interrompeu as atividades em Indianápolis

O sábado (16) em Indianápolis, recheado de tempestades e água, não permitiu que as posições do grid de largada fossem definidas. Mas isso não significa que os pilotos não puderam andar rápido. No warm up, que antecede o treino oficial, Helio Castroneves registrou 373,558 km/h e 38s548 no cronômetro. Com esse tempo, o brasileiro pode ser considerado o piloto mais rápido em Indianápolis no século 21.

O último piloto a conseguir um tempo melhor que o de Helio foi Eddie Cheever que, em 1996, marcou 375,142 km/h. Desde então, 19 anos atrás, a marca do americano segue imbatível.

Castroneves, o mais rápido do século, com o carro #3 da Penske (Foto: AP)
O recorde de Helio vem logo depois de um acidente terrível sofrido em um dos treinos livres para a Indy 500, na última quarta-feira (13). Na ocasião, o piloto do #3 rodou na curva 1 e, ao bater no muro, fez a traseira de seu carro sair do chão. O resultado foi uma das capotagens mais espetaculares dos últimos tempos.
Todavia, a recuperação não pôde ser apresentada na classificação, já que o clima impediu Castroneves de tentar repetir o ritmo recordista. Uma tempestade atingiu Indianápolis neste sábado (16), postergando todas as atividades planejadas para esta tarde.
 
Com isso, as atividades do Pole Day vão começar neste domingo, quando, às 11h (horário de Brasília), as posições do grid de largada para as 500 Milhas de Indianápolis começarão a ser definidas.
TENSÃO EM INDY

O momento mais aguardado da temporada da Indy chegou. Depois de cinco etapas em circuitos mistos em 2015, a categoria americana já está desde o início de maio no lendário Indianapolis Motor Speedway para a 99ª edição das 500 Milhas. E já neste final de semana, os pilotos se juntam em busca da pole mais importante do campeonato. A classificação para a formação do grid é feita em dois dias. O dono da posição de honra só será conhecido no domingo, depois do 'Fast Nine'. Só que os treinos da semana foram marcados por acidentes sérios, e isso colocou a Indy em alerta

A 25ª DA CARREIRA

Marc Márquez não foi para o treino classificatório do GP da França como favorito à pole, mas isso nunca fez diferença para o piloto da Honda. Na tarde deste sábado (16) em Le Mans, o espanhol voltou a mostrar sua tradicional boa performance e afastou a concorrência para garantir sua 25ª pole na MotoGP — a terceira na temporada 2015. Calçando a RC213V com um par de pneus macios, Márquez cravou 1min32s246 na melhor de suas nove voltas no treino classificatório e garantiu a posição de honra no grid 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.