Ogura domina GP da Espanha de ponta a ponta e vence primeira da carreira na Moto2

Pole da Espanha, Ai Ogura fez prova cerebral, liderou de ponta a ponta e conquistou sua primeira vitória no Mundial de Motovelocidade

CAMPEÃO X VETERANO: QUEM DEVE ORIENTAR EVOLUÇÃO DA YAMAHA NA MOTOGP?

Depois de conquistar sua primeira pole-position no sábado, Ai Ogura alcançou outro feito no GP da Espanha de Moto2: a primeira vitória no Mundial de Motovelocidade. O japonês teve ótima largada e liderou de ponta a ponta a prova, terminando com diferença de 2s5 para Arón Canet, segundo colocado.

E, falando em segunda posição, a disputa foi grande. Canet e Tony Arbolino disputaram o segundo lugar do pódio, mas o espanhol levou a melhor. O italiano, portanto, fecha o top-3. Augusto Fernández e Marcel Schrötter completam as cinco primeiras colocações.

LEIA TAMBÉM
Lorenzo é incluído no rol das Lendas da MotoGP após adiamento por pandemia

Ogura conquistou sua primeira vitória (Foto: Team Asia)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Celestino Vietti terminou em sexto lugar e segue líder do campeonato. Fecham o top-10: Bo Bendsneyder, Joe Roberts, Albert Arenas e Jorge Navarro.

Com o resultado, Celestino Vietti chega aos 100 pontos e agora tem só 19 de vantagem para Ogura na classificação do Mundial de Pilotos. Arbolino é o terceiro na classificação, diante de Canet e Joe Roberts. Marcel Schrötter, Somkiat Chantra, Jorge Navarro, Augusto Fernández e Sam Lowes completam o rol dos dez melhores colocados.

A Moto2 volta às pistas no próximo dia 15 de maio para o GP da França, em Le Mans, sétima etapa da temporada 2022. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

ASSISTA
# Kelso é derrubado por moto de Rossi após toque com Ortolá no warm-up da Moto3

Saiba como foi o GP da Espanha de Moto2:

Em mais um dia de sol e calor em Jerez, a Moto2 foi para a pista com os termômetros medindo 26°C no ambiente, com o asfalto batendo a marca de 39°C. A umidade do ar estava em 32%, com o vento soprando a 2 km/h.

Quando as luzes se apagaram na reta de Jerez, Ai Ogura conseguiu sustentar a ponta, com Arón Canet saindo muito em para tomar a segunda colocação, diante de Tony Arbolino e Fermín Aldeguer. Celestino Vietti caiu para o sexto posto, diante de Sam Lowes, que não fez um bom início.

Ainda no início da disputa, Pedro Acosta caiu, mas não se feriu e conseguiu voltar para a corrida —apenas na última colocação, no entanto.

Na ponta, Arbolino conseguiu passar Canet e tratou de liderar a caçada em direção a Ogura, que ia firme na liderança. Os dois vinham afastados por só 0s209, mas o primeiro pelotão ainda estava todo formado.

Com a vaga na Moto2 ameaçada, Romano Fenati não conseguiu ir muito longe na corrida e também caiu, abandonando a disputa na volta 6.

Tony Arbolino ultrapassa Arón Canet e toma o segundo lugar (Vídeo: MotoGP)

Sem que Arbolino conseguisse lançar um ataque na direção de Ai, Canet foi para cima do italiano e, mesmo recém-operado, conseguiu retomar a segunda colocação, já pouco mais de 0s5 atrás do japonês.

Vindo em uma prova de recuperação, Sam Lowes ensaiou um ataque para cima de Tony, mas o italiano segurou. Pouco depois, todavia, o britânico caiu na curva 8 ao travar a dianteira da moto. Somkiat Chantra herdou a quarta colocação, mas tampouco foi longe na disputa, já que também caiu na curva 9 no giro seguinte.

