Em duelo interno da Pons, Espargaró triunfa na Moto2 em Montmeló. Líder, Redding fica fora do pódio

Pol Espargaró venceu uma intensa briga com Tito Rabat e ficou com a vitória na etapa da Catalunha da Moto2. Recuperado de lesões, Tom Lüthi completou o pódio

A classificação do Mundial de Moto2 após seis etapas                        
As imagens do domingo no Mundial de Motovelocidade na Catalunha
Acompanhe a cobertura do GP da Catalunha no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Pol Espargaró voltou a mostrar que colocou um ponto final na má fase que durou exatas quatro corridas. Correndo a 2 km de sua casa, o piloto fez uma boa largada partindo da pole e mesmo tendo perdido a liderança para Tito Rabat, conseguiu recuperar a frente e recebeu a bandeirada em Montmeló com 0s081 de vantagem neste domingo (16).

 
A dupla da Pons foi a grade protagonista da prova catalã. Nas primeiras voltas, Tom Lüthi e Scott Redding conseguiam acompanhar o ritmo, mas logo se afastaram e se isolaram em terceiro e quarto, respectivamente.
Espargaró assumiu o segundo posto na classificação do Mundial (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

A disputa entre Espargaró e Rabat se estendeu até a última curva, mas Pol conseguiu conter as tentativas de seu rival. Com o resultado, o irmão mais novo de Aleix assumiu o segundo posto na classificação do Mundial, 35 pontos atrás de Redding, que segue na liderança. Rabat tem o terceiro posto na classificação, à frente de Mika Kallio.

Redding, por sua vez, não teve um de seus melhores fins de semana. Mesmo tendo largado em segundo, o piloto não estava satisfeito com o desempenho de sua moto e após uma reunião que contou com Mika Kallio – também insatisfeito com seu ritmo – a Marc VDS pediu a substituição de seus motores, alegando que a diferença para os demais era muito grande. 
 
A organização do Mundial concordou e entregou novos propulsores ao time belga. Mesmo assim, o britânico não conseguiu fazer frente à dupla da Pons e ficou com o quarto lugar, 9s061 atrás de Espargaró. 

Takaaki Nakagami fez uma boa largada, mas não conseguiu manter o mesmo desempenho e ficou com o quinto posto, após vencer uma longa disputa com Randy Krummenacher. Johann Zarco foi o sétimo, seguido por Dominique Aegerter, Kallio e Simone Corsi.
A galeria exclusiva do GP da Catalunha, por Xavi Bonilla

Saiba como foi o GP da Catalunha de Moto2:
 
A prova da Moto2 começou com a temperatura ambiente na casa dos 31°C, com a pista batendo os 47°C. Espargaró tinha a pole, seguido por Redding e Rabat. Pol saiu bem e manteve a ponta, com Lüthi saltando para o segundo posto. 
 
Sem espaço, o suíço precisou usar a área de escape, mas conseguiu voltar para a pista na quarta colocação. Rabat vinha em segundo, com Nakagami em terceiro. Redding saiu mal e tinha a quinta colocação. 
Redding não teve ritmo para brigar pela vitória em Barcelona (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Scott pressionou Lüthi e assumiu o quarto lugar, passando a atacar Nakagami. Na frente, Espargaró tentava escapar, mas era seguido por Rabat.
 
Ainda nos primeiros metros, Louis Rossi e Steven Odendal caíram na curva 10 e abandonaram a prova. Quem também abandonou a disputa cedo foi Toni Elías, que caiu ainda na primeira curva.
 
Não demorou, Redding passou Nakagami e assumiu o terceiro posto, passando a caçar Rabat. Na abertura da terceira volta, Tito tentou atacar seu companheiro de Pons, mas Pol conseguiu defender.
 
Em grande fase, Redding logo se enfiou no primeiro pelotão, acompanhando o ritmo da dupla da Pons. Um pouco depois, Ricky Cardús e Xavier Simeón abandonaram após uma queda. 
 
Sem se preocupar com jogo de equipe, Rabat insistiu em atacar Espargaró, mas Pons conseguiu manter a posição. Redding acompanhava tudo do terceiro posto, com Lüthi tentando se aproximar para entrar na disputa.
 
Fazendo a melhor volta da disputa, Lüthi passou Redding e assumiu o terceiro lugar. Nakagami vinha isolado no quinto lugar, à frente de Krummenacher, Zarco, Schrotter, Pasini e Aegerter. 
 
Alex de Angelis sofreu uma queda na prova, mas levantou a moto e voltou para a pista. O piloto da Forward, entretanto, recolheu na sequência. Com 16 voltas para o fim, Sandro Cortese abandonou a corrida após ter problemas na curva 10.
 
