Campeão nas 250 e 350cc, sul-africano Ballington entra no rol das lendas da MotoGP

O rol das lendas da MotoGP ganhou mais um grande nome. Em uma cerimônia na Austrália, Kork Ballington recebeu uma homenagem na sexta-feira (26) e agora está ao lado de grandes representantes do esporte

O rol das lendas da MotoGP ganhou mais um grande nome. Na sexta-feira (26), uma cerimônia feita na Austrália homenageou Kork Ballington, que agora está eternizado ao lado dos maiores do esporte.
 
O sul-africano, que disputou o Mundial de Motovelocidade entre as temporadas de 76 e 82, conquistou 31 vitórias e 46 pódios, sagrando-se tetracampeão com títulos em 78 e 79 tanto nas 250cc quando nas 350cc.
 
“Que grande ocasião. Isso é fantástico, estou profundamente emocionado para começar, e honrado. Estou entre amigos novamente, esta é minha fraternidade, e ser colocado ao lado de outras grandes lendas é uma honra e um privilégio”, disse o piloto.
Ezpeleta e Ballington (Foto: Divulgação/MotoGP)
“Minha primeira vitória foi em Montjuic Park, em Barcelona, em 1976, em uma equipe privada contra Yamahas, Harleys. Meu irmão e eu tínhamos nossa pequena 350 Yamaha indo tão bem que ninguém podia nos ver naquele dia”, contou.
 
“Foi um grande passo, pois vencer sua primeira prova faz você querer vencer a segunda. De repente, percebi que poderia fazer isso – os próximos triunfos vieram um pouco mais fáceis. Isso foi enorme para mim”, completou.
 
Diretor-executivo da Dorna, promotora do campeonato, Carmelo Ezpeleta expressou a satisfação em colocar Ballington no rol. “É uma honra hoje e tive o prazer de vê-lo correndo. Ele correu em Jarama quando eu era o diretor do circuito e me lembro muito bem”, apontou.
 
“Para mim, ele é um dos nomes místicos da FIM, e também é uma grande honra ter o primeiro sul-africano e primeiro africano campeão aqui. Para todos na família da MotoGP é uma grande honra nomear Kork hoje”, completou.
 
O rol das Lendas da MotoGP conta já com um elenco bastante impressionante: Giacomo Agostini, Mick Doohan, Geoff Duke, Wayne Gardner, Mike Hailwood, Daijiro Kato, Eddie Lawson, Anton Mang, Angel Nieto, Wayne Rainey, Phil Read, Jim Redman, Kenny Roberts, Jarno Saarinen, Kevin Schwantz, Barry Sheene, Marco Simoncelli, Freddie Spencer, Casey Stoner, John Surtees, Carlo Ubbiali, Alex Crivillé, Franco Uncini, Marco Lucchinelli, Kenny Roberts Jr., Nicky Hayden, Kork Ballington e Randy Mamola.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.