TT erra identificação, confirma morte de Chanal e diz que Lavorel está em estado grave

Após divulgar morte de Olivier Lavorel na última semana, organização do TT da Ilha de Man voltou atrás e indicou que piloto segue vivo — quem morreu, na verdade, foi seu companheiro de equipe, César Chanal

PASSE LIVRE A NAKAGAMI MOSTRA INCOERÊNCIA E PÕE EM XEQUE DIREÇÃO DE PROVA DA MOTOGP

A morte de Olivier Lavorel no último sábado (4), durante a disputa da corrida de Sidecar do TT da Ilha de Man, pode não ter acontecido. O fato bizarro se deu ainda durante a primeira volta da corrida, quando um carro se acidentou e o conjunto de Lavorel e César Chanal não conseguiu evitar a batida. Após divulgar a morte de Olivier, a organização voltou atrás nesta quarta-feira e informou que na verdade, César foi o competidor a falecer no incidente.

O TT da Ilha de Man soltou um comunicado nesta quarta informando o erro e explicando que houve um equívoco no protocolo de identificação dos pilotos. As primeiras informações davam conta de que Lavorel teria falecido e Chanal estaria em estado crítico no hospital, mas na verdade é Olivier quem ainda tenta se recuperar no hospital.

O comunicado ainda diz que a organização irá rever seus protocolos de identificação de pilotos após o erro e culpou a rápida remoção do piloto para o hospital como causa para o engano. Por fim, a nota oficial pede para que o público não faça especulações nas mídias sociais.

Conhecida como a competição de motociclismo mais perigosa do mundo, o TT da Ilha de Man já registrou nada menos do que três mortes em uma semana de realização em 2022. Em toda a história do evento, mais de 260 pilotos já perderam suas vidas. Na última quarta-feira, o primeiro a morrer foi Mark Purslow, seguido por Chanal no sábado e Davy Morgan na última segunda.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lavorel e Chanel se envolveram em acidente ainda durante a primeira volta da disputa (Foto: Reprodução/TT da Ilha de Man)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Abaixo, confira a nota na íntegra:

“No sábado, 4 de junho, durante a volta de abertura da primeira Corrida de Sidecar do TT da Ilha de Man 2022, um acidente na Ago’s Leap envolvendo o carro #21 de César Chanal e Olivier Lavorel resultou na morte de um dos competidores.

A corrida foi paralisada com a ativação da bandeira vermelha, e a equipe médica, o fiscal e os serviços de emergência foram imediatamente despachados para o local. Um dos competidores sofreu lesões e não suportou, e foi infelizmente declarado morto ainda na cena. O segundo competidor estava incosciente, com severas lesões.

O competidor machucado foi tratado ao lado da pista antes de ser transferido para o Hospital Noble, e então enviado por via aérea a um hospital especialista em Liverpool para receber tratamento. Um procedimento inicial de identificação foi conduzido usando protocolos estabelecidos e, aparentemente, resultaram em um erro de identificação.

Agora, acreditamos que era César Chanal que morreu na cena do acidente no sábado, 4 de junho. Olivier permanece em condição crítica e contina a receber tratamento. As duas famílias foram informadas.

Uma revisão do processo relativo à identificação de competidores será posta em prática no devido momento. Nossos pensamentos estão com a família e os amigos tanto de Olivier quanto de César neste momento realmente devastador.

Pedimos para que as pessoas não especulem nas redes sociais.”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.