Diretor confirma que McLaren não usa DRS passivo no MP4-28: “Não é simples fazê-lo funcionar”

Tim Goss afirmou que equipe não vai ter o sistema neste ano. Diretor esportivo, Sam Michael disse que é uma área ainda ser explorada pela F1, mas ainda é muito cedo para uma avaliação

A McLaren, com Jenson Button e Sergio Pérez, divulgou o MP4-28 nesta quinta-feira (31), carro que vai usar na nova temporada da F1. Com poucas diferenças para o modelo usado em 2012, o diretor de engenharia Tim Goss confirmou que o modelo não vai ter o DRS passivo e colocou a funcionalidade do sistema como fator fundamental para a escolha.

“Não é simples fazê-lo funcionar de maneira eficaz para dar um bom desempenho. Há perdas consideráveis em partes do carro e, como vocês viram, nenhuma das três equipes que testaram na última temporada usou isso nas corridas”, explicou o dirigente.

McLaren apresentou o novo carro nesta quinta-feira (31) (Foto: McLaren)

Diretor esportivo da equipe inglesa, Sam Michael reiterou a dificuldade em fazer o DRS passivo funcionar. “Eles são sensíveis e difíceis de trabalhar. É uma área que, com o tempo, vai ser mais explorada, mas estamos bem no começo disso. E há outros ganhos além desse”, explicou.

Buscando uma maneira de se sobressair dos rivais, a McLaren optou por não ter um degrau no bico do carro, diferente da Lotus, a primeira a lançar o carro nesta temporada. E segundo Goss, nenhuma equipe quer colocar um degrau no bico do carro.  

“Aerodinamicamente, você não iria colocar um degrau na superfície do bico por escolha. É um artifício do regulamento”, afirmou. “Se olharmos [o ganho], não é muito significativo. Mas você não colocaria um bico por escolha, isso não. Por isso, não colocamos”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.