Em final inacreditável, Kent vence primeira da carreira. Cortese cai e adia conquista do título

Luis Salom começou a confusão na penúltima volta ao derrubar Jonas Folger. Na sequência, Danny Kent tomou a ponta de Sandro Cortese, que acabou sendo tocado por Alessandro Tonucci e caiu. Kent garantiu primeiro triunfo da carreira

►Veja as melhores imagens deste domingo de Mundial de Motovelocidade em Motegi

O GP do Japão de Moto3 teve um final inacreditável. Sandro Cortese colocou as duas mãos no título de 2012 neste domingo (14) ao ver Luis Salom abandonar na última volta e Maverick Viñales fora do pódio. O alemão não contava, no entanto, com uma ultrapassagem do companheiro de equipe, que acabou abrindo espaço para um toque com Alessandro Tonucci. O líder do Mundial acabou caindo e adiu a conquista do título.

A confusão começou com uma manobra de Salom. O espanhol se precipitou, errou e tirou Jonas Folger, o então líder da disputa. Cortese assumiu a ponta, mas logo foi ultrapassado por Kent. Tonucci quis se aproveitar para ganhar a segunda posição, mas acabou sendo tocado por Cortese, que caiu, mas conseguiu se levantar e cruzar a linha de chegada na sexta posição. 
Kent conquistou sua primeira vitória do Mundial neste domingo em Motegi (Foto: MotoGP)

Quem se beneficiou com as quedas foi Viñales, que herdou a segunda colocação e ficou a 0s260 de Kent. Tonucci saiu ileso do toque com Cortese e completa o pódio no Japão.

Álex Rins ficou com o quarto lugar, seguido por ZulFahmi Khairuddin e Cortese. Miguel Oliveira foi o sétimo, com Louis Rossi em oitavo e Éfren Vázquez em nono. Romano Fenati completa o top-10.

Saiba como foi a corrida deste domingo:
 
Pela primeira vez na carreira, Kent largou na pole. O britânico sai mal e perdeu a ponta para Khairuddin, mas logo conseguiu se recuperar e assumiu a primeira posição. Folger teve um ótimo início de prova e assumiu a segunda colocação, à frente de Salom, Khairuddin e Cortese. Viñales não começou bem e caiu para sétimo ainda nas primeiras voltas.
 
Não demorou para que Folger assumisse a ponta, derrubando Kent para o segundo posto, à frente de Salom. O piloto da Aspar, entretanto, não conseguiu disparar na liderança e seguia pressionado por Danny.
 
Com 16 voltas para o fim da disputa, o britânico da Red Bull KTM Ajo assumiu a ponta ao passar Folger. Salom vinha em terceiro, seguido por Khairuddin, Tonucci, Viñales e Cortese.
 
O titular da Aspar logo reagiu e pegou a ponta, mas, de novo, não conseguiu escapar. Mais atrás, Maverick pressionava Tonucci pelo quinto posto. O espanhol não conseguiu a ultrapassagem e acabou perdendo o sexto lugar para Cortese.
 
Faltando 12 voltas para o encerramento da disputa, Kent reassumiu a ponta aproveitando um pequeno erro de Jonas. Salom seguia em terceiro, acompanhando o ritmo dos ponteiros. Khairuddin era o quarto, mas logo foi ultrapassado por Tonucci. 
 
Mais atrás, Viñales passou Cortese e assumiu a sexta posição. Rins era o oitavo, à frente de Oliveira e Rossi. Na ponta, Tonucci passou Salom e assumiu o terceiro posto. Na sequência, Sandro passou Maverick e reassumiu a sexta posição. 
 
Com oito giros para o fim da prova em Motegi, Folger reassumiu a frente e logo Tonucci passou Kent para ocupar o segundo lugar. Salom vinha em quarto, seguido por Cortese e Khairuddin.
Queda adiou título de Cortese na Moto2 (Foto: MotoGP)
Destaque para a ótima prova de Tonucci. Saindo em quinto, o italiano conseguiu acompanhar o ritmo e ponteiros e pressionou Folger pela ponta enquanto era seguido de perto por Kent. O britânico, aliás, perdeu o terceiro lugar para Cortese e era acompanhado de perto por Viñales e Salom. 
 
Com cinco voltas para o fim, Cortese passou Tonucci e assumiu a segunda posição. Kent seguiu o companheiro de Red Bull KTM Ajo e subiu para a terceira colocação. 
 
No giro seguinte, Tonucci passou Kent e recuperou a última posição no pódio. Mais atrás, Salom pressionava Viñales e conseguiu passar o espanhol da Blusens Avintia. 
 
Faltando três voltas para o fim, o primeiro pelotão era formado por seis pilotos: Folger liderava, seguido por Cortese e Tonucci. Sandro errou na sequência e perdeu a posição para Alessandro, mas conseguiu responder imediatamente e passou à frente.
 
Na passagem seguinte, Cortese passou Folger, que conseguiu recuperar a primeira posição. Mais atrás, Salom passou Kent e foi para cima do representante do Team Italia FMI, que conseguiu manter a posição.
 
Na última volta, Salom foi por dentro, derrubou Folger e abandonou, abrindo caminho para o título de Cortese. Na sequência, Kent foi para cima de Cortese e passou. O alemão caiu na sequência, mas conseguiu voltar à prova e ficou com o sexto lugar. Com Viñales no pódio, a decisão título ficou para a próxima prova. 

Moto3, GP do Japão, Motegi, Final:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.