Diretor-técnico da Aprilia vê mistura de “líder e campeão” em Martín: “Temos referência”
Novo diretor-técnico da Aprilia, Fabiano Sterlacchini avaliou que é surpreendente a maneira como Jorge Martín está encarando o trabalho com a casa de Noale
Diretor-técnico da Aprilia, Fabiano Sterlacchini não escondeu a animação em trabalhar com Jorge Martín. O dirigente classificou o #89 como uma mistura de “campeão e líder” e se mostrou impressionado com a maneira como o espanhol de Madri está encarando o trabalho com a casa de Noale.
Campeão da temporada 2024, Martín migrou para a Aprilia e, na terça-feira (19), teve o primeiro contato com a RS-GP. O agora ex-Pramac completou 77 voltas em Barcelona, a melhor delas em 1min39s859, 1s056 mais lento do que Álex Márquez, o líder das atividades, e ficou com o 11º tempo.
Relacionadas
Martín, que sofreu a primeira queda com a nova moto, testou não apenas a especificação de 2025, mas também a moto utilizada por Aleix Espargaró e Maverick Viñales ao longo de 2024. Por conta do contrato com a Ducati, em vigor até o fim do ano, Jorge não pode falar com a imprensa sobre as sensações com a nova moto.
Sterlarcchini, que assumiu a direção-técnica da Aprilia no lugar de Romano Albesiano — que foi para a Honda —, então, fez uma avaliação inicial sobre o teste de Martín.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
“Acho que o fato de termos Jorge, que vem da moto campeã e sendo o campeão, é uma grande oportunidade, pois temos uma referência e podemos entender claramente mais aspectos nos quais temos de nos concentrar”, disse Sterlacchini. “Acho que neste curto período em que trabalhamos juntos, ontem por metade do dia e hoje, ele é uma mistura de campeão e líder”, comentou.
“E, para ser sincero, é bem surpreendente a maneira como ele está encarando o trabalho. Então é muito bom”, frisou.
Sterlacchini chega à Aprilia depois de ter passado 2022 e 2023 com a KTM. Nos 17 anos anteriores, o italiano trabalhou no departamento de engenharia da Ducati.
Ainda recém-chegado, Fabiano não quis apontar onde a RS-GP precisa ser melhorada.
“Pessoalmente, acredito que é impossível: você não precisa de uma pessoa que seja boa, precisa de Deus para entender tudo em um período tão curto de tempo”, disparou. “Sendo sincero, em alguns aspectos começou a ficar mais claro, com uma imagem menos desfocada, mas é absolutamente prematuro tirar qualquer conclusão neste momento”, encerrou.
A MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
LEIA MAIS
🏆 Martín usa consistência para levar título da MotoGP em 2024 e roubar #1 da Ducati
🏆 Martín se torna 30º piloto diferente a ser campeão da MotoGP/500cc. Confira lista
🏆 Martín conquista título da MotoGP com pódio em Barcelona. Confira classificação final
🏆 Martín faz história e vira primeiro campeão com equipe satélite na ‘Era MotoGP’
🏆 De rejeitado a campeão: Martín fecha conto de fadas com imponente título da MotoGP

