Binder escala pelotão, segura Bezzecchi no fim e vence corrida sprint na Argentina

Largando da 15ª posição, Brad Binder brilhou e garantiu a vitória da corrida sprint do GP da Argentina de MotoGP apenas 0s072 à frente de Marco Bezzecchi

A corrida sprint do GP da Argentina de MotoGP foi palco de grandes performances em apenas 12 voltas. O vencedor foi um dos protagonistas, obviamente: largando da 15ª posição, Brad Binder já estava em terceiro lugar na primeira volta e não demorou para assumir a ponta e gerenciar a mínima vantagem de 0s072 para Marco Bezzecchi no final. Bons 12 pontos para o piloto sul-africano.

O #72 ficou na segunda posição com a VR46, que também teve Luca Marini completando o top-3. Termas de Río Hondo viu o que pode ser o começo da redenção de Franco Morbidelli: o ítalo-brasileiro teve ótima largada, chegou a liderar a prova curta, mas terminou em quarto lugar.

Brad Binder venceu a sprint (Foto: KTM)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O campeão Francesco Bagnaia ficou em sexto lugar. O pole Álex Márquez, Maverick Viñales, Jorge Martín, Fabio Quartararo e Jack Miller completaram o top-10. Aleix Espargaró e Joan Mir sofreram quedas e abandonaram a sprint.

Horas após o fim da corrida, porém, o Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou o acréscimo de 1s ao tempo de prova de Quartararo por ter ultrapassado em bandeira amarela. No entanto, o francês não perdeu a nona colocação.

A largada da MotoGP para o GP da Argentina está marcado para as 14h (de Brasília) de domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

*Atualizado às 20h04

Saiba como foi a corrida sprint da MotoGP na Argentina:

A MotoGP encontrou céu nublado e ameaça de chuva para a segunda corrida sprint da história. Quando o pilotos partiram para formar o grid, os termômetros mediam 18°C, com o asfalto chegando a 21°C. A umidade relativa do ar tinha subido para 75%, com o vento soprando a 8 km/h.

Na saída para a pista, a escolha de pneus foi variada apenas para a dianteira: a maioria calçou os duros, mas Johann Zarco, Jack Miller e Augusto Fernández calçaram os médios. Na traseira, o médio, que a opção mais macia disponibilizada pela Michelin em Termas de Río Hondo, foi a escolha uniforme.

Antes da largada, Miller optou por uma mudança, colocando o pneu duro na dianteira da RC16 da KTM. Álex Márquez e Jorge Martín também fizeram mudanças, trocando para o médio dianteiro.

Quando as luzes se apagaram para as 12 voltas da corrida sprint na Argentina, Morbidelli fez uma boa saída e mergulhou primeiro na curva 1, mas logo abriu um pouco a trajetória e perdeu a posição para Márquez. Marini também conseguiu passar o ítalo-brasileiro, mas levou o troco pouco depois.

Largada da corrida sprint na Argentina (Vídeo: MotoGP)

No fim do primeiro giro, Franco partiu para o ataque e tomou a ponta. Enquanto isso, Mir caiu e abandonou a disputa. O espanhol ficou no chão com dores.

Mesmo lutando com motos mais fortes, Morbidelli atrasou a freada e segurou as Ducati no comando da corrida. Binder, então, passou Márquez e tomou o segundo posto, com Marini subindo para terceiro a seguir.

No miolo da volta três, Brad colou em Morbidelli, mas o #21 sustentou a ponta adiando a freada. O sul-africano não aliviou e seguiu pressionando até tomar o comando da corrida.

Binder foi de 15º para 3º na primeira volta da corrida sprint na Argentina (Vídeo: MotoGP)

Brad, então, tentou apertar o ritmo, mas sem conseguir escapar. O #33 já tinha feito uma impressionante escalada, uma vez que era 15º no grid.

Restando oito voltas para o fim da sprint, Bezzecchi conseguiu passar Bagnaia para assumir o quinto posto. As Ducati vinham em fila, todas atrás de Morbidelli, que permanecia colado em Binder.

Pouco a pouco, Binder foi tentando se afastar, com Morbidelli pressionado por Marini. Bagnaia agora era o quarto, diante de Álex Márquez e Bezzecchi.

Morbidelli subiu o ritmo e conseguiu se aproximar um pouco de Binder, mas o titular da KTM respondia na mesma moeda. Ainda assim, o #21 ia se defendendo muito bem de Marini, jogando tudo na freada.

Com quatro voltas para o fim, Marini conseguiu passar Morbidelli, que deu o troco, mas não conseguiu sustentar a posição. Bezzecchi fez o mesmo e derrubou Franco para quarto.

Aleix Espargaró caiu em seguida e abandonou a disputa.

Na sequência, Bezzecchi passou Marini e tomou a segunda colocação.

Superado pelas Ducati, Morbidelli não conseguiu acompanhar o ritmo e se isolou na quarta colocação, 0s6 à frente de Bagnaia, que vinha em quinto.

Binder conseguiu se distanciar, mas Bezzecchi subiu o ritmo e chegou na volta final. No primeiro ataque, Brad defendeu bem e sustentou a ponta. Marco buscou a aproximação, mas não conseguiu passar e recebeu a bandeirada com 0s072 de atraso para o vencedor.

MotoGP 2023, GP da Argentina, Termas de Río Hondo, Corrida sprint:

1B BINDERKTM19:56.87312voltas
2M BEZZECCHIVR46+0.072 
3L MARINIVR46+0.877 
4F MORBIDELLIYamaha+2.354 
5Á MÁRQUEZGresini Ducati+2.462 
6F BAGNAIADucati+2.537 
7M VIÑALESAprilia+2.643 
8J MARTÍNPramac Ducati+3.754 
9F QUARTARAROYamaha+4.856 +1s
10J MILLERKTM+5.143 
11T NAKAGAMILCR Honda+5.574 
12F DI GIANNANTONIOGresini Ducati+6.965 
13J ZARCOPramac Ducati+7.568 
14R FERNÁNDEZRNF APRILIA+7.725 
15Á RINSLCR Honda+8.687 
16A FERNÁNDEZGasGas+9.040 
 A ESPARGARÓApriliaNC 
 J MIRHondaNC 
“Bonitinha, mas ordinária”: nova MotoGP diverte, mas deixa saldo negativo | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.