Ducati evita bater martelo, mas sinaliza saída de Miller da equipe de fábrica em 2023

Diretor-esportivo da marca de Bolona, Paolo Ciabatti disse que vitórias nos GPs da Itália e da Catalunha dariam ainda mais opções para a Ducati, mas deixou claro que, no momento, os italianos não podem oferecer ao australiano o lugar ao lado de Francesco Bagnaia na equipe de fábrica em 2023

HOMENAGEM JUSTA OU DESNECESSÁRIA? MOTOGP APOSENTA #46 DE ROSSI EM MUGELLO

A Ducati ainda deixou certo mistério no ar, mas assumiu que, no momento, não pode oferecer a Jack Miller um lugar na equipe de fábrica na MotoGP em 2023. De acordo com Paolo Ciabati, diretor-esportivo da casa de Borgo Panigale, tanto o australiano quanto o agente dele, o finlandês Aki Ajo, já foram informados disso.

Até aqui, a Ducati definiu apenas a permanência de Francesco Bagnaia. Vice-campeão no ano passado, o italiano renovou contrato no início do ano até 2024, mas a vaga ao lado dele é bastante disputada. Além de Jack, o atual titular, o lugar é alvo do interesse de Jorge Martín e Enea Bastianini.

LEIA TAMBÉM
MotoGP cita tensão geopolítica e cancela GP da Finlândia na temporada 2022

Jack Miller disputava a vaga com Enea Bastianini e Jorge Martín (Foto: Ducati)

CLASSIFICAÇÃO DA MOTOGP
▶️ Aleix Espargaró diminui vantagem de Quartararo

Inicialmente, o piloto da Pramac parecia o mais cotado para a vaga, mas a atuação do piloto da Gresini em 2022 o colocou à frente na disputa. Dono de três vitórias neste ano, Enea é o terceiro colocado no Mundial de Pilotos, só oito pontos atrás de Fabio Quartararo, o líder do campeonato.

Em entrevista à publicação alemã Speedweek, Ciabatti revelou que a disputa entre Martín e Bastianini segue, embora até tenha sinalizado que ‘La Bestia’ está em vantagem na briga.

“As perspectivas para Enea são, definitivamente, boas”, declarou Ciabatti, que ressaltou que a Ducati quer “pensar as coisas cuidadosamente”.

Ao ser questionado, entretanto, sobre a situação de Miller, Paolo mostrou ter mais certeza, inclusive por já ter indicado a Miller e Ajo que é bom buscar outras oportunidades. A Ducati já tinha deixado aberta a possibilidade de realocar Jack em uma equipe satélite, mas o próprio comando do time reconheceu que a opção podia não interessar o piloto.

“Primeiro, queremos resgatar as opções dos pilotos e aí decidir em que equipe eles vão correr em 2023”, disse Ciabatti. “Em relação a Jack Miller, ele venceu duas corridas em oito dias em 2021, em Jerez e Le Mans. Se agora vencer duas seguidas, a Ducati terá ainda mais opções para escolher”, ponderou.

“Mesmo assim, já dissemos a Jack e seu agente que, se eles estão buscando um lugar em uma equipe de fábrica, que sigam procurando”, revelou. “Nós, agora, não podemos oferecer a Miller um lugar na equipe de fábrica para 2023 neste momento”, encerrou.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 29 de maio para o GP da Itália, em Mugello, oitava etapa da temporada 2022. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEIA TAMBÉM
# Honda admite conversas com Mir e Rins, mas diz que “vai analisar com calma” situação
# MotoGP anuncia aposentadoria do lendário #46 de Rossi em evento em Mugello

MOTOGP CUMPRE 1/3 DA TEMPORADA 2022 COM BASTIANINI E GRESINI EM EVIDÊNCIA
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.