GUIA 2024: KTM aposta em inovações aerodinâmicas para dar salto e encarar Ducati

Com novidades tecnológicas na moto RC16 e a manutenção da dupla Brad Binder e Jack Miller, a KTM aposta alto na temporada 2024 para incomodar a favorita Ducati. E ainda prepara dois jovens talentosos para o futuro na GasGas

A TEMPORADA 2024 DA MOTOGP É CRUCIAL PARA A KTM. Talvez ainda não seja aquela em que a equipe alcance o sonhado título, mas tem tudo para ser o grande passo em relação a anos anteriores, especialmente pelo desempenho mostrado na reta final de 2023, algo que encheu toda a montadora de confiança. A dupla segue a mesma, com Brad Binder e Jack Miller, a RC16 chega com novidades, então é hora de dar o desejado passo adiante.

A KTM teve uma ótima segunda metade de campeonato em 2023, especialmente após a introdução do chassi de fibra de carbono, mais leve e com alterações aerodinâmicas. As asas dianteira e traseira também ganharam novos detalhes e a moto RC16 cresceu de performance, brigando por pódio em quase todas as corridas e passando muito perto da vitória da Tailândia e em Valência. Ficou no quase, de novo.

Relacionadas


Em 2023, o time contou com Binder e Miller, mas só o sul-africano venceu, nas corridas sprint de Jerez e da Argentina. Pouco para quem sonhava com muito mais no início do certame. O australiano, por outro lado, acabou saindo como decepção por conta do rendimento ruim nas corridas, ainda que tenha sido decente nas classificações.

Chefe da equipe de fábrica, Francesco Guidotti avaliou positivamente o desempenho da montadora austríaca nos testes de pré-temporada. “Demos um passo à frente em comparação com a última vez que estivemos aqui e isso fico claro com os tempos de volta. Ainda precisamos de um pouco mais, mas estamos no caminho. Estamos trabalhando e podemos ver a melhora”, destacou.

Jack Miller e Brad Binder formam a dupla titular de 2024 (Foto: Philip Platzer/KTM)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Foi uma boa pré-temporada e o ritmo geral ficou abaixo do recorde de volta nas duas vezes. E também estivemos logo lá”, comentou. “Estaremos prontos e temos de entregar”, completou.

Binder foi o ‘melhor do resto’ no ano passado. Com a Ducati dominando tudo na MotoGP, sobrou para o #33 terminar em quarto no campeonato e ser um dos grandes destaques do ano. O pai da pequena Pip Florence, por outro lado, não mostrou o rendimento esperado e foi muitas vezes visto no chão ou bem distante das primeiras posições.

Por isso, inclusive, a KTM decidiu colocar uma pulga atrás da orelha do australiano e está na satélite GasGas Tech3. Também com uma moto de fábrica, a equipe vai contar com os jovens Augusto Fernández e Pedro Acostaesse último, o único novato da temporada 2024.

Fernández não fez um grande campeonato de estreia em 2023, é bem verdade, mas foi digno de manter a vaga para uma segunda oportunidade, escanteando o veterando Pol Espargaró, agora piloto de testes. Acosta, porém, chega cheio de olhares e atenções depois do título da Moto2 e pronto para tentar manter o encanto dentro do Mundial de Motovelocidade.

Enquanto esses quatro vão acelerar durante o ano, a KTM ainda tem um gigantesco trunfo nas mãos: Dani Pedrosa. Veterano, vencedor e ótimo acertador de motos, o espanhol segue como piloto de testes e deve aparecer novamente em algumas corridas como convidado. No ano passado, foi 7º colocado em Jerez e terminou em um ótimo quarto lugar em Misano, melhor até mesmo que os pilotos titulares.

A KTM chega a 2024 com novidades na moto e entre os pilotos para finalmente dar o almejado salto para o topo. Não será fácil bater a favorita Ducati, mas os austríacos prometem dar muito trabalho e isso já é um alento para os torcedores.

Confira o guia da MotoGP para a temporada 2024. Acesse aqui (Arte: Thiago Rocha)

GUIA 2024
📌 MotoGP chega aos 75 anos mais verde e com fábricas europeias no foco
📌 De combustível e concessões: o que muda na nova temporada do Mundial
📌 MotoGP tem poucos pilotos com futuro definido e muitos contratos no fim
📌 Moreira alcança sonhada promoção, mas precisa de paciência na Moto2
📌 GALERIA: Antes e depois das motos da MotoGP para a temporada 2024
📌 Ducati tenta estender reinado, mas briga por vaga promete aumentar pressão
📌 Bagnaia tenta revalidar #1 em MotoGP de concorrência mais voraz
📌 Martín e Bastianini reeditam batalha por vaga na Ducati de fábrica em 2025
📌 MotoGP muda concessões e lança boia para resgatar Honda e Yamaha
📌 Honda encara desafio de buscar redenção, mas agora sem Marc Márquez
📌 Yamaha muda para espantar conservadorismo e voltar a ser protagonista
📌 Acosta chega à MotoGP como único novato e imensa pressão nos ombros
📌 Aldeguer assume protagonismo em Moto2 de conhecidos e novos nomes
📌 Marc Márquez encara recomeço na Gresini para descobrir se ainda é quem já foi
📌 Aprilia tem RS-GP24 como trunfo e reforço com vitorioso Brivio na Trackhouse
📌 Alonso herda favoritismo na Moto3. Rueda e Piqueras merecem atenção

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.