Na ponta, Rabat seguia pressionando Espargaró pela ponta. Lüthi vinha ligeiramente atrás, seguido por Redding, que parecia estar esperando para atacar mais adiante.
 
Rafid Topan Sucipto sofreu uma queda na curva 3 com 13 voltas para o fim e foi deslizando pelo asfalto até parar na brita.
Lüthi mostrou que já está recuperado de suas lesões (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Com 11 voltas para o fim, Espargaró seguia firme na ponta, seguido de perto por Rabat. Lüthi já vinha um pouco mais trás, isolando Redding no quarto posto.
 
De tanto insistir, Tito conseguiu passar Espargaró, que olhou para trás, abrindo a porta para a entrada do companheiro de Pons. 
 
A dupla da Pons seguia andando junto, com Lüthi distante no terceiro posto. Axel Pons foi punido por manobra ilegal e precisou entregar a 16ª posição da Di Meglio. 
 
Com sete voltas para o fim, Espargaró aproveitou o erro de Rabat para recuperar a liderança. No giro seguinte, Torres caiu na curva 1 e abandonou a disputa.
 
Rodando sempre juntos, mas isolados dos demais pilotos, a dupla da Pons abriu a última volta colada, com Espargaró na frente. 

Moto2, GP da Catalunha, Montmeló, Final:
 
1
Pol ESPARGARÓ
ESP
Pons 40 HP Tuenti
Pons Kalex
41:17.307
23 voltas
2
Esteve RABAT
ESP
Pons 40 HP Tuenti
Pons Kalex
+0.081
 
3
Thomas LÜTHI
SUI
Interwetten                                   Suter
+6.264
 
4
Scott REDDING
ING
Marc VDS
Kalex
+9.061
 
5
Takaaki NAKAGAMI
JAP
Italtrans
Kalex
+10.597
 
6
Randy KRUMMENACHER
SUI
Technomag
Suter
+11.577
 
7
Johann ZARCO
FRA
Ioda
Suter
+15.569
 
8
Dominique AEGERTER
SUI
Technomag
Suter
+28.280
 
9
Mika KALLIO
FIN
Marc VDS
Kalex
+28.352
 
10
Simone CORSI
ITA
NGM Mobile                 
Speed Up
+28.461
 
11
Mattia PASINI
ITA
NGM Mobile Racing
Speed Up
+28.892
 
12
Mike DI MEGLIO
FRA
JiR
MotoBI
+31.215
 
13
Danny KENT
ING
Tech 3
+31.318
 
14
Axel PONS
ESP
Pons 40 HP Tuenti
Pons Kalex
+31.757
 
15
Julián SIMÓN
ESP
Italtrans
Kalex
+33.190
 
16
Nicolas TEROL
ESP
Aspar
Suter
+34.092
 
17
Kyle SMITH
ING
Avintia
Kalex
+44.392
 
18
Hafizh SYAHRIN
MAL
Petronas Raceline
Kalex
+48.517
 
19
Dani RIVAS
ESP
TSR
Kalex
+48.563
 
20
Yuki TAKAHASHI
JAP
Team Asia
Moriwaki
+48.719
 
21
Alberto MONCAYO
ESP
Arginano y Gines
Motobost
+53.765
 
22
Doni Tata PRANDITA
IDN
Gresini
Suter
+1:13.330
 
23
Ricard CARDÚS
ESP
Forward
Speed Up
+1:21.740
 
 
Ratthapark WILAIROT
TAI
Gresini
Suter
NC
 
 
Anthony WEST
AUS
QMMF
Speed Up
NC
 
 
Jordi TORRES
ESP
Aspar
Suter
NC
 
 
Marcel SCHROTTER
ALE
SAG
Kalex
NC
 
 
Rafid Topan SUCIPTO
IDN
QMMF
Speed Up
NC
 
 
Sandro CORTESE
ALE
IntactGP
Kalex
NC
 
 
Alex De ANGELIS
RSM
Forward
Speed Up
NC
 
 
Xavier SIMEON
BEL
SAG
Kalex
NC
 
 
Toni ELÍAS
ESP
Avintia
Kalex
NC
 
 
Louis ROSSI
FRA
Tech 3
NC
 
 
Steven ODENDAAL
RSA
Arginano y Gines
Motobost
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
Pista Seca
 
ar: 31°C | pista: 51°C
 
 
 
 
 
 
 
 
VMR
Thomas LÜTHI
SUI
Interwetten
Suter
 
1:46.960
159.0 km/h
REC
Thomas LÜTHI
SUI
Interwetten
Suter
 
1:46.631
159.5 km/h
MV
Marc MÁRQUEZ
ESP
Catalunya
Suter
 
1:46.187
160.2 km/h
POLE
Pol ESPARGARÓ
ESP
Pons
Kalex
 
1:46.410
159.9 km/h

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube