Alonso bate Masià por 0s03 em final eletrizante e vence em San Marino na Moto3
David Alonso cresceu na corrida e deu um belo bote nos metros finais para superar Jaume Masià por 0s03 e ficar com a vitória. Deniz Öncü completa o pódio
David Alonso é o vencedor do GP de San Marino e Riviera de Rimini da Moto3! A prova foi imprevisível e emocionante, como de costume. Isso porque o piloto colombiano superou Jaume Masià no final da última volta da prova para vencer pela terceira vez em quatro corridas na temporada 2023, ano de estreia na categoria.
Pole da etapa em Misano, Masià flertou com a vitória, mas ficou em segundo. Deniz Öncü liderava na volta final quando sofreu ultrapassagem dupla de Alonso e Masià e completou o pódio.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
David Muñoz, Collin Veijer, Kaito Toba, Ayumu Sasaki, José Antonio Rueda e Romano Fenati fecham o top-10. Diogo Moreira começou bem, esteve nas primeiras posições por boa parte da prova, mas finalizou em 12º.
Líder do campeonato, Daniel Holgado não teve um bom domingo e terminou em 16º. Segue no comando do Mundial, mas agora só com quatro pontos de frente para Sasaki. Masià vem em terceiro, a só 12 pontos do líder. Öncü completa um top-4 coberto por 17 tentos.
A MotoGP retoma as atividades no fim de semana do dia 24 de setembro, com o GP da Índia, a ser disputado em Buddh. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das classes menores Moto2 e Moto3.
Saiba como foi o GP de San Marino e da Riviera de Rimini de Moto3:
Assim como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, a Moto3 encontrou um dia de sol e pista seca no circuito Marco Simoncelli. Quando os pilotos partiram para o grid, os termômetros mediam 28°C, com o asfalto chegando a 35°C. A umidade relativa do ar era de 39%, com ventos soprando a 8 km/h no sentido leste.
A escolha de pneus em San Marino foi uniforme. Todos os pilotos calçaram a opção dianteira mais dura e a traseira macia.
No apagar das luzes para as 20 voltas em Misano, o pole-position Jaume Masià saiu bem, mas logo foi pressionado por Ayumu Sasaki, que mergulhou primeiro na curva 1. Kaito Toba vinha em terceiro, diante de Diogo Moreira, David Alonso e Dani Holgado.
Toba não esperou muito e avançou para segundo, mas logo levou o troco de Sasaki. Moreira seguiu a tocada e passou Kaito para ser terceiro. Alonso também passou e subiu para quarto.
Firme desde os primeiros metros, Masià foi abrindo vantagem. Na segunda volta, o espanhol já vinha com 0s4 de margem para Sasaki, que foi ultrapassado por Moreira. O brasileiro, porém, ficou apenas alguns metros na segunda colocação, já que Ayumu deu o troco.
O #10 não deixou barato e, depois de ter um ataque defendido, tentou de novo e tomou a segunda colocação, já 0s9 atrás de Masià, que seguia disparado na ponta. Mais atrás, Deniz Öncü vinha crescendo e passou Sasaki para ocupar a terceira colocação.
Na volta três, Öncü grudou em Diogo e passou, assumindo a segunda colocação. Sasaki era quarto, diante de Alonso, Toba, David Muñoz e Joel Kelso.
Rodando em um ritmo muito forte, Masià seguiu descolando do pelotão. Na volta 4, o espanhol já tinha mais de 1s de margem, mas Öncü vinha forçando o ritmo para baixar a diferença. Moreira ia acompanhando o passo do turco, descolando ligeiramente do grupo.
Na volta 4, aliás, Moreira registrou a melhor marca até então: 1min41s833. Colado em Öncü, o brasileiro fez uma primeira tentativa, mas foi contido pelo titular da Red Bull KTM Ajo. Apesar da disputa, os dois vinham chegando mais perto de Masià, que agora estava só a 0s5.
Na caçada, Öncü fez 1min41s565 e registrou um novo recorde de volta para o GP de San Marino e da Riviera de Rimini de Moto3.
Na volta 6. Öncü já vinha colado em Masià, com Moreira vindo junto nessa briga pela vitória em Misano.
Na passagem seguinte, Moreira tentou um ataque, mas, mais uma vez, foi segurado por Öncü. O pelotão de trás, porém, vinha chegando, com Sasaki mais e mais próximo do brasileiro da MSi.
A abertura da volta 8, Öncü deu uma vacilada e saiu da linha na curva 8, então Moreira aproveitou para pular para segundo. O #10 logo tentou um ataque para cima de Masià, mas o espanhol sustentou a ponta.
Com 12 voltas para o fim, Öncü conseguiu passar Moreira para assumir o segundo posto. Na sequência, foi Muñoz quem passou Diogo, que desceu para quarto, com Alonso grudado atrás.
O colombiano passou o brasileiro em seguida. Neste ponto da corrida, o primeiro pelotão era formado por nove pilotos. Líder do campeonato, Dani Holgado era só décimo.
