7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
MotoGP

Com grid repaginado, MotoGP dá pontapé inicial na temporada 2019 com teste coletivo em Valência

Mal acaba um e já começa outro campeonato. Nesta terça-feira (20), a MotoGP dá o pontapé inicial na temporada 2019 com uma bateria de dois dias de testes coletivos em Valência

 
Seguindo a tradição, os pilotos mal tiveram tempo de descansar após o encerramento do campeonato. Nesta terça-feira (20), a MotoGP dá o pontapé inicial na temporada 2019 com uma bateria de dois dias de testes coletivos no circuito Ricardo Tormo. E a classe rainha do Mundial de Motovelocidade vem aí cheia de novidades.
 
Sem nenhuma grande novidade técnica, a principal novidade para 2019 é mesmo proveniente da dança das cadeiras. Dos seis times de fábrica, apenas a Yamaha manteve seus titulares: Valentino Rossi e Maverick Viñales.
 

A mudança mais chamativa, porém, aconteceu na garagem da Honda. Dani Pedrosa se aposentou e Jorge Lorenzo deixou a Ducati após dois anos para formar par com Marc Márquez. No total, são 12 títulos reunidos em um único box.

 
Com a saída do #99, a casa de Bolonha convocou Danilo Petrucci para formar par com Andrea Dovizioso, uma espécie de recompensa pelo trabalho feito pelo #9 nos últimos anos.
 
A Suzuki, por sua vez, optou por não renovar com Andrea Iannone e vai alinhar no grid de 2019 com um novato: Joan Mir chega à classe rainha depois de apenas um ano na Moto2 para formar par com Álex Rins. E o #36 já teve o primeiro contato com a GSX-RR em uma atividade privada em Motegi.
 
O #29, então, fez as malas e partiu para a Aprilia, tomando o lugar de Scott Redding, que foi para o Campeonato Britânico de Superbike depois de pular de galho em galho na MotoGP. Aleix Espargaró segue com a casa de Noale, que agora contará com Bradley Smith no posto de piloto de testes.
 
O #38, por sinal, deu lugar a Johann Zarco na KTM, que conseguiu um sonhado lugar em um time de fábrica depois de chamar atenção em uma equipe satélite da Yamaha. O francês vai formar dupla com Pol Espargaró, que entrou para a história no último domingo ao se tornar o primeiro piloto a subir no pódio da MotoGP com o protótipo austríaco.
 
A Tech3, aliás, tem aparece bastante repaginada, já que após duas décadas de parceria com a Yamaha, passa a ser uma equipe satélite da KTM. Hafizh Syahrin manteve a vaga no time, mas agora em parceria com o estreante Miguel Oliveira.
 
A Pramac também tem novidades para 2019. Com a saída de Petrucci, Jack Miller ganha um novo status na Ducati e passa a contar com a mesma moto do time oficial, assim como já acontecia com o #9. O australiano será companheiro de Francesco Bagnaia, o campeão de 2018 da Moto2.
 
O último dos quatro novatos é Fabio Quartararo, que vai correr pela igualmente nova SIC. A equipe malaia assume a vaga da Ángel Nieto no grid e passa a ser satélite da Yamaha. O time conta, ainda, com Franco Morbidelli, que vai começar o ano com uma YZR-M1 igual à de Rossi e Viñales.
 
As mudanças também atingem a Avintia, que passa a contar com Karel Abraham como parceiro de Tito Rabat. Xavier Siméon partiu para a Copa do Mundo de MotoE. Na LCR, Takaaki Nakagami segue ao lado de Cal Crutchlow, mas o britânico dá lugar a Stefan Bradl neste teste, já que ainda se recupera de fraturas no tornozelo.
 
Embora não tenha novidades entre seus titulares ― com exceção de mudança de Viñales de #25 para #12 ―, a Yamaha conta com um novo piloto de testes: Jonas Folger. Além do germânico, o time de testes de 2019 conta ainda com Michele Pirro, que segue com a Ducati. Pedrosa passa a integrar a KTM, mas não estará na pista nesta primeira atividade.
 
A pista do circuito Ricardo Tormo fica aberta entre das 7h às 14h (de Brasília) nos dois dias de atividades.

MotoGP 2018, Valência, Teste coletivo:
1 A DOVIZIOSO Ducati
2 J ZARCO KTM
3 D PETRUCCI Ducati
4 M VIÑALES Yamaha
5 K ABRAHAM Avintia Ducati
6 F QUARTARARO SIC Yamaha
7 F MORBIDELLI SIC Yamaha
8 A IANNONE Aprilia Gresini
9 T NAKAGAMI LCR Honda
10 C CRUTCHLOW LCR Honda
11 J MIR Suzuki
12 A ESPARGARÓ Aprilia Gresini
13 A RINS Suzuki
14 J MILLER Pramac Ducati
15 P ESPARGARÓ KTM
16 V ROSSI Yamaha
17 T RABAT Avintia Ducati
18 H SYAHRIN Tech3 KTM
19 F BAGNAIA Pramac Ducati
20 M OLIVEIRA Tech3 KTM
21 M MÁRQUEZ Honda
22 J LORENZO Honda
23 J FOLGER Yamaha
24 M PIRRO Ducati
25 B SMITH Aprilia Gresini

 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }