Na Garagem: Simoncelli brilha na chuva em Jerez e vence pela 1ª vez no Mundial

Sob condições duras e pista muito molhada, Marco Simoncelli venceu o GP da Espanha de 2004 e iniciou a intensa jornada no Mundial de Motovelocidade, que durou até sua morte em 2011

Marco Simoncelli era apenas um jovem de 17 anos quando alinhou no grid das 125cc para o GP da Espanha, em Jerez. Com a pista molhada e a chuva insistindo em cair, o italiano era pole, mas caiu para o nono lugar e precisou se recuperar para vencer a primeira corrida no Mundial de Motovelocidade.

O grid das 125cc em 2004 era recheado de nomes conhecidos, mas que ainda começavam a jornada no Mundial, como Jorge Lorenzo, Casey Stoner, Andrea Dovizioso, Hector Barberá, Álvaro Bautista, Gino Borsoi, Thomas Lüthi, entre outros.

Na largada, Stoner tomou a dianteira e rapidamente sumiu na liderança, abrindo grande vantagem para os demais concorrentes. Simoncelli, o pole, perdeu diversos postos. Quando a chuva apertou, o italiano iniciou uma recuperação e começou uma dura batalha com Barberá e Dovizioso pelo segundo lugar.

Quando finalmente se livrou dos rivais e assumiu de vez a segunda posição, Simoncelli se viu em uma situação complicada e com 8s de desvantagem para Stoner. Por outro lado, abriu 7s para Barberá na terceira colocação.

Simoncelli ao lado de Jenkner e Barberá no pódio (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A chuva voltou a apertar nas voltas finais e deixou a pista de Jerez cada vez mais traiçoeira. A três giros para o fim, Stoner perdeu o controle da moto em uma piscina formada na saída da curva 4, escorregou, mas conseguiu voltar para a disputa em sétimo. Mesmo assim, entregou a liderança no colo de Simoncelli.

No fim, Steve Jenkner ainda apareceu para incomodar. Com um ritmo impressionante, tirou seis segundos de Simoncelli em duas voltas, mas o italiano segurou a ponta e garantiu a primeira vitória nas 125cc e no Mundial de Motovelocidade. Barberá ainda fechou o pódio, com Dovizioso em quarto e Stoner em quinto.

Simoncelli ainda conquistaria mais uma vitória nas 125cc, em 2005, novamente no GP da Espanha, antes de subir para as 250cc. Na classe intermediária do Mundial, foi campeão em 2008 e terceiro colocado no ano seguinte.

Quando finalmente alcançou a MotoGP, em 2010, o #58 assinou com a Gresini Honda. Apesar de bom desempenho e alguns pódios, não venceu, mas impressionou e até incomodou alguns competidores por seu estilo arrojado e destemido.

O destino, porém, encerrou a carreira de Simoncelli de maneira precoce, com um acidente nas voltas iniciais do GP da Malásia de 2011, atropelado pelas motos de Colin Edwards e Valentino Rossi. Levado ao centro médico do circuito de Sepang, não resistiu aos ferimentos e morreu minutos depois.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 10 e 12 de maio, para o GP da França, em Le Mans, com a quinta etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.