Confira especificações técnicas do E21, carro da Lotus para a disputa da temporada 2013 da F1

Modelo apresentado na noite desta segunda-feira (28) é muito semelhante ao E20, com o qual Kimi Räikkönen venceu o GP de Abu Dhabi de 2012. O carro segue sendo empurrado pelo motor Renault

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Lotus E21

Chassi: moldado em fibra de carbono e alumínio em formato colmeia; monocoque construído pela Lotus F1 e projetado para ter força máxima com peso mínimo;

Suspensão dianteira: feita em fibra de carbono e triângulo acionados por sistema push-rod; conectado a uma barra de torção e amortecedores que são montados no interior da frente do monocoque; colunas verticais de alumínio;

Suspensão traseira: feita em fibra de carbono e triângulo acionados em sistema pull-rod; amortecedores montados na parte traseira do invólucro da caixa de câmbio. Colunas verticais de alumínio;

Rodas: OZ;

Transmissão: sete marchas, câmbio semiautomático feito em titânio mais ré; sistema ‘Quickshift’ em operação para melhorar a velocidade da troca de marchas;

Sistema de combustível: feito em Kevlar e reforçado por célula de combustível pela ATL;

Sistema de refrigeração: radiadores distintos de óleo e água localizados nos sidepods do carro e refrigerados com o fluxo de ar a partir do movimento do carro para a frente;

Centralina: padrão Microsoft;

Sistema de freios: discos e pastilhas de carbon. Pinças feitas pela AP Racing; cilindros feitos por AP Racing e Brembo;

Cockpit: assento do piloto removível e construído por composto de carbono; cinto de segurança de seis ou oito pontos; volante integra mudança de marchas, embreagem e ajuste da asa traseira;

Kers: gerador fornecido pela Renault Sport F1; unidade de controle eletrônico feita por Magneti-Marelli.

Lotus E21 será empurrado pelo motor Renault em sua última geração de 2,4 L V8 (Foto: Lotus)


Dimensões

Dianteira: 1450 mm
Traseira: 1400 mm
Comprimento total: 5088 mm
Altura total: 950 mm
Largura total: 1800 mm
Peso total: 642 kg, com piloto, câmeras e lastro


Motor: Renault RS27 – 2013

Configuração: 2,4 L (2400 cc)
Cilindros: 8 em V
Válvulas: 32
Peso: 95 kg
Ângulo em V: 90º
RPM: 18.000
Combustível e lubrificantes: Total
Potência: 750 cv
Pistões e bloco do motor: liga de alumínio
Virabrequim: nitrato de aço com contrapesos de liga de tungstênio
Bielas: liga de titânio
Sistema de aceleração: oito borboletas

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