Masià supera Bendsneyder e lidera treino da Moto2 esvaziado pela chuva no Catar

Jaume Masià foi um dos quatro pilotos na pista de Lusail para o primeiro treino que vale montagem de Q1 e Q2 no Catar. Diogo Moreira não participou e ficou nos boxes

O Treino 1 da Moto2 acabou sendo de poucas emoções em Lusail. A chuva que caiu minutos antes da sessão acabou deixando a pista muito molhada no deserto do Catar e apenas quatro pilotos entraram para acelerar. No fim, o estreante Jaume Masià levou a melhor e fez 2min14s891.

O companheiro Bo Bendsneyder foi outro a se arriscar em Lusail, ficando com o segundo tempo, em 2min15s898. Xavier Artigas e Alex Escrig, da Leopard Racing, ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Dos 30 pilotos do grid, 26 ficaram nos boxes em Lusail. Diogo Moreira foi um deles. O brasileiro sequer subiu na moto e acabou não participando do treino no circuito catari.

Esta sessão foi a primeira das duas que definem as posições de Q1 e Q2 da classificação da Moto2. Neste sábado, a partir de 7h15 (de Brasília), os pilotos possuem a chance final de garantiram uma vaga na fase final do treino que define o grid de largada.

Jaume Masià liderou o treino sem graça no Catar (Foto: Reprodução)

Moto2 volta a acelerar neste sábado (9), em Lusail, a partir de 11h45 (de Brasília), com a classificação para o GP do Catar. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Confira como foi o Treino 1 da Moto2 no Catar:

A noite caiu em Lusail, a bandeira verde pintou, mas poucos pilotos foram para a pista. A chuva forte que caiu minutos antes deixou a pista molhada e afastou os competidores no início da sessão. No momento, a temperatura era de 22ºC no ar e 25ºC na pista.

Com sete minutos de treino, Arón Canet foi o primeiro a acelerar e encarou uma pista bem molhada em Lusail, sem conseguir dar uma volta rápida. Depois, foi a vez de Xavi Artigas, que até chegou a marcar tempo e fez 2min29s023.

Canet foi o primeiro a se aventurar na pista molhada (Vídeo: MotoGP)

Artigas, por sinal, se empolgou e ficou na pista por um bom tempo, chegando a marcar quatro voltas consecutivas, baixando para 2min21s135.

Depois disso, mais gente decidiu sair para a pista, como Bo Bendsneyder e Jaume Masià. O espanhol foi para segundo, com 2min24s752, seguido pelo companheiro de equipe.

Na reta final da sessão, Alex Escrig também se arriscou na pista, mas marcou um tempo muito alto e ficou na quarta colocação entre os quatro que aceleraram.

Nos últimos minutos, Masià marcou 2min16s579 e tomou a dianteira. Artigas até melhorou para 2min16s882, mas acabou caindo para o segundo lugar.

Xavier Artigas foi além e cravou volta rápida na pista molhada em Lusail (Vídeo: MotoGP)

Escrig marcou 2min22s440 e ficou mesmo na quarta posição. Bendsneyder evoluiu seu tempo, mas seguiu em terceiro e a 1s118 da melhor marca da sessão até aquele momento.

No último minuto, Masià voou na pista molhada e marcou 2min14s891. O companheiro Bendsneyder pulou para o segundo posto, mas 1s3 atrás. Artigas e Escrig fecharam a lista.

Moto2 2024, Catar, Treino 1, Resultado Final:

Pos.MotoPilotoEquipeTempo Diff
15J MASIÀPERTAMINA SAG KALEX2:14.891 
264B BENDSNEYDERPERTAMINA SAG KALEX2:15.898+1.007
343X ARTIGASFORWARD TEAM2:16.882+1.991
417A ESCRIGFORWARD TEAM2:19.104+4.213

GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz
📌 Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati de fábrica em 2025
📌 MotoGP muda concessões e lança boia para resgatar Honda e Yamaha
📌 Honda encara desafio de buscar redenção, mas agora sem Marc Márquez
📌 Yamaha muda para espantar conservadorismo e voltar a ser protagonista
📌 Acosta chega à MotoGP como único novato e imensa pressão nos ombros
📌 Aldeguer assume protagonismo em Moto2 de conhecidos e novos nomes
📌 Marc Márquez encara recomeço na Gresini para descobrir se ainda é quem já foi
📌 Aprilia tem RS-GP24 como trunfo e reforço com vitorioso Brivio na Trackhouse
📌 KTM aposta em inovações aerodinâmicas para dar salto e encarar Ducati
📌 Alonso herda favoritismo na Moto3. Rueda e Piqueras merecem atenção

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.