Aspar se antecipa no mercado e confirma promoção de Alonso para Moto2 em 2025
A Aspar não esperou o fim da atual temporada 2023 e decidiu anunciar a subida de David Alonso, atual líder da Moto3, para a classe intermediária do Mundial de Motovelocidade. O colombiano está junto da equipe desde os 11 anos
David Alonso tem dominado a atual temporada da Moto3 e surge como grande favorito ao título, liderando o campeonato com 75 pontos para Collin Veijer e mais 200 em jogo. Com isso, a Aspar — equipe que atualmente defende —, já se antecipou no mercado e promoveu o jovem colombiano para a Moto2.
Em comunicado divulgado nesta terça-feira (3), a Aspar afirma que Alonso será o primeiro piloto que completa toda a formação interna, desde os campeonatos de base na Espanha até chegar na classe intermediária do Mundial de Motovelocidade.
Relacionadas
“Para Alonso, será a oitava temporada seguida com a Aspar desde que estreou com a equipe em 2018, no Campeonato Espanhol. Neste período, até o momento, foi campeão em três ocasiões: título da 85GP em 2018, da European Talent Cup em 2020 e da Red Bull Rookies Cup em 2021”, disse o time em comunicado.
Alonso chegou à Moto3 em 2021, correndo apenas o GP da Emília-Romanha. No ano seguinte, voltou ao grid apenas na etapa de Portugal. Só virou piloto titular em 2023 e encantou a todos logo de cara, com direito a quatro vitórias e outros quatro pódios, terminando o campeonato na terceira colocação.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Em 2024, porém, Alonso assumiu o favoritismo e amassou a concorrência. Depois de 12 etapas, o colombiano conseguiu sete vitórias e um outro pódio, dando confortável liderança na tabela. Até a etapa de Aragão, o piloto da Aspar não ficou fora da zona de pontuação e nem abandonou uma prova da Moto3.
“Acredito que este seja o momento perfeito para subir. Este ano, estamos mostrando nossa força na Moto3 e, com esta confirmação, o objetivo será subir para a classe intermediária com o título”, destacou o piloto.
“É um orgulho dar este passo com a CFMoto Aspar. É mais do que uma equipe para mim, é minha segunda família. Confiaram em mim no fim de 2017, quando tinha apenas 11 anos, e juntos conseguimos tudo. Quero seguir crescendo com eles e alcançar mais conquistas”, finalizou.
A Moto3 volta a acelerar entre 6 e 8 de setembro, com o GP de San Marino e Riviera de Rimini, em Misano, 13ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.