Com Rossi e Lorenzo, Yamaha apresenta versão da M1 para temporada 2015 da MotoGP em Madri

Em um evento na cidade de Madri nesta manhã de quarta-feira (28), a Yamaha apresentou ao mundo a versão 2015 da M1, a moto com a qual vai competir na MotoGP nesta temporada. O protótipo obedeceu aos padrões de cores do último ano. Valentino Rossi e Jorge Lorenzo continuam como titulares da equipe de fábrica da marca nipônica

A Yamaha se tornou nesta quarta-feira (28) a primeira equipe da MotoGP a apresentar a versão 2015 do protótipo para o Mundial que começa no Catar, em 29 de março. Em um evento em Madri, a equipe japonesa revelou ao mundo as cores e o layout de sua M1, que será pilotada novamente pelo italiano Valentino Rossi, dono de sete títulos na classe rainha, e o espanhol Jorge Lorenzo, que já soma duas taças na principal categoria do motociclismo.

Nesta temporada, a meta da esquadra nipônica é tentar quebrar o domínio imposto pelo jovem prodígio Marc Márquez e a poderosa Honda. No ano passado, enquanto Márquez celebrou seu segundo campeonato do mundo na MotoGP, Rossi e Lorenzo completaram o campeonato na segunda e na terceira colocações, respectivamente. Juntos, os dois conquistaram apenas quatro vitórias. 

Falando da M1, a nova Yamaha veio mais escura, com o azul predominante e detalhes em branco. Valentino manteve o amarelo no icônico #46, enquanto Lorenzo também permaneceu com vermelho #99. O patrocinador principal do time, a Movistar, marca comercial do grupo espanhol Telefónica, estampa o logotipo na carenagem da motocicleta, além da empresa de bebidas energéticas Monster. O time também anunciou parceria com a Abarth.

A M1 de Lorenzo e Rossi para temporada 2015 da MotoGP (Foto: Yamaha)

Obedecendo aos regulamentos técnicos, a moto japonesa vem com 1000cc e 240 cv de potência, o chassis são de alumínio com geometria multi-ajustável e 160 kg de peso. O câmbio é seis marchas. Os freios são da Brembo e os pneus são Bridgestone.

Tanto as equipes de Rossi quanto as de Lorenzo não sofreram mudanças quanto ao staff técnico. Pelos lados de Valentino, o italiano Silvano Galbusera continua como chefe do time. O espanhol Ramon Forcada também permaneceu na função maior no time de Lorenzo. Massimo Meregalli é o diretor-técnico da equipe, enquanto que o diretor-chefe é Lin Jarvis.

Detalhes da nova M1 (Foto: Yamaha)

"Nós temos muita sorte de ter dois grandes campeões na equipe e dois dos melhores pilotos do mundo. Ambos desejam alcançar o objetivo de vencer corridas e o título e tenho certeza de que vão se comprometer de trabalhar em conjunto, assim como a Yamaha vai trabalhar para entregar a eles motos rápidas e competitivas, para que seja possível desafiar os nossos concorrentes", disse Larvis em nota.

"Estou realmente entusiasmado para começar a nova temporada e, juntos, estamos prontos para lutar por vitórias em 2015", completou o dirigente inglês.

As imagens da M1 2015 da Yamaha na MotoGP
#GALERIA(5192)

A primeira bateria de testes da MotoGP acontece na próxima semana, em Sepang, na Malásia, entre os dias 4 e 6 de fevereiro.

GÊNIO
Não, ele não é e nem quer ser visto como o “gênio” Bernie Ecclestone da F-E. Mas não deixa de ser impressionante que, a partir do momento em que o campeonato dos carros elétricos foi pensado, há dois anos, Alejandro Agag tenha sido tão bem sucedido a ponto de ver o público mais empolgado com suas corridas de que as da principal categoria do mundo. E o espanhol tem suas diferenças ideológicas. Mais adaptado aos tempos modernos, vê na internet a grande base de seus fãs.
 
A F-E é uma realidade. Ainda que os fãs tenham de se acostumar melhor com o barulho dos carros, as corridas empolgam – as de Punta del Este e Buenos Aires foram de se aplaudir. E ainda sem estar na metade da temporada, Agag já pensa na próxima. Quer pelo menos outras três montadoras no meio – e a Red Bull anda pousando por perto. Também estuda correr à noite. E não vai sossegar enquanto não trouxer seu grupo para o Brasil.
 
A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA

Dias antes de apresentar ao mundo o MP4/30, carro com que vai disputar a temporada 2015 da F1, a McLaren divulgou nesta terça-feira (27) a primeira imagem de Fernando Alonso com o uniforme branco de Woking. O asturiano volta ao time neste ano, depois de encerrar uma passagem de cinco anos pela Ferrari.

Esta, aliás, não é a primeira vez que Alonso veste as cores de Woking. O bicampeão da F1 correu com a escuderia britânica em 2007, quando foi companheiro de Lewis Hamilton.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

PLANO B DO B
A Mercedes ainda não renovou o contrato com Lewis Hamilton, mas trabalha para finalizar o novo vínculo muito em breve, e isso não é segredo. O atual acordo do bicampeão com a equipe alemã se encerra no fim desta temporada, mas o time disse possuir alternativas caso as negociações falhem. E Fernando Alonso surge como opção, mas não como prioridade, garantiu Toto Wolff, o chefão da esquadra prata.
 
O austríaco afirmou que ainda não sentou com Hamilton para discutir os pontos de um novo contrato. Para Wolff, Lewis e o companheiro Nico Rosberg formam a melhor e a mais forte dupla do grid e que não vai abrir mão facilmente do britânico.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.