Ducati assume que estava “preparada” para optar por motor 2024 desde Barcelona

Chefe da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna assumiu que a equipe italiana foi para a pré-temporada preparada para descartar o motor de 2025, já que tinha entendido ainda no teste de Barcelona que os ganhos não compensavam as perdas

Chefe da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna revelou que a casa de Borgo Panigale foi para os testes de pré-temporada já preparada para descartar o motor de 2025. De acordo com o dirigente, já no teste pós-temporada de Barcelona ficou claro que os ganhos não compensavam as perdas com a nova unidade.

Depois de muito protelar, a Ducati definiu apenas no último dia de testes na Tailândia que vai homologar o motor de 2024 mais uma vez. Assim, o propulsor que faturou a tríplice coroa no ano passado vai seguir na ativa até o final de 2026, já que a MotoGP tem um congelamento mais longo por conta da mudança de regulamento prevista para 2027.

Relacionadas

Além do motor de 2024, o pacote da Desmosedici para este ano vai contar, também, com o chassi e a aerodinâmica do ano passado. O quadro, contudo, pode ser alterado ao longo do ano, enquanto a carenagem pode ser trocada uma vez na temporada.

“Já estava claro em Barcelona que, embora vantajoso em termos de performance e facilidade de pilotagem, se revelou um motor mais complicado na gestão do freio”, escreveu Dall’Igna no LinkedIn. “Já estávamos, portanto, parcialmente preparados para confirmar a versão de 2024 e estava tudo pronto para fazer essa escolha”, apontou.

Gigi Dall’Igna é a grande mente por trás da evolução da montadora (Foto: Ducati)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“O pacote aerodinâmico, por outro lado, acabou sendo a decisão mais difícil. Ele trouxe vantagens inquestionáveis, especialmente em uma pista como Buriram, na Tailândia, mas arriscava trazer desvantagens em pistas com curvas mais rápidas, como Argentina e Catar”, explicou. “Preferimos a cautela, planejando testar outra vez com algumas atualizações no próximo teste de Jerez”, explicou.

Ainda, Gigi comentou quais os componentes efetivamente planejados para a 2025 que foram aprovados para a moto desta temporada.

“O braço oscilante e o câmbio passaram no teste, mas, no sistema de rebaixamento [da altura da moto], a confirmação será feita durante o fim de semana de corrida”, contou. “Será, certamente, um campeonato ferozmente disputado, no qual muitas fábricas e pilotos terão voz, mas, como sempre, será o equilíbrio e a competitividade em cada uma das pistas que, no fim, fará a diferença. É isso. Vamos lá. Vamos, Ducati”, encerrou.

MotoGP agora volta às pistas apenas para a abertura da temporada 2025, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, com o GP da Tailândia, em Buriram. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.