Bastianini bate Miller e vence em Austin. Marc Márquez faz prova de recuperação e é 6º
Enea Bastianini deu o bote na hora certa em Jack Miller para roubar a ponta e vencer no GP das Américas de MotoGP
Foi na largada que o pole-position Jorge Martín perdeu a ponta para Jack Miller, que saiu na segunda posição e deu o bote logo na primeira curva do Circuito das Américas. No entanto, ainda que o australiano tenha ficado na liderança da corrida por boa parte do tempo, Enea Bastianini foi inteligente para atacar quando necessário e roubar a posição do piloto da Ducati em Austin. O italiano, então, abriu mais de 2s de vantagem e venceu a segunda na temporada de 2022 da MotoGP.
Miller iria fechar na segunda posição, mas Álex Rins o ultrapassou na última volta, ficando com o lugar do #43, que terminou em terceiro. A Suzuki abriu ainda mais o sorriso também pelo resultado de Joan Mir: finalizou a corrida em quarto lugar.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Atrás deles, esteve Francesco Bagnaia, que fechou as cinco primeiras posições com três Ducati. Marc Márquez vale um destaque também: largou em nono, foi parar em 18º e se recuperou para terminar em sexto, depois de muitas disputas e ultrapassagens. Fabio Quartararo, Jorge Martín, Johann Zarco e Maverick Viñales fecharam o top-10.
A MotoGP volta às pistas no próximo dia 23 de abril, para o GP de Portugal, em Portimão. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da quarta etapa do Mundial de Motovelocidade 2022.
Saiba como foi o GP das Américas de MotoGP:
A MotoGP encontrou um domingo de sol e calor para o GP das Américas. Às vésperas da largada na capital do Texas, os termômetros mediam 26°C, com o asfalto chegando a 38°C. A umidade relativa do ar estava em 55%, com o vento soprando a 26 km/h.
Na saída para o grid, todos os pilotos optaram pelos pneus dianteiros duros. Na traseira, a escolha foi quase uniforme pelos slicks macios da Michelin, mas Raúl Fernández e Miguel Oliveira calcaram os médios na saída dos boxes.
Quando as luzes se apagaram em Austin, Jorge Martín saiu bem, mas perdeu na dividida da freada com Jack Miller, que assumiu o segundo posto. Enea Bastianini logo saltou para terceiro, mas acabou superado por Francesco Bagnaia pouco depois. Fabio Quartararo tentou furar o paredão de Ducati e conseguiu passar Johann Zarco, que caiu para sexto.
Dono de um histórico invejável em Austin, Marc Márquez teve uma largada terrível e despencou para o fundo do pelotão, indo parar em 18º.
Ainda no início da disputa, Bastianini passou Pecco e recuperou a terceira posição. Martín e Miller iam tentando se descolar do pelotão, mas as demais Desmosedici iam mantendo contato.
Na terceira volta, Marco Bezzecchi caiu na curva 15, mas conseguiu voltar para pista, ainda que a moto estivesse soltando fumaça, o que resultou em uma sinalização da direção de prova para que ele soubesse que tinha um problema mecânico. Pouco depois, alertado pela VR46, o italiano abandonou.
Enquanto isso, Rins ia tentando avançar. O espanhol passou Quartararo para assumir a sexta colocação, mas levou o troco pouco depois. Joan Mir vinha em oitavo, diante de Aleix e Pol Espargaró. Marc Márquez já era o 14º.
Tentando escalar o pelotão, Marc Márquez errou na curva 1 e cortou a frente de Brad Binder, mas não houve contato. Pouco depois, na sexta volta, o espanhol conseguiu passar o sul-africano e, na sequencia, deixou Takaaki Nakagami pelo caminho, avançando para 11º.
Lá na ponta, Rins ia avançando. Depois de passar Quartararo mais uma vez, o espanhol penetrou a barreira das Ducati e deixou Bagnaia pelo caminho, assumindo a quinta colocação. O piloto da Suzuki vinha imprimindo um ritmo fortíssimo para tentar descontar o 0s6 de margem de Zarco na frente.
Com o passar das voltas, o pelotão seguia pegado. E Marc Márquez seguia endiabrado tentando escalar. Na volta 9, o espanhol levou uma bela sacudida, mas se manteve na moto e manteve a caçada a Aleix Espargaró, que agora vinha 0s8 à frente.
