54: Hamilton leva em Xangai e divide liderança com Vettel: o GP da China de 2017

Lewis Hamilton não tomou conhecimento das condições adversas da pista de Xangai e conquistou a primeira vitória da temporada 2017

O início da temporada 2017 da Fórmula 1 apresentou uma Ferrari mais competitiva. E os italianos surpreenderam a Mercedes logo de cara, ao vencer o GP da Austrália, numa boa sacada de estratégia. Por isso, quando o campeonato chegou à China, a equipe alemã queria a revanche. Importante lembrar aqui que Lewis Hamilton começou o ano com um novo companheiro de garagem: após o título no Mundial anterior, Nico Rosberg decidiu se aposentar, e isso abriu caminho para Valtteri Bottas.

Dito isso, Hamilton cravou a pole, com 1min31s678, batendo Vettel em 0s186. Bottas abriu uma segunda filga finlandesa, com Kimi Räikkönen em quarto.No domingo, a chuva deu as caras em Xangai e tornou as condições da pista incertas. O tempo melhorou, mas não a ponto de levar os líderes a largar com slicks.

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

Largada do GP da China (Foto: AFP)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O tricampeão manteve ponta, enquanto Seb sustentou o segundo lugar. Um safety-car virtual causado pelo estreante Lance Stroll levou os pilotos aos boxes para trocar intermediários por pneus de pista seca, Vettel entre eles. Hamilton seguiu com os compostos verdes.

Logo mais o safety-car ‘real’ seria acionado: Antonio Giovinazzi rodou em plena reta dos boxes e bateu. Hamilton foi aos boxes. Vettel, que já tinha feito uma parada, fez a segunda e caiu para quinto.

As voltas passavam, e Max Verstappen surgiu em segundo, andando até mais rápido que Hamilton. Enquanto isso, Vettel fazia ultrapassagem arrojada sobre Daniel Ricciardo e ficava em terceiro.

Verstappen andava bem, mas cometeu um erro e foi superado por Vettel. Tudo isso jogava a favor de Hamilton, correndo sozinho. Na volta 35, o tetracampeão ferrarista fez o terceiro pit-stop e colocava pneus macios para ir até o fim. Hamilton veio aos boxes na 37, fazendo a mesma estratégia.

No fim, o inglês venceu e empatou com Vettel na liderança do Mundial.

As vitórias de Lewis Hamilton na Fórmula 1 em imagens

(Foto: AFP)

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube