Holgado bate Öncü por só 0s051 e vence GP da Itália emocionante na Moto3. Moreira é 7º
Espetacular. O GP da Itália da Moto3 foi intenso do início ao fim, com Daniel Holgado superando Deniz Öncü na reta final para vencer em Mugello
A Moto3 costuma ser intensa e não foi diferente neste domingo (11). A briga pela vitória se deu entre Deniz Öncü, Ayumu Sasaki, Daniel Holgado e Jaume Masià, que travaram grande batalha até as últimas voltas. E quem se deu melhor foi Holgado, instantes antes da bandeirada. O turco havia recuperado a ponta no último giro, mas o líder do Mundial aproveitou a reta final para dar o bote e vencer o GP da Itália de Moto3.
Öncü e Sasaki fecharam um pódio coberto por só 0s056. David Alonso, que andava na quarta posição, aproveitou a briga intensa para ficar à frente de Masià, que terminou em quinto.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Collin Veijer aparece em sexto. Punido, Diogo Moreira fez excelente prova de recuperação. O brasileiro largou da 22ª posição e já na primeira volta aparecia em décimo lugar. Cumpriu a volta longa ainda no início da corrida, que não o impediu de terminar dento do top-10, em sétimo — também foi difícil pela disputa próxima entre os pilotos no meio do grid.
Riccardo Rossi, Stefano Nepa e Kaito Toba completam as dez primeiras posições em Mugello.
Com a terceira vitória no ano, Holgado chegou aos 109 pontos e agora lidera com 35 de frente para Masià, o segundo colocado. Ortolá é o terceiro, com Moreira aparecendo em quarto, 45 pontos atrás do líder.
A Moto3 volta na próxima semana com o GP da Alemanha, em Sachseniring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2023.
Saiba como foi o GP da Itália de Moto3:
O grid de largada da Moto3 foi montado de forma bem diferente do resultado da classificação. É que Xavier Artigas, Joel Kelso, Luca Lunetta, Diogo Moreira, Stefano Nepa, Iván Ortolá e David Salvador foram punidos por rodarem lentos durante os treinos e acabaram enviados para o fundo do pelotão, além de terem uma volta longa a cumprir durante a corrida.
O clima, contudo, não seria um obstáculo a uma prova de recuperação. Apesar do céu parcialmente nublado, a temperatura estava em 25°C, com o asfalto chegando a 36°C. A umidade relativa do ar era de 64%, com o vento soprando a 13 km/h.
No quesito escolha de pneus, unanimidade no grid: todos os pilotos colocaram o dianteiro duro e o traseiro médio.
A largada, porém, teve de ser atrasada por problemas com a moto de Romano Fenati, que levantou o braço no grid. Assim que a moto foi removida, o procedimento seguiu adiante.
Na hora da largada para as 17 voltas do GP da Itália, o pole-position Deniz Öncü saiu bem e manteve a ponta, com Dani Holgado logo se metendo em segundo, diante de Ayumu Sasaki. Ainda nos primeiros metros, Moreira, que saiu em 22º, aparecia em 12º.
Dono de um ritmo forte ao longo de todo o fim de semana, Öncü abriu 0s375 de margem na ponta ainda na primeira volta. Mais atrás, Moreira já era o décimo.
Ao fim do giro, porém, Öncü foi superado por Holgado e Sasaki, que passaram a formar o top-2. Moreira já vinha em nono, mas tinha o aviso para pagar a volta longa, que devia custar cerca de 2s.
Öncü logo tirou Ayumu do caminho, mas não conseguiu manter a posição por muito tempo, voltando a perder terreno para Sasaki. Em seguida, Jaume Masià tomou a ponta, diante de Holgado, Öncü e Sasaki.
Faltando 15 voltas para o fim da corrida, Diogo pagou a volta longa devida e caiu para 12º. Sem muita demora, o #10 já aparecia em 11º, 0s250 atrás de Matteo Bertelle, o décimo.
A disputa intensa na ponta seguia, mas Öncü estava de volta ao comando, 0s135 melhor que Sasaki. Masià era o terceiro, seguido por David Alonso, Holgado, Riccardo Rossi e Tatsuki Suzuki.
Sasaki fez um tentativa para cima de Sasaki e passou na reta, mas o troco veio logo na freada da San Donato, com turco retomando a liderança. Mais atrás, Moreira já aparecia em nono, mas com quase 3s de atraso para Taiyo Furusato, o sétimo.
Rodando na ponta, Öncü levou um susto ao escapar da pista nas Arrabbiata, mas se manteve na pista. Sasaki fez um novo ataque e tomou a liderança, com Holgado surgindo para tomar a segunda colocação.
Na abertura da sétima volta, Öncü passou Holgado na freada da San Donato, mas, no contorno da curva, foi Jaume Masià quem apareceu na frente. Pouco depois, Deniz tirou um coelho da cartola na segunda perna da Arrabbiata e tomou a liderança diante de Sasaki, que atacou pouco depois e recuperou.
