McLaren MP4-23: o carro do primeiro título de Hamilton na Fórmula 1 em 2008

A McLaren começou 2008 diferente: com a saída de Fernando Alonso, Heikki Kovalainen passou a ser companheiro de Lewis Hamilton. E o MP4-23 levou ambos à vitória, mas foi o inglês quem conseguiu o triunfo máximo: o primeiro título na Fórmula 1

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

A Fórmula 1 começou 2008 com regulamento quase idêntico ao de 2007. Isso, entretanto, não significava vida fácil para a McLaren no desenvolvimento do MP4-23. Depois do escândalo de espionagem do ano anterior, em que os britânicos copiaram informações confidenciais da Ferrari, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) inspecionou o novo modelo para garantir que todas as novidades eram realmente fruto do trabalho da turma de Woking.

As diferenças para o MP4-22 foram pequenas. O carro ganhou maior distância entre eixos, o que viraria tendência nos anos seguintes, e teve um redesenho na asa traseira. O rápido desenvolvimento aerodinâmico do período permitiu novidades como as ‘orelhas de dumbo’ na frente e a barbatana de tubarão na tampa do motor.

Arte: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!


O projeto foi assinado por Paddy Lowe, engenheiro-chefe e principal projetista da McLaren desde a saída de Adrian Newey em 2006. Neil Oatley, diretor de desenvolvimento, e Simon Lacey, diretor de aerodinâmica, foram outros nomes importantes no projeto. Como todos já estavam na equipe em 2007, não é exagero algum dizer que o MP4-23 foi apenas continuidade do MP4-22, que seria campeão do Mundial de Construtores caso não houvesse ‘Spygate’ e decorrente desclassificação da equipe.

O carro de 2008 também marcou o primeiro título de Lewis Hamilton na Fórmula 1.

Do McLaren MP4-22 ao Mercedes W11: os carros vencedores de Hamilton na F1

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube