Aspar recebe homenagem em Valência e entra para Rol das Lendas

Jorge Martínez 'Aspar' é o mais novo nome do Rol de Lendas da MotoGP. O espanhol recebeu uma homenagem nesta quinta-feira (14), em Valência, entrando para o seleto grupo de lendas do esporte

Jorge Martínez Aspar teve um dia para lá de especial em Valência. Nesta quinta-feira (14), o ex-piloto recebeu uma emocionante homenagem em frente a tantos conhecidos rostos para ser incluído no Rol das Lendas da MotoGP.
 
O espanhol começou a correr em 1982 nas 50 cc, vencendo seu primeiro campeonato quatro anos mais tarde, já nas 80cc. As duas temporadas seguintes trouxeram mais dois canecos, o tornando tricampeão da classe. Foi em 1988 também que correu nas 125 cc e sagrou-se campeão, conseguindo quatro títulos em três anos.
 
Mas sua jornada não parou por aí, pois seguiu correndo até 1997, passando ainda pelas 250 cc. Ao total, subiu 37 vezes no degrau mais alto do pódio do Mundial.
 
Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, aproveitou para exaltar a oportunidade de incluir mais um grande nome no Hall da Fama. “É um grande prazer e uma honra indicar Jorge como uma lenda da MotoGP hoje. Tive o privilégio de estar com ele desde o início, antes da era Dorna. Jorge tem sido muito, muito importante para a motovelocidade e não é uma lenda apenas por seus títulos em duas classes”, disse.
Jorge Aspar (Foto: Divulgação/MotoGP)

“Mas também porque esteve com o campeonato desde o começo, criou equipes de muito sucesso, foi campeão diversas vezes com seus pilotos e sempre manteve sua paixão para fazer a motovelocidade parte de sua vida. É uma grande honra ter Jorge como uma lenda da MotoGP. É um dia muito importante para nós”, completou.
 

Aspar também aproveitou para agradecer a homenagem, ressaltando a importância do Mundial para sua vida. “Muito obrigado Carmelo, Dorna, obrigado a todos por virem. Para mim, é um dia incrível, uma grande honra estar no Hall da Fama. Na última semana, tive muitas memórias sobre minha primeira corrida, primeira vitória em Assen, e agora olhando é tudo incrível”, contou.
 
“Estou muito, muito feliz. Muito obrigado, Carmelo. Quando era uma criança, a única coisa que queria era pilotar uma moto. Fico emotivo pensando nas experiências que tive, nos sofrimentos também, mas é incrível relembrar essas fotos de 1979, dormindo em tendas, e então estar aqui no circuito Ricardo Tormo. Persegui Carmelo em 1988 para construir a pista, trazer a MotoGP para Valência”, continuou.
 
“É um sonho ver todos meus amigos aqui, meus pilotos, minha família, minha família do paddock, é como minha pequena cidade. Uma cidade que tenho vivido por pelo menos 35 anos. Obrigado a todos, passamos por momentos difíceis e obrigado aos patrocinadores que tiveram comigo por tantos anos, e obrigado à mídia. Um milhão de obrigados”, encerrou.

Aspar entra para o grupo que conta com Stefan Dörflinger, Giacomo Agostini, Mick Doohan, Geoff Duke, Wayne Gardner, Mike Hailwood, Daijiro Kato, Eddie Lawson, Anton Mang, Angel Nieto, Wayne Rainey, Phil Read, Jim Redman, Kenny Roberts, Jarno Saarinen, Kevin Schwantz, Barry Sheene, Marco Simoncelli, Freddie Spencer, Casey Stoner, John Surtees, Carlo Ubbiali, Alex Crivillé, Franco Uncini, Marco Lucchinelli, Randy Mamola, Kork Ballington, Dani Pedrosa e Nicky Hayden.

 

Paddockast # 41
MAIORES VITÓRIAS DE HAMILTON NA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.