Power levanta título da Indy com menos vitórias em uma temporada desde 1997

Feito de levar título da Indy com apenas uma vitória não acontecia desde 1997. Will Power venceu apenas em Detroit, mas conquistou outros oito títulos em 2022

POWER BICAMPEÃO DA INDY: A CORREÇÃO DE UMA INJUSTIÇA HISTÓRICA | GP às 10

Rei da regularidade na Indy em 2022, o australiano Will Power conquistou o segundo título na categoria e com uma marca curiosa. Com apenas uma vitória ao longo da temporada, o piloto da Penske teve o menor número de triunfos de um campeão desde Tony Stewart, na temporada 1996-97.

Antes de se tornar tricampeão da Nascar, Tony Stewart foi campeão da Indy Racing League quando o campeonato ainda estava em suas origens pós-ruptura com a CART e caminhava a pequenos passos. Na única vez em que o campeonato foi bianual, a temporada começou em agosto de 1996, e acabou terminando apenas em outubro de 1997.

Na temporada, Stewart, que competia pela Team Menard, venceu apenas uma das 10 etapas disputadas, em Pikes Peak. Porém, fez várias poles ao longo da temporada e foi o piloto que mais liderou voltas em 7 provas. Terminou o campeonato com 278 pontos, contra 272 de Davey Hamilton.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Will Power (Foto: Indycar)

LEIA MAIS: McLaren sugere novos carros e mais corridas na Costa Leste no calendário da Indy

De lá para cá, todos os campeões da Indy tiveram ao menos duas vitórias durante uma temporada. Os recordistas na IRL são Dan Wheldon, em 2005, e Scott Dixon, em 2008, ambos com seis. Pela Champ Car, Sébastien Bourdais venceu oito vezes na temporada 2007.

Power finalizou o 2022 da Indy com uma vitória conquistada no GP de Detroit, quando largou em 16º e acertou na estratégia para vencer. Com nove pódios na temporada, o australiano acabou fechando o campeonato com 16 pontos de vantagem para Josef Newgarden, levantando o título pela segunda vez.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.