Quem também vinha quente era Rins. O pai do pequeno Lucas mandou um bloqueio para cima de Johann Zarco para tomar a quarta colocação e agora tinha Bastianini como próximo alvo, menos de 0s5 à frente. E margem que ele tratou de destruir em um piscar de olhos.
Na volta 10 em Austin, Rins chegou em Bastianini e lançou o primeiro ataque, passando o italiano. Enea, porém, usou a potência superior da GP21 para devolver a manobra e manter a posição. Lá atrás, o mais velho dos Márquez passou Aleix e assumiu o nono posto, 1s7 atrás de Quartararo.
Pressionado por Rins, Bastianini foi ataque e passou Martín, tomando o segundo posto. Rins aproveitou e colocou por dentro do piloto da Pramac, que caiu para quarto. Mais atrás, Marc Márquez era o piloto mais rápido da pista, ainda em nono, mas a menos de 1s de Quartararo.
Com oito voltas para o fim da corrida em Austin, Miller liderava com pouco mais de 0s5 de margem para Bastianini. Rins era o terceiro, com Martín, Mir, Bagnaia, Zarco, Quartararo, Márquez e Aleix Espargaró formando o top-10.
Fabio também partiu para o ataque e passou Zarco, que espalhou e ainda perdeu a posição para Marc Márquez. Pouco depois, o piloto da Honda passou o rival da Yamaha, enquanto Mir atacou Bagnaia para ser o quarto colocado.
Com seis voltas para o fim, foi a vez de Bastianini descer o martelo em Austin e forçar o ritmo, cortando bem a vantagem de Miller, que tinha beirado os oito décimos, mas que agora era de só 0s2.
Na volta 16, o primeiro golpe na liderança de Miller foi certeiro: Bastianini passou na reta oposta, aproveitando o vácuo e logo usou a velocidade extra que tinha naquele momento para se afastar do australiano imediatamente. Terceiro, Rins vinha 1s atrás, mas também tentando chegar.
Marc também não tinha sossegado. Com uma manobra por dentro na curva 1, o espanhol passou Martin para ser sexto. Na sequência, o titular da Pramac também perdeu para Quartararo, que passou com uma manobra agressiva, mas levou o troco depois. Jorge, contudo, não sustentou a posição.
Fechando a 18ª volta, Bastianini já tinha se afastado mais de 1s de Miller, que tinha Rins cada vez mais próximo no traçado de Austin. Mais atrás, Quartararo passou Márquez, mas pisou na zebra na curva 6, deu uma escapadela e abriu a porta para o piloto da Honda recuperar o sexto posto.
Na volta final, Fabio atacou de novo e voltou a passar Marc pela sexta posição, mas levou o troco de novo. Mais adiante, Rins passou Miller por dentro na 11, mas o australiano devolveu na reta oposta.
MotoGP, GP das Américas, Austin, Final:
1 | E BASTIANINI | Gresini Ducati | 41min23s111 |
2 | Á RINS | Suzuki | +2.058 |
3 | J MILLER | Ducati | +2.312 |
4 | J MIR | Suzuki | +3.975 |
5 | F BAGNAIA | Ducati | +6.045 |
6 | M MÁRQUEZ | Honda | +6.617 |
7 | F QUARTARARO | Yamaha | +6.760 |
8 | J MARTÍN | Pramac Ducati | +8.441 |
9 | J ZARCO | Pramac Ducati | +12.375 |
10 | M VIÑALES | Aprilia | +12.642 |
11 | A ESPARGARÓ | Aprilia | +12.947 |
12 | B BINDER | KTM | +13.376 |
13 | P ESPARGARÓ | Honda | +17.961 |
14 | T NAKAGAMI | LCR Honda | +18.770 |
15 | A DOVIZIOSO | RNF Yamaha | +29.319 |
16 | F MORBIDELLI* | Yamaha | +29.129 |
17 | L MARINI | VR46 Ducati | +29.630 |
18 | M OLIVEIRA | KTM | +32.002 |
19 | R FERNÁNDEZ | Tech3 KTM | +37.062 |
20 | R GARDNER | Tech3 KTM | +42.442 |
21 | F DI GIANNANTONIO | Gresini Ducati | +42.887 |
22 | D BINDER | RNF Yamaha | +1:42.171 |
23 | A MÁRQUEZ | LCR Honda | Abandonou |
24 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | Abandonou |