Com KTM, Cortese supera adversários e se torna primeiro campeão da estreante Moto3

Sandro Cortese fechou 2012 em alta ao garantir o primeiro título da história da Moto3. Categoria estreou esta temporada substituindo as 125cc

 

Sandro Cortese vai entrar na história da Moto3 como primeiro campeão da categoria que substituiu a antiga 125cc. A bordo de uma KTM, o germânico contou com uma grande regularidade para conquistar seu primeiro título mundial. Com cinco vitórias e um total de 15 pódios na temporada, o piloto da Red Bull KTM Ajo somou 325 pontos, 111 a mais do que Luis Salom, o terceiro colocado. Maverick Viñales completou o top-3 da temporada.
 
O piloto da Blusens, aliás, começou o ano como favorito e a vitória no Catar, primeira prova do ano, só comprovou sua condição de grande candidato ao título. A prova seguinte, entretanto, mostrou um ótimo desempenho de Romano Fenati, estreante que surpreendeu ao vencer em Jerez de la Frontera.
Cortese foi o grande vencedor da temporada de 2012 da Moto3 (Foto: KTM/ Gold and Goose)
Cortese reinou em Portugal com um triunfo apertado no Estoril, mas uma tumultuada prova em Le Mans trouxe um novo vencedor à briga. Correndo diante de sua torcida, Louis Rossi superou Alberto Moncayo por uma diferença superior a 27s. 
 
Na Catalunha, Viñales voltou a liderar, seguido por Cortese e Miguel Oliveira. O piloto da Avintia repetiu o bom desempenho em Silverstone e Assen, mas em Sachsenring foi apenas o 17º, com Cortese recebendo a bandeirada na ponta. 
 
Maverick conseguiu se recuperar e venceu em Mugello, mas abandonou o GP de Indianápolis a uma volta do fim. Em Brno, Jonas Folger colocou a Aspar na frente, e em Misano o triunfo ficou com Cortese. 
 
As últimas provas, entretanto, foram tumultuadas para Maverick. Os problemas começaram em Aragón, quando uma falha na FTR-Honda o impediu de largar. Em Motegi, a Moto3 viu uma prova para lá de confusa. Cortese chegou a colocar as duas mãos no título, mas caiu após ser ultrapassado por Danny Kent e completou a prova no sexto posto
 
O auge da crise de Viñales aconteceu mesmo em Sepang. O piloto não apareceu para participar do primeiro treino livre e anunciou ao fim da atividade que estava deixando a equipe. Viñales acusou a Avintia de não se esforçar para lutar pelo título e rumores da imprensa internacional indicavam que Ricard Jové, empresário do piloto e chefe da equipe, não havia comunicado ao piloto todas as ofertas que lhe foram feitas. 
Maverick terá mais uma chance de lutar pelo título da Moto3 em 2013 (Foto: Repsol)
Sem o espanhol na pista, Cortese tinha um novo match point e, desta vez, não desperdiçou. O germânico bateu ZulFahmi Khairuddin nos metros finais e conquistou o título com duas etapas de antecedência. 
 
De volta à Espanha, Maverick foi orientado por um novo advogado a embarcar rumo à Austrália para cumprir suas obrigações e deixar para o fim da temporada a discussão sobre seu futuro. Viñales acatou a decisão e chegou em Phillip Island disposto a brigar pelo vice. Maverick, no entanto, abandonou a prova ainda no início, mas com Salom conseguindo somar apenas um ponto, a briga pelo título seguiu até o fim. 
 
Em Valência, novo triunfo de Kent, com Viñales em oitavo e Salom em décimo. Mesmo diante do rival, Maverick ficou com o terceiro posto na tabela. 
 
Satisfeito com o triunfo e com o apoio de seus patrocinadores, Cortese subiu para a Moto2 com uma equipe montada para atendê-lo. Após o fim da temporada, Viñales também acertou seu destino e vai correr pela LaGlisse, com apoio da KTM, no ano que vem e terá mais uma chance de brigar pelo título da Moto3. Louis Rossi e Danny Kent também foram promovidos e vão vestir as cores da Tech 3 na Moto2 em 2013
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