Moreira passou Alonso, mas levou o troco pouco depois. Logo em seguida, Muñoz se atirou para cima de Öncü, mas seguiu em terceiro.
Na passagem pela reta, Sasaki usou o vácuo e passou Moreira, mas o troco veio logo adiante. Toba cresceu na sequência e tomou o sexto posto de Ayumu.
Com dez voltas para o fim, Öncü fez um ataque para cima de Masià, que segurou. Pouco depois, Deniz tomou a ponta com Muñoz forçando para subir para segundo. Jaume ainda perdeu a posição para Alonso, mas conseguiu um troco imediato.
Rodando na ponta, Öncü imprimiu um ritmo sólido e chegou a se afastar 0s3 de Muñoz, mas o piloto da BOE logo cortou. Masià, porém, surgiu logo depois para tomar o segundo lugar.
Faltando só 8 voltas, Alonso e Moreira vinham sofrendo para acompanhar o passo dos ponteiro, abrindo um pouco mais de margem. David respondeu rápido e se aproximou mais do grupo, mas abrindo 0s5 de diferença para Diogo.
Sem conseguiu avançar, Moreira caiu para a sétima colocação e vinha pressionado por Colin Veijer, que não demorou a passar.
Na ponta, Öncü era pressionado por Masià, mas tinha de ser cauteloso, já que tinha uma advertência por desrespeitar os limites de pista. Alonso, Muñoz, Toba, Sasaki, Veijer, Rueda e Moreira formavam o top-9. Holgado era só 13º.
Muñoz, então, passou Masià e começou a pressionar Öncü. Atrás, Moreira passou Rueda e subiu para oitavo. José Antonio deu o troco e ainda passou Sasaki para ser sétimo.
Masià conseguiu passar Muñoz e voltou ao segundo lugar para tentar tomar a liderança de Öncü. O primeiro pelotão tinha quatro pilotos com quatro voltas para o fim.
Com três voltas para o fim, Muñoz deu uma bela balançada e acabou perdendo o terceiro lugar para Alonso. Atrás, Romano Fenati passou Moreira, que desceu para 11º, mas deu o troco imediato.
Com duas voltas para o fim, a disputa na ponta ficou quente. Masià chegou a pista na ponta, mas Öncü respondeu de cara e ficou na liderança. Alonso também tentou aparecer, inclusive com a melhor volta da corrida – 1mn41s297 -, mas seguiu em terceiro.
Na volta final, Alonso passou Masià e assumiu o segundo posto. Logo de cara, o colombiano atacou Öncü, que defendeu. Jaume partiu para um golpe duplo, mas foi David quem apareceu no comando.
O piloto da Colômbia, então, foi impecável nos metros finais e assegurou a vitória com só 0s036 de margem para Masià. Öncü ficou em terceiro.
Moto3 2023, GP de San Marino e Riviera de Rimini, Misano, Corrida:
1 | D ALONSO | Aspar GasGas | 22 voltas | |
2 | J MASIÀ | Leopard Honda | +0.036 | |
3 | D ÖNCÜ | Red Bull KTM Ajo | +0.237 | |
4 | D MUÑOZ | BOE KTM | +0.764 | |
5 | C VEIJER | IntactGP Husqvarna | +4.800 | |
6 | K TOBA | Sic58 Honda | +7.782 | |
7 | A SASAKI | IntactGP Husqvarna | +7.862 | |
8 | I ORTOLÁ | MTA KTM | +8.072 | |
9 | J RUEDA | Red Bull KTM Ajo | +8.167 | |
10 | R FENATI | Snipers Honda | +8.353 | |
11 | T FURUSATO | Team Asia Honda | +8.402 | |
12 | D MOREIRA | MSI KTM | +9.075 | |
13 | S NEPA | MTA KTM | +9.107 | |
14 | R YAMANAKA | Aspar GasGas | +10.846 | |
15 | T SUZUKI | Leopard Honda | +11.352 | |
16 | D HOLGADO | Red Bull KTM Tech3 | +11.441 | |
17 | X ARTIGAS | PrüstelGP CFMoto | +17.232 | |
18 | R ROSSI | Sic58 Honda | +17.356 | |
19 | J KELSO | PrüstelGP CFMoto | +17.584 | |
20 | M BERTELLE | Snipers Honda | +17.616 | |
21 | F FARIOLI | Red Bull KTM Tech3 | +20.479 | |
22 | J WHATLEY | VisionTrack Honda | +25.834 | |
22 | L FELLON | CIP KTM | +25.866 | |
23 | S OGDEN | VisionTrack Honda | +27.097 | |
25 | S AZMAN | MSI KTM | +37.132 | |
26 | M AJI | Team Asia Honda | +37.589 | |
27 | A CARRASCO | BOE KTM | +48.240 | |
28 | D SALVADOR | CIP KTM | Abandonou |