Queda de Sam Lowes em Jerez (Vídeo: MotoGP)

Logo em seguida, a disputa perdeu mais dois protagonistas. Jake Dixon tentou ultrapassar Fermín Aldeguer na curva 13, mas caiu e coletou o piloto da Speed Up. O piloto da Aspar ainda tentou reclamar com o jovem espanhol, mas sem razão.

Enquanto isso, Ogura seguia dominante, mas sem abrir uma decisiva vantagem. Com 12 voltas para o fim, o piloto da equipe comandada por Hiroshi Aoyama tinha 0s464 de margem para Canet, que era seguido de perto por Arbolino. Quarto colocado, Augusto Fernández já vinha quase 3s atrás.

Com o passar dos giros, a diferença na ponta na ponta ia variando: às vezes maior, às vezes menor. Mas nunca próxima o bastante para ameaçar a liderança de Ogura, que não tinha errado uma vírgula desde a largada.

Canet tenta roubar a ponta de Ogura (Vídeo: MotoGP)

Ogura, então, decidiu que hora de ‘descer o martelo’. O japonês passou a forçar mais o ritmo e quebrou o pelotão de vez, abrindo mais de 1s5 de margem para Canet com cinco voltas para o fim da corrida. Arbolino também não conseguiu manter contato com Arón e se afastou mais de 1s.

Atrás, Marcel Schrötter conseguiu deixar Celestino Vietti para trás para tomar o quinto posto, já 2s9 atrás de Augusto Fernández, o quarto colocado.

Ogura conseguiu manter a mesma firmeza com que começou a corrida para receber a bandeirada com 2s509 de Canet, que resistiu às dores de um braço recém-operado para ser segundo. Arbolino ficou em terceiro.

Moto2 2022, GP da Espanha, Jerez de la Frontera, Corrida:

1A OGURATeam Asia Honda39min16s35723 voltas
2A CANETHP40 Kalex+2.509 
3T ARBOLINOMarc VDS Racing Team+3.669 
4A FERNÁNDEZRed Bull KTM Ajo+5.358 
5M SCHRÖTTERIntact GP+9.245 
6C VIETTIVR46 Racing Team+12.122 
7B BENDSNEYDERSAG Pertamina+13.918 
8J ROBERTSItaltrans Racing Team+14.064 
9A ARENASAspar GasGas+18.980 
10J NAVARROHP40 Kalex+27.767 
11A ZACCONEGresini Racing+31.536 
12J ALCOBAIntact GP+33.308 
13S MANZIVR46 Yamaha Master Camp+33.635 
14B BALTUSRW Racing GP+33.751 
15L DALLA PORTAItaltrans Racing Team+33.826 
16M GONZÁLEZVR46 Yamaha Master Camp+34.040 
17G RODRIGOSAG Pertamina+37.292 
18S CORSIForward MV Agusta+41.128 
19Z VAN DEN GOORBERGHRW Racing GP+41.307 
20P ACOSTARed Bull KTM Ajo+46.441 
21F SALACGresini Racing+53.073 
22S D KELLYAmerican Racing+56.157 
23N ANTONELLIVR46 Racing Team+56.521 
24F ALDEGUERSpeed Up BoscoscuroAbandonou 
25M RAMÍREZForward MV AgustaAbandonou 
26J DIXONAspar GasGasAbandonou 
27S CHANTRATeam Asia HondaAbandonou 
28C BEAUBIERAmerican RacingAbandonou 
29S LOWESMarc VDS Racing TeamAbandonou 
30R FENATISpeed Up BoscoscuroAbandonou 

VEJA TAMBÉM
Promotora adia gravações de segunda temporada de ‘MotoGP Unlimited’ para 2023
Viñales revela capacete inspirado em ‘Top Gun’ e recebe mensagem de Tom Cruise

EUROPA X JAPÃO NA MOTOGP: CHEGOU A HORA DA REAÇÃO DAS GIGANTES YAMAHA, HONDA E SUZUKI?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.