GUIA 2024: Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati

A temporada 2024 da MotoGP vai dar mais uma vez um gostinho especial aos fãs: ver Jorge Martín e Enea Bastianini duelando para ver quem é mais digno de andar na equipe de fábrica da Ducati

A TEMPORADA 2024 DA MOTOGP CHEGA COM MUITAS HISTÓRIAS, mas uma das mais interessantes talvez seja a intensa briga por uma vaga na equipe de fábrica da Ducati. E será mais um capítulo do embate entre Jorge Martín e Enea Bastianini, algo que começou em 2022 e parece próximo de um desfecho definitivo.

Bastianini é, desde o começo de 2023, piloto da equipe principal da Ducati. Após boa apresentação em 2022 com a Gresini, vencendo corridas e até mesmo se colocando como postulante ao título durante boa parte do campeonato, acabou ganhando a confiança da montadora italiana e foi promovido.

De outro lado da disputa, estava Jorge Martín. Também com uma satélite, a Pramac, o espanhol andou bem apesar das inúmeras lesões e chamou a atenção do paddock da MotoGP. No fim, porém, acabou preterido por Bastianini e seguiu sem as atenções do time principal. E aí que chega 2023, com seus encantos e reviravoltas.

No ano passado, Bastianini enfrentou um problema logo na estreia do campeonato. Na corrida sprint do GP de Portugal, um acidente o tirou das etapas seguintes. Quando voltou, não se deu bem com a GP23 e sofreu muito. Na Catalunha, novo acidente e mais ausências. A vitória no GP da Malásia até o salvou, mas não foi suficiente para encantar. Ainda mais se somarmos o fato de Martín ter lutado pelo título até o fim do certame e ter sido um dos melhores pilotos da MotoGP.

Jorge Martín segue na busca por um lugar no time de fábrica (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Claro que, com tudo isso envolvido, as especulações também surgiram. No final de 2023, rumores de uma possível troca agitaram a MotoGP. Paolo Ciabatti, então diretor-esportivo da Ducati, revelou ao site oficial da classe rainha do Mundial de Motovelocidade que considerar Martín no time principal era “uma realidade”.

O espanhol, porém, não quis se envolver muito. Disse que ficaria orgulhoso com a permanência na Pramac ou mesmo na Ducati, mas também já declarou que não quer seguir em equipe satélite na temporada 2025, abrindo o leque de opções no mercado. Com isso, chega a 2024 com a responsabilidade de manter o alto nível e provar que pode ser promovido.

A dureza é que logo ao lado, Bastianini precisará provar que não é uma grande incógnita no grid da MotoGP e que pode superar as dificuldades do ano passado para novamente mostrar capacidade de brigar pelo título, ainda mais com o melhor equipamento da categoria em mãos.

A MotoGP vai prestar atenção nessa disputa mais uma vez para, com certeza, dessa vez para acabar com qualquer dúvida depois de tantos tiros trocados entre os competidores.

Confira o guia da MotoGP para a temporada 2024. Acesse aqui (Arte: Thiago Rocha)

GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz

MotoGP volta a acelerar no final de semana de 7 a 9 de março, em Lusail, no Catar, para a abertura da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.