De 14º a 4º: Martín assume surpresa com “ótima largada” na estreia na MotoGP no Catar

O piloto da Pramac celebrou a primeira largada na classe rainha do Mundial de Motovelocidade, mas reconheceu que cometeu alguns erros

Assista aos melhores momentos do GP do Catar de MotoGP (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Jorge Martín admitiu que ficou surpreso com a ótima largada que fez no GP do Catar de domingo (28). O piloto da Pramac pulou de 14º para quarto ainda nos primeiros metros da corrida, mas não conseguiu permanecer entre os ponteiros.

A largada é um dos pontos fortes das Ducati, já que além de contarem com um motor bastante potente, a fábrica de Borgo Panigale introduziu em 2021 um novo dispositivo holeshot. Antes, era possível baixar apenas a traseira da moto, mas agora também dá para modificar a altura da dianteira.

Jorge Martín foi um dos destaques da corrida em Losail (Foto: Pramac)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Além disso, Martín também foi muito bem na freada da curva 1, completando dez ultrapassagens para formar um 1-2-3-4 de Ducati.

“Estava um pouco nervosa antes da largada, mas, de qualquer forma, a largada foi ótima! Nunca esperei estar na quarta colocação! Eu esperava ultrapassar uma fila e ser nono ou décimo”, disse Martín. “Quando comecei a colocar as marchas, vi que a moto era super-rápida. Aí fiz uma ótima frenagem e passei outros cinco ou seis pilotos, então estava em quarto. Aí ultrapassei Zarco. Fiquei um pouco entusiasmado demais naquele momento! Mas eu estava em terceiro e foi bom estar lá por duas curvas”, comentou.

“Por um lado, foi ok, pois foi bom estar lá, aprendendo com os pilotos mais rápidos. Mas, por outro, ainda não era o meu lugar. Superaqueci um pouco o pneu e paguei por isso no fim da corrida”, ponderou. “Tomara que no futuro eu possa estar lá pela distância da corrida. Mas estar com o grupo foi ótimo”, considerou.

Jorge conseguiu manter o quarto lugar nas duas primeiras voltas, mas, aos poucos, foi despencando no pelotão. O titular da Pramac chegou a escorregar até 16º, brigou com Valentino Rossi, mas perdeu contato com o italiano antes de receber a bandeirada em 15º.

“Depois, eu estava batalhando com Valentino, que era meu ídolo quando eu era criança. Quase o bati, mas tive um momento com cinco voltas para o fim, quando estava na frente dele”, relatou. “Estou feliz. A equipe está feliz. Neste momento, só precisamos fazer voltas, aprender e melhorar”, avaliou.

“Uma coisa que aprendi nas primeiras voltas é que preciso estar um pouco mais calmo. Outra coisa é que estamos perdendo na saída de curva. Quando começo a acelerar, estou um pouco atrasado. Perco alguns metros ali”, apontou. “O bom é que estamos conscientes dos nossos problemas e onde podemos melhorar. Estou realmente ansioso pela próxima corrida, pois tenho um bom ritmo nesta pista e posso lutar no top-10”, concluiu.

Jorge Martín ganhou dez posições na largada em Losail (Vídeo: MotoGP)

GUIA MOTOGP 2021
⇝ MotoGP chega igual, mas diferente em campeonato condicionado por pandemia
⇝ Conheça quem são as equipes e pilotos para a temporada 2021 da MotoGP
⇝ Suzuki segue vida sem Brivio e tenta feito do bicampeonato na MotoGP em 2021
⇝ MotoGP volta com mistério: Marc Márquez retorna após três cirurgias? E como?
⇝ Honda aposta em encaixe de Pol Espargaró por encerramento de série de insucessos
⇝ Mir defende título da MotoGP para mostrar que conquista de 2020 não foi acaso
⇝ Quartararo precisará de regularidade e cabeça no lugar para substituir Rossi
⇝ Bastianini, Marini e Martín sobem para MotoGP com promessa de briga parelha
⇝ Yamaha rejuvenesce com Viñales e Quartararo e busca consistência na M1
⇝ Aos 42 anos, Rossi tem recomeço na MotoGP com SRT. Mas qual será o futuro?
⇝ Pol Espargaró tem chance da vida na MotoGP. Assustar Márquez é outra história
⇝ Equilíbrio também deve ser a marca nas categorias de apoio à MotoGP
⇝ Ducati faz mudanças arriscadas para deixar decepções de 2020 no passado
⇝ Aprilia ‘inventa’ Savadori e coloca tudo nas costas de Aleix Espargaró
⇝ VR46 dá primeiro passo na MotoGP ainda sem dizer se veio para ficar
⇝ Sucesso da Academia VR46, Morbidelli tenta aproveitar garagem com Rossi

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.