Öncü não se deu por vencido e voltou à primeira posição, diante de Sasaki, Holgado e Masià. Alonso era o último deste primeiro grupo. Mais atrás, Moreira vinha em 12º.
Com nove voltas para o fim, Joel Kelso caiu na Bucine, a última curva de Mugello, e abandonou a disputa.
Enquanto isso, Öncü tentava se afastar de Sasaki, mas a margem não passava de 0s2. Tanto foi assim que, no final da décima volta, Ayumu voltou à liderança brevemente antes de ser de novo superado pelo turco da Ajo. Atrás, Moreira vinha em nono.
Vicente Pérez teve de abandonar a corrida, mas por causa de um problema técnico.
Moreira ganhou mais uma posição e agora vinha em oitavo, 0s147 atrás de Tatsuki Suzuki.
Na ponta da corrida, Sasaki mais uma vez tomou a liderança, mas o troco de Öncü veio rápido. Masià era o terceiro, seguido por Holgado e Alonso, que fechava o pelotão. Ortolá era o sexto, pressionado por Moreira.
No início da volta seis, Sasaki repetiu a técnica de ataque e assumiu a ponta, mas Masià deu o bote e tomou a liderança, diante de Ayumu e Öncü. Mroreira vinha agora em sexto, muito distante do pelotão da frente e pressionado por Bertelle.
Sasaki passou Masià e voltou à primeira posição, com Öncü pressionado por Holgado, que logo passou para ser segundo. Deniz não deixou barato e voltou ao ataque para ser o líder mais uma vez.
Öncü conseguiu abrir uma margem na ponta, mas ela foi rapidamente descontada pelos rivais. Holgado voltou à ponta, seguido por Sasaki e Öncü. Alonso e Masià seguiam por perto.
Com três voltas para o fim, Holgado voltou a superar Sasaki, que tinha assumido brevemente a liderança. Öncü era o terceiro, seguido por Masià.
Sasaki também não entregou os pontos e voltou à liderança, com Masià pulando para segundo. O piloto da Leopard atacou logo depois, tomando a ponta da Moto3 na Itália.
O Painel de Comissários, porém, passou a emitir alertas a todos os pilotos do primeiro pelotão em relação a conduta deles.
Envolvido em um grande pelotão, Moreira caiu para 14º com apenas uma volta para a bandeirada.
Sasaki abriu a última volta na liderança da corrida, mas logo foi superado por Holgado. Mesmo espremido no pelotão, Öncü conseguiu tomar a segunda colocação, atrás de Daniel. Sasaki era o terceiro.
Deniz foi para cima de Holgado e recuperou a liderança na segunda perna da Arrabbiata, forçando o ritmo para se afastar e tentar assegurar a primeira vitória na Moto3.
Na bandeirada, Holgado aproveitou e melhor performance na reta e o vácuo para bater Öncü por só 0s051. Sasaki ficou em terceiro. Moreira foi sétimo.
Moto3 2023, GP da Itália, Mugello, Corrida:
1 | D HOLGADO | Red Bull KTM Tech3 | 33:27:315 | 17 voltas |
2 | D ÖNCÜ | Red Bull KTM Ajo | +0.051 | |
3 | A SASAKI | IntactGP Husqvarna | +0.056 | |
4 | D ALONSO | Aspar GasGas | +0.172 | |
5 | J MASIÀ | Leopard Honda | +0.487 | |
6 | C VEIJER | IntactGP Husqvarna | +13.321 | |
7 | D MOREIRA | MSI KTM | +13.332 | |
8 | R ROSSI | Sic58 Honda | +13.360 | |
9 | S NEPA | MTA KTM | +13.429 | |
10 | K TOBA | Sic58 Honda | +13.460 | |
11 | I ORTOLÁ | MTA KTM | +14.146 | |
12 | M BERTELLE | Snipers Honda | +14.243 | |
13 | S OGDEN | VisionTrack Honda | +15.023 | |
14 | J RUEDA | Red Bull KTM Ajo | +15.701 | |
15 | R YAMANAKA | Aspar GasGas | +14.744 | |
16 | A MIGNO | CIP KTM | +20.945 | |
17 | R FENATI | Snipers Honda | +23.062 | |
18 | D SALVADOR | CIP KTM | +38.743 | |
19 | L LUNETTA | MSI KTM | +38.783 | |
20 | M AJI | Team Asia Honda | +38.981 | |
21 | J WHATLEY | VisionTrack Honda | 39.002 | |
22 | A CARRASCO | BOE KTM | 40.085 | |
23 | T FURUSATO | Team Asia Honda | Abandonou | |
24 | T SUZUKI | Leopard Honda | Abandonou | |
25 | V PÉREZ | BOE KTM | Abandonou | |
26 | J KELSO | PrüstelGP CFMoto | Abandonou | |
27 | F FARIOLI | Red Bull KTM Tech3 | Abandonou | |
28 | X ARTIGAS | PrüstelGP CFMoto | Abandonou |