GUIA 2024: Aprilia tem RS-GP24 como trunfo e reforço com vitorioso Brivio na Trackhouse

O quarteto de pilotos da montadora não empolga, mas a aerodinâmica de sua moto, além da liderança de Davide Brivio na equipe satélite são cartadas da Aprilia para 2024

TERCEIRA COLOCADA NO MUNDIAL DE CONSTRUTORES NA TEMPORADA PASSADA, a Aprilia investiu bastante para a MotoGP em 2024. Não em pilotos, até porque manteve na fábrica Aleix Espargaró e Maverick Viñales e, na satélite, Miguel Oliveira e Raúl Fernández — que são contratados diretamente pela casa de Noale. A grande aposta está na aerodinâmica da RS-GP24 para, quem sabe, ir além no campeonato e poder rivalizar com a Ducati até o fim do ano.

Penúltimo time a apresentar o design para a temporada, a Aprilia não trouxe grandes mudanças na pintura, mas aposta em uma nova asa traseira e dianteira na moto, além de redesenhar o chassi para 2024. Tudo para aumentar o número de vitórias que teve em 2023 — foram duas com Aleix. Na pré-temporada, o piloto líder da equipe garantiu que um passo à frente foi dado, ainda não suficiente para equalizar forças com a esquadra de Borgo Panigale.

Quem tem muito trabalho a fazer é o ‘Top Gun’. Ele precisa mostrar serviço e provar o investimento feito em seu talento. Embora o sétimo lugar no Mundial de Pilotos não tenha sido um péssimo resultado, Viñales ainda não venceu no terceiro ano pela equipe e este pode ser o último — o contrato vence em 2024. Andar à frente do companheiro é fundamental para garantir que seja um dos escolhidos para 2025 e essa é uma briga que promete ser interessante ao longo da temporada.

Enquanto isso, na garagem satélite, a conturbada saída da RNF e a chegada curiosa da Trackhouse vinda da Nascar parece superada. A estreante no grid da MotoGP apresentou-se nas cores da bandeira norte-americana e manteve quase todo mundo que estava em 2023, de funcionários à dupla de pilotos. Justin Marks teve ainda uma sacada de mestre ao anunciar Davide Brivio, ex-Yamaha e Suzuki, como diretor-chefe do time.

Fim da RNF trouxe a Trackhouse para a MotoGP, mas Fernández e Oliveira seguem na satélite da Aprilia (Foto: Trackhouse)

Campeão aonde passou, Brivio deixou a categoria logo após a conquista de Joan Mir, em 2020, para trabalhar com a Alpine na Fórmula 1 como diretor de corridas e volta ao Mundial de Motovelocidade com a experiência necessária para tocar um projeto iniciante de uma marca sem nenhuma ideia de como funciona a MotoGP. Quanto aos pilotos, Oliveira terá a chance de guiar a moto desta temporada, enquanto Fernández segue com a do ano passado. Nos testes em Lusail, melhor para o espanhol, que surpreendeu com boas performances.

Será um ano interessante de se observar em que pé estará o trabalho da Aprilia no campeonato. Não que tenha no cartel pilotos que empolgam além da conta, mas, sob a liderança de Espargaró, a montadora promete dar trabalho. Na primeira parte do campeonato, a disputa com a KTM vai ser intensa e, só depois de bater a concorrente austríaca é que terá condições de tentar se aproximar da Ducati em 2024.

Confira o guia da MotoGP para a temporada 2024. Acesse aqui (Arte: Thiago Rocha)

GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz
📌 Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati de fábrica em 2025
📌 MotoGP muda concessões e lança boia para resgatar Honda e Yamaha
📌 Honda encara desafio de buscar redenção, mas agora sem Marc Márquez
📌 Yamaha muda para espantar conservadorismo e voltar a ser protagonista
📌 Acosta chega à MotoGP como único novato e imensa pressão nos ombros
📌 Aldeguer assume protagonismo em Moto2 de conhecidos e novos nomes
📌 Marc Márquez encara recomeço na Gresini para descobrir se ainda é quem já foi

MotoGP volta a acelerar no final de semana de 7 a 9 de março, em Lusail, no Catar, para a abertura da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.