Do McLaren MP4-22 ao Mercedes W11: os carros vencedores de Hamilton na F1

Lewis Hamilton alcançou a incrível marca de 91 vitórias na Fórmula 1, o que o colocou em igualdade a Michael Schumacher, antes o recordista absoluto. Mas nada disso seria possível sem ter nas mãos carros muito velozes, por isso o GRANDE PRÊMIO revisa todas as máquinas pilotadas pelo hexacampeão

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

Ao longo da carreira na Fórmula 1, Lewis Hamilton defendeu apenas duas equipes – ao menos até o momento. A estreia aconteceu pelas mãos da McLaren, em 2007. No ano seguinte, o inglês conquistaria o primeiro de seus seis títulos, em uma das decisões de campeonato mais emocionantes da história, em Interlagos. A partir de 2013, o britânico passou a correr com as cores da Mercedes. Com os alemães, Hamilton vive desde então um período de enorme sucesso, tirando proveito do domínio imposto pela esquadra a partir de 2014. Até agora, são cinco taças do mundo e 70 triunfos. E contando.

O primeiro carro de Lewis Hamilton na F1 foi o MP4-22 (Foto: Getty Images)

Aliás, a marca da estrela é uma constante na jornada do hexacampeão. Em todas as vitórias na maior das categorias, Hamilton sempre teve um motor da fábrica alemã empurrando seus carros. O vínculo com a esquadra de Woking, é certo, vem desde os 13 anos de idade, mas, mesmo naquela época, a Mercedes era a parceira da esquadra chefiada por Ron Dennis – assim como nos primeiros anos na F1. Portanto, os modelos guiados pelo britânico sempre tiveram o suporte dos homens de Stuttgart.  

E em todo esse tempo, Lewis quase sempre guiou carros vencedores – importante dizer que o piloto foi capaz de ganhar em todas as temporadas que disputou até aqui. Umas mais ou outras menos, é bem verdade, mas nunca deixou de frequentar o pódio. Por isso, o GRANDE PRÊMIO apresenta a partir desta segunda-feira (19) todas as máquinas pilotadas por Hamilton em seus 14 campeonatos na F1. Os bólidos ganharam uma análise de performance, além de toda a especificação técnica.

Originalmente, o W11 seria prata, mas a luta de Lewis Hamilton contra o racismo fez a Mercedes optar por uma pintura preta em 2020 (Foto: Mercedes)

A série especial, após o recorde de triunfos no Mundial, conquistado no GP de Eifel, começa com o carro da estreia, o MP4-22 da McLaren, e percorre a história até o quase imbatível W11 da Mercedes.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

McLaren MP4-22: o carro da estreia de Hamilton na Fórmula 1 em 2007

McLaren MP4-23: o carro do primeiro título de Hamilton na Fórmula 1 em 2008

McLaren MP4-24: o carro da defesa do título de Hamilton na Fórmula 1 em 2009

McLaren MP4-25: carro inovador rende vice de Construtores em 2010 com Hamilton

McLaren MP4-26: carro equilibrado e eficiente leva a novo vice entre Construtores em 2011

McLaren MP4-27: o último carro de Hamilton pela equipe inglesa em 2012

Mercedes W04: o carro da primeira temporada de Hamilton com equipe alemã em 2013

Mercedes W05: o carro do segundo título de Hamilton e da revolução na Fórmula 1

Mercedes W06: o carro do tri de Hamilton e da confirmação do domínio prata na Fórmula 1

Mercedes W07: o carro da rivalidade explosiva entre Hamilton e Rosberg em 2016

Mercedes W08: o carro do tetracampeonato de Hamilton na temporada 2017

Mercedes W09: o carro do pentacampeonato de Hamilton na Fórmula 1 em 2018

Mercedes W10: o carro do hexacampeonato de Hamilton em 2019

Mercedes W11: o carro preto que mudou a história de Hamilton e da Fórmula